Bem-Estar, Blog

Você tem medo de errar?

Escrito por no dia 27/03/2014

Já reparou que desde a nossa mais tenra idade recebemos uma certa pressão para não errarmos, bem como o quanto o erro por vezes chama mais atenção que o acerto? Na escola, quem “errava” tinha notas vermelhas no boletim e quem acertava tinha notas azuis. Fazendo uma simples comparação de cores: qual chama mais atenção, azul ou vermelho? Ao meu ver o vermelho. Por que então as boas notas não eram vermelhas? Por que valorizar mais o “erro”?

certo-errado

Continuando nessa linha de raciocínio, o que nos é incutido é que vale menos quem erra, quem desobedece, quem perde. E com todo esse peso dado ao erro, crescemos e acabamos por paralisar muitas das nossas ações, vontades, talentos e criatividade.

É claro que na medida certa o medo é necessário pois nos trás prudência e nos protege. Porém, ele passa a não ser saudável quando nos paraliza. Quando, por exemplo, preferimos ficar em uma situação ruim por medo de arriscar e errar.

Por isso vale a pena sempre se questionar: eu não ajo por medo? Do que? Por que?

Outra coisa interessante é responder para si mesmo a seguinte pergunta: o que eu faria se não tivesse medo?

 “Só erra quem produz. Mas, só produz quem não tem medo de errar. As massas humanas mais perigosas são aquelas em cujas veias foi injetado o veneno do medo. Do medo da mudança”. (Octavio Paz)

Permita-se, questione-se, arrisque-se.

Abraços e até mais,
Tatiana Girardi J


SOBRE O COLUNISTA

Life Coach e Terapeuta Holística, proprietária do Espaço do Bem-Estar desde 2008, graduada em administração de empresas com habilitação em gestão de negócios, na Unicuritiba; Pós-graduada em marketing com ênfase no comportamento do consumidor, na Unicuritiba; Graduada em bioterapia (terapias alternativas) pela Universidade de Ensino Livre (Uniabel), filiada ao Sinthalpar (Sindicato dos Terapeutas Holísticos do Paraná – RTA: 909428); Especialista em reiki, terapia floral, cromoterapia e aromaterapia; Durante 17 anos atuou na área de publicidade e marketing; Professora da A Grande Escola – TEMA: TPM – Tempo para Mulheres; Life Coach formada pelo IBC – Self & Professional Coach – Instituto Brasileiro de Coaching – 2011 e Coach Multifocal – By Augusto Cury – Certificação CMAC – Florida Christian University – 2013. Agora escreve para o Blog da Ponto Pessoal buscando o melhor para nossos leitores no que se refere ao desenvolvimento humano e qualidade de vida; Orientadora profissional – (reorientação profissional e planejamento de carreira) pelo Portal Vocacional – 2014. Contato: tatiana@espacodobemestar.com e www.espacodobemestar.com

Criado com Area de Membros WP