Blog, Lifestyle

Tendências em Design de Interiores em 2017

Escrito por no dia 23/04/2017

O que são tendências, de onde vêm, quais estão em maior destaque daqui para frente. Vamos tendenciar? Conheça algumas em design de interiores.

Tendência – a palavra serve para nomear movimentos básicos da sociedade – em sua essência representa uma disposição natural do indivíduo a se mover em direção a outra coisa ou pessoa, ou seja, tendência representar atrair. As tendências são formadas pelo conjunto de escolhas individuais que compõem o gosto coletivo.

As tendências não se limitam a fenômenos comerciais ou frívolos, mas também anunciam e representam o que está acontecendo num determinado espaço de tempo, afetam as pessoas direcionando suas preferências e desejos interferindo no comportamento e no consumo.

Macrotendências são grandes movimentos ou correntes socioculturais que influenciam as sociedades, a cultura, o consumo, por períodos de tempo mais longos (duram de uma a duas décadas ou uma vida inteira), representam eventos que afetam a sociedade, e consequentemente o consumidor.

eddie style sudio

Força do verde e metais Eddie Style Studio

Já as Microtendências são os elementos captados pelas Macro e aplicados ao mundo da moda e das artes, de um modo geral, como uma estampa, uma cor, uma modelagem, uma fibra têxtil, uma composição musical.

Nem todas as tendências têm origem comercial, existem também as tendências não comerciais, ou seja, alguns modismos que podem ser encontradas em âmbito lucrativo e outras não. Um exemplo disso é a tendência de escolhas de nomes, onde existem ciclos durante os quais se manifestam preferências por alguns nomes em determinadas épocas.

Quantos Mateus você conhece com a mesma idade, por exemplo?

Para Guillaume Erner, as tendências também podem ser funcionais e não funcionais. Funcionais: podem ser explicadas por modificações sociológicas, econômicas, legislativas em uma sociedade, como por exemplo, alterações nas condições de moradia, locomoção ou tecnologias. São resultados de um quadro imposto por uma época. Já a tendência não funcional: são conseqüências da evolução do gosto individual.

Como o universo do Design de interiores representa a criatividade do processo de construção e interação do espaço e seu usurário, formar tendências é um fenômeno constante dessa área.

 

O Escapismo

Como o cenário em constante e rápida mudança, 2017 apresenta um espectro amplo de tendências em Design de Interiores, falaremos de alguns destaques. Uma das tendências será o Escapismo – imóveis com espaços para descanso e reflexão, reflexo da rotina pesada de uma vida cada vez mais tecnológica, havendo uma preferência em criar espaços desprovidos de distração digital, espaços que tragam calma e tranquilidade. Para esse resultado, muito será criado em mobiliário e materiais relaxados, sofás profundos, espreguiçadeiras, camas de dia, tapetes de lã, almofadas de chão, entre outros.

tendências - design de interiores - lanisse andriguetto (5)

Também ganhará espaço o uso de materiais quentes, como telhas de terracota, que substituirão os tons frios. A terracota proporciona um interior moderno, um recurso mais aterrado, elegante. Um aumento real do uso de potes de terracota e azulejos de terracota em itens de decoração, emparelhando este uso com alguma vegetação. Outros materiais que adicionam calor e textura para espaços, estão em alta, como a cortiça, que também é funcional, pois auxilia na absorção do ruído.

 

 

Estética industrial

Mas o intimismo e calor não são tendências únicas. Outra vertente é a estética industrial. O cobre sempre estará de moda, se empregado com elegância. Aço preto e metais polidos ganham espaço neste ano. Também haverá inovação de tons, inspirados por metais, espaço, estrelas, nuvens, com uso de metálicos, metais, quartzo crua, etc.

Boca do Lobbo

Boca do Lobbo

 

Tropical

Outra tendência significativa será a tendência tropical com ar sofisticado, onde colaboram as técnicas artesanais como fibras de tecido e metais laminados a couro, o conceito de artesanato global está em alta.

 

Passado Elegante

Outro design de interior com grande impacto será o “Passado elegante”, móveis e espaço com característica retrô e materiais requintados informam um estilo clássico e elegante, com uso de veludos, madeiras ricas, detalhes metálicos mornos em dourados ou bronze.

 

 

 

 

Vê-se que as tendências em Design de Interiores são singulares e plurais. Compreende-las significa analisar contextos, acontecimentos, povos, dados econômicos, sociais e psicológicos, pois não se trata de criar temas para atração e imitação pelo público, mas de refletir um momento e um entendimento.

Para continuar me acompanhando nas tendências em Design de Interiores, visite meu Instagram =)

 

 

Instagram Lanisse Andriguetto

 

 

Para você que quer se especializar, conheça o Método Ponto Pessoal AQUI – primeiro curso de especialização em Marketing Pessoal online no Brasil com um ano de duração, clientes reais e divulgação do seu trabalho.

 

 

capafacebook-adrianotadeubarbosa-red-828x315


SOBRE O COLUNISTA

Colunista independente Ponto Pessoal, bacharel em Turismo por formação, especializou-se  em Design de Interiores, Cores e Iluminação pelas mais renomadas escolas de Curitiba, São Paulo e Milão na Itália. Desde muito cedo observou que a Arquitetura e Design poderiam trazer muitos benefícios ao nosso dia a dia. Foi proprietária de uma Agência de Turismo e trabalhou para uma companhia Italiana, ambas experiências lhe deram a oportunidade de viajar e conhecer alguns lugares clássicos e exóticos do mundo, que difere seu trabalho hoje como Designer de interiores. | Instagram: https://www.instagram.com/lanisseandriguetto/

Criado com Area de Membros WP