Blog, Empreendedorismo

Tendências 2018 nos negócios e Marketing Pessoal

Escrito por no dia 26/01/2018

Tendências 2018 nos negócios e marketing pessoal, é sempre tempo de olhar o que está por vir (ou já acontecendo) no comportamento das pessoas, por isso, fiz uma breve pesquisa no que acredito que de hoje em diante iremos conviver mais

 

A intenção é olharmos para nossos negócios, nossos comportamentos enquanto consumidores, e para o mercado.

Para quem trabalha com marketing, não importa a especialidade, se marketing pessoal ou digital, estar atento ao que o mundo tem trazido é fundamental para que estratégias sejam pautadas de formas corretas em busca de mais resultados.

Logo, começo com as tendências 2018 de varejo que me chamaram atenção pelos anunciados na mídia com a NRF 2018, maior feira varejista que acontece todo janeiro em Nova Iorque/EUA.

O empoderamento feminino foi o tema que abriu um dos painéis principais do evento, que trouxe líderes femininos e suas histórias de como têm enfrentado as transformações que o mundo moderno implica. Vista do que também vimos ao fim de 2017 na capa da revista Time – Pessoa do Ano, com destaque a 5 mulheres e suas histórias, e da luta constante aos direitos iguais, inclusive com influência do comportamento NO GENDER, ainda temos muito o que viver essa realidade para realmente equipararmos nossos direitos, que sou totalmente a favor, desde que os méritos sejam creditados.

As parcerias também apareceram em destaque na NRF 2018, para o crescimento dos negócios. Especialistas e executivos mostraram que o olhar aos negócios também da outra parte e a união e força que se pode ter diante de oportunidades, desde que se trabalhe de uma forma honesta, é uma grande estratégia a ser explorada nos dias atuais e cada vez mais no futuro.

 

Parcerias que também fazem com os influenciadores digitais continuem em alta em 2018

A NRF de 2017 já levantou um debate de que os grupos varejistas estavam de olho nos microinfluenciadores digitais, e não somente naqueles com milhões de seguidores, porque assim conseguiriam uma proximidade ainda maior com o público final, real objetivo para alavancar os negócios. E assim vimos ao longo de 2017, certo?

Este ano, em uma pesquisa feita pela Fashion and Beauty Monitor, o relatório ‘The Age of Social Influence”, e divulgada pela Apexagência, constatamos que essa era das webcelebridades realmente está longe do fim. O estudo mostra que os influenciadores digitais já ultrapassam as celebridades convencionais em questão de popularidade no momento de escolha das campanhas das marcas. Ao menos dentre as marcas americanas, 61% das respondentes revelaram que trabalharam com influenciadores digitais nos últimos 12 meses – comparado com 57% que trabalharam com cantores ou músicos.

Esta demanda pelas webcelebridades tem origem na geração Z, que também se engaja mais em conteúdos de nicho, específicos, e em vídeos

Segundo artigo divulgado na Apexagência, pesquisas recentes da Markets Insider mostram que as pessoas estão saturadas de posts idênticos nas redes sociais. Os usuários querem algo real, e os vídeos são os elementos que fazem isso acontecer. O conteúdo transmitido pelo vídeo elimina a comunicação genérica, requer menos manipulação e é muito mais engajador. Uma das maiores tendências de 2018 é o uso de conteúdo em vídeo tanto na timeline das redes sociais quanto nos Stories.

Falando em Stories, é a vez do Instagram, a rede social que promete atingir a marca de 1 bilhão de usuários em 2018, segundo seu CEO. Confira um artigo novinho que foi publicado no portal da Ana Maria Braga com minha participação:

Como bombar se Instagram: 6 dicas de expert – leia aqui

 

Falando nos vídeos e a busca pela verdade

O portal Habitus Brasil referenciou também este movimento como uma das tendências em 2018 de mercado, trazidas pela WGSN: “As pessoas clamam por verdade, por serem ouvidas e em serem diferentes. Até 2019 o real se tornará ainda mais valioso, visto que as linhas entre verdade e ficção se tornam cada vez mais borradas e notícias falsas passam a ocupar nossas timelines nas redes sociais”. Por isso, e como já dito acima, de que o conteúdo transmitido pelo vídeo elimina a comunicação genérica, requer menos manipulação e é muito mais engajador, esta tendência está anunciada e já é vivida.

A WGSN e o portal Habitus Brasil também acreditam que as comunidades virtuais serão cada vez mais comuns em 2018/2019. Isso desconsidera a localização geográfica e passa a unir pessoas com interesses e valores compartilhados, como temos vivido aqui no portal Ponto Pessoal, com cada vez mais especialistas reunidos a fim de trazer aos leitores interessados, como você, assuntos e estratégias para lhe tornarem um especialista em marketing pessoal –  conheça nossos colunistas AQUI.

 

É o que eles titulam como GLOCAL, pensando global e agindo local

O ambiente online nos possibilita o contato com o global, mas o local só é possível com o contato físico, sensações e experiências, outra macrotendência que já temos sentido no dia a dia.

Buscaremos cada vez mais, depois de definir nossas escolhas, o contato presencial, porque somente assim poderemos sentir realmente o que as emoções vividas nas situações da nossa rotina nos trazem e como elas permanecerão nas lembranças.

Algo que já trabalhamos em nossa revista digital Ponto Pessoal n7, lançada em junho 2017, e que você pode ter acesso abaixo

 

Dentre vários profissionais que vem se destacando em Curitiba e região, as matérias da revista digital Ponto Pessoal trazem, além de estratégias de marketing pessoal, os movimentos que têm nos impactado nestas tendências que temos sentido e vivido e que cada vez mais guiam nossos negócios e decisões diárias.

Estar atendo ao que acontece no mundo, agir local, sentir, viver experiências e estar cada vez mais seguro para ser autêntico em sua vida é o que todo profissional de ponta hoje faz para se destacar, também nas redes sociais do jeito certo. Por isso estamos aqui, juntos com você!

 

 Seja um especialista em Marketing Pessoal

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SOBRE O COLUNISTA

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Fundador e CEO da Ponto Pessoal, primeiro portal, revista e escola digital do Brasil e Portugal especializados em Marketing Pessoal. Especialista em marketing Pessoal desde 2006, professor, palestrante internacional, carreira pautada em consultorias, aulas, supervisão de cursos e criação de conteúdos desde 2006, tendo criado e supervisionado cursos de marketing, empreendedorismo e mercado de luxo, pelo Centro Europeu e ISAE/FGV em Curitiba e Paris, capital francesa, onde se especializou em Mercado de Luxo no ISAE Brasil e ISC Paris. Hoje também é Embaixador da marca Exaixo e do Portal Topview do grupo RIC Record PR no sul do Brasil, onde apresenta seu programa semanal na TV TV.
Currículo completo em www.adrianotadeubarbosa.com | Contato: adriano@pontopessoal.com.br

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