Blog, Empreendedorismo

Tendências Empreendedoras no Brasil e no Mundo

Escrito por no dia 03/07/2015

Aconteceu em 01/jul/2015 em Curitiba um evento que reuniu empresas e empreendedores com histórias que inspiram qualquer pessoa que tem seu negócio ou que está prestes a abrir. Segundo pesquisa recente da “Global Entrepreneurship Monitor” este público no Brasil soma 34% dos brasileiros que têm como terceiro grande sonho abrir seu negócio próprio, atrás apenas da compra da casa e de viajar.

Infelizmente, como trazido na abertura do evento pela empresa Sunbelt Business Brokers, representada pelos sócios Maurício e Cláudio Maurer, grande número das oportunidades abertas no país é fechada pela falta de preparo dos empreendedores (releia meu artigo aqui sobre “Brasil, um país de empreendedores sem preparo“). A taxa de mortalidade em São Paulo é de 35% das empresas com menos de 3 anos, dados informados pelo Sebrae e que têm grande peso na média nacional. As principais causas que completam o quadro são:

– A falta de capital de giro; A falta de estudo prévio do potencial do mercado; A falta de estudo prévio para identificar a aceitação do produto ou serviço oferecidos; A não identificação prévia da concorrência; A demora na fidelização dos clientes; Mais da metade dos empreendedores não procuram ajuda na construção do negócio; 55% não planejam como a empresa funciona na ausência do empreendedor; 55% não elaboram um plano de negócios.

Para ilustrar a situação contrária, das oportunidades abertas e que se concretizam, Maurício e Cláudio Maurer abordaram três oportunidades de negócios para os empreendedores presentes.

Negócios novos

Aqueles que estão saindo do papel, depois de um bom planejamento e plano de negócios, que tem como principal vantagem um histórico limpo do negócio e todo um “oceano” para desbravar, porém, também têm como desvantagens um faturamento zerado, que leva algum tempo para se alterar, e um produto/serviço desconhecido.

Negócios em marcha

Aqueles que já estão em operação, têm histórico e resultados. Algumas vantagens de compra de um negócio nesta categoria é que já existe faturamento, os produtos/serviços já foram testados, os funcionários estão treinados; porém também há desvantagens, alertou Maurício: “Se não avaliado com cautela, o negócio pode vir com passivos trabalhistas e tributários”.

Franquias

O Brasil é palco da maior feira de Franchising do mundo – a ABF Expo Franchising, que acontece uma vez por ano em São Paulo, e milhares de oportunidades neste segmentos são expostas. A principal vantagem, sem dúvida, é o Know-how e assessoria do franqueador, e as principais desvantagens podem ser a falta de experimento no mercado local para aquela franquia e o custo mensal dos royalties.

 

Durante o evento, os sócios também responderam perguntas e dúvidas dos empreendedores presentes, pois o principal negócio da Sunbelt Business Brokers é comprar e vender empresas, depois de várias avaliações e certificações de que os negócios são bons e lucrativos.

Tendecias Empreendedoras jul 2015

Da esquerda pra direita: Cláudio Maurer, Adriano Tadeu Barbosa, Graziele Zonta, Tatiana Girardi, Maurício Maurer, Lúcio Costa e Rogério Gobbi.

 

A noite também contou com a presença de Lúcio Costa, Diretor na Spedini Trattoria e franqueador da marca em todo país. Ele abriu seu momento com a frase “Somos empreendedores até sem saber” e contou sobre sua trajetória, desde quando buscou conhecer mais sobre franquias em 1998 e abriu sua primeira unidade no recém-inaugurado Shopping Curitiba. Um ano depois estava com mais duas unidades na cidade e em 2002 comprou a marca e virou franqueador, administrando as lojas que estavam abertas e que iriam estar nos próximos anos. Foi neste momento que ele sentiu necessidade de mais instrução e fez o curso de Chef de Cuisine no Centro Europeu. Lúcio finalizou sua participação dizendo: “Hoje minha maior preocupação como franqueador é fazer com que os franqueados saibam no que estão investindo e entendam a realidade do negócio, tendo todo o suporte necessário para que os lucros aconteçam, por isso falo muitos ‘nãos’ quando entendo que o perfil do empresário não é o do negócio”.

Outro exemplo de sucesso em Curitiba é Graziele Zonta, advogada que recentemente investiu seu perfil empreendedor na empresa Fit Cookies – doces produzidos sem conservantes, in natura, para uma alimentação saudável. A produção inicial é curitibana e agora também está presente em vários estados do país, através de franquias. As vendas podem ser feitas nas lojas da marca e através do site, e já atingiram R$ 150.000,00 no segundo mês de lançamento online. Toda sua estratégia de branding está associada à uma vida saudável contanto com o apoio das principais redes sociais e algumas personalidades que divulgam a marca de forma espontânea. Graziele trouxe que “Empreender é um ato de fé” e que o começo não foi fácil, precisou de muita ajuda e se inspirou em algumas histórias reais que colocaram em prática aquilo que queriam, atingindo seus objetivos, o que fez com que ela buscasse orientação e novos aprendizados para ser hoje uma empreendedora de sucesso.

banner_interno_950x150px_PV_assinantes

A terceira empreendedora convidada para o evento foi a também professora do curso de empreendedorismo do Centro Europeu, Tatiana Girardi (que também escreve para a Ponto Pessoal – leia seus artigos AQUI). Sua trajetória teve início quando não mais se sentia feliz no emprego e área que estava, em um cargo de muitas responsabilidades, e começou a se autoconhecer. Descobriu que o que gostava mesmo era ajudar as pessoas a mudar suas realidades, assim, buscou formações específicas em terapias alternativas, formou-se e realizou uma virada de vida em 2008, quando abriu seu Espaço do Bem-Estar, em Curitiba – uma extensão da sua casa, como ela mesma trouxe. Seu negócio hoje tem lista de espera de novos clientes para serem atendidos, e assim, chegou a um patamar que a empreendedora planejou, pois o sentido para ela nunca foi crescer em tamanho de negócio, mas em valor de serviço, mantendo os clientes fidelizados. Hoje ela também atende em processos de coaching de vida, é focada no atendimento feminino, e coloca em prática todos os dias sua paixão pela vida e propósito de vida.

Por fim, depois de várias perguntas respondidas pelos convidados, concluímos a noite identificando que não existe espaço para somente o feeling ou vontade do empreendedor que quer ter sucesso em seu negócio. Ele é um dos passos iniciais, mas para que se concretize é necessário encontrar uma oportunidade e buscar por cursos e aprendizados que incentivem essa busca e que proporcionem trocas relevantes entre os alunos e professores. Esse relacionamento e troca que os melhores cursos proporcionam é o marco na vida de qualquer negócio bem sucedido e faz com que eles fujam da estatística inicial de mortalidade dos negócios gerados em nosso país. “Não há almoço grátis”, finalizou um dos Diretores do Centro Europeu e supervisor de vários cursos da instituição, Rogério Gobbi. “Para o empreendedor ter sucesso é necessário se preparar e nós educadores temos o dever de ajudá-los a alcançar seus sonhos”, concluiu.

Assim, terminamos uma noite espetacular ao lado de excelentes exemplos de sucesso empreendedor em nossa região e com assuntos que mudam nossas percepções de negócios. Aos alunos do curso de Empreendedorismo e professores do Centro Europeu que estiveram presentes, o aprendizado com certeza foi enriquecedor e esclareceu vários pontos a serem pensados na etapa de solidificação de um novo negócio, evidenciando que é totalmente possível realizar qualquer projeto e ser feliz se você busca a melhor formação ao seu alcance.

 

Serviços dos empreendedores convidados para o evento:

SunBelt Business Brokers – http://www.sunbeltbrasil.com.br

Lúcio Costa – http://www.spedini.com.br

Tatiana Girardi – http://espacodobem-estar.blogspot.com.br

Graziele Zonta – http://fitcookies.com.br

 

CursoEmpreendedorismoCE2015

 

Sucesso aos alunos agora empreendedores preparados

E na noite do dia 02/jul/2015, em uma das sedes do Centro Europeu em Curitiba, os alunos do curso de empreendedorismo apresentaram seus Planos de Negócios no modelo Canvas, orientados pelo professor Aleksander Avalca, em uma banca com mais dois professores convidados e eu, como supervisor do curso.

Carlos Rodolpho Sandrini, Diretor e Sócio do Centro Europeu

Carlos Rodolfo Sandrini, Diretor e Sócio do Centro Europeu

Contamos ainda com a presença de um dos Diretores e Sócios do Centro Europeu, Carlos Rodolfo Sandrini, que contou toda trajetória do negócio até os dias atuais, desde a concepção em Santa Catarina, a abertura da primeira sede em Curitiba, a expansão prevista para os próximos meses e o reconhecimento internacional como uma das melhores escolas de profissões do mundo.

Sandrini ainda parabenizou os alunos e os incentivou a serem empreendedores e seguirem exemplos de sucesso, pois todo sonho é possível de se tornar realidade.

 

Cada aluno desta turma trouxe um negócio diferenciado e buscou as melhores soluções para se diferenciar no mercado em que escolheram atuar. De todos, um negócio merece destaque porque foi durante o curso que foi concebido e já está em operação entre dois alunos, que se tornaram sócios, o Empório Garni, localizado dentro do Restaurante Bouquet Garni – www.restaurantebouquetgarni.com e especializado em produtos orgânicos a um preço totalmente acessível.

Parabéns aos formandos do curso neste semestre e também a todos os demais que estiveram em sala de aula buscando referências empreendedoras!

 

Aos novos alunos que querem realizar seus sonhos e projetos, as matrículas estão abertas e você pode ficar sabendo mais do curso através do site http://centroeuropeu.com.br/portal/curso/empreendedorismo

[youtube clip_id=”Dswpd_374x0″]

Sucesso a todos nós e rumo a um país cada vez mais empreendedor com preparo!


SOBRE O COLUNISTA

  • Linkedin
  • Facebook

Fundador e CEO da Ponto Pessoal, primeiro portal, revista e escola digital do Brasil e Portugal especializados em Marketing Pessoal. Especialista em marketing Pessoal desde 2006, professor, palestrante internacional, carreira pautada em consultorias, aulas, supervisão de cursos e criação de conteúdos desde 2006, tendo criado e supervisionado cursos de marketing, empreendedorismo e mercado de luxo, pelo Centro Europeu e ISAE/FGV em Curitiba e Paris, capital francesa, onde se especializou em Mercado de Luxo no ISAE Brasil e ISC Paris. Hoje também é Embaixador da marca Exaixo e do Portal Topview do grupo RIC Record PR no sul do Brasil, onde apresenta seu programa semanal na TV TV.
Currículo completo em www.adrianotadeubarbosa.com | Contato: adriano@pontopessoal.com.br

Criado com Area de Membros WP