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SEO no LinkedIn, seu perfil no topo!

Escrito por no dia 03/11/2014

Não importa se o seu objetivo é conquistar uma nova oportunidade de trabalho ou alavancar negócios para sua empresa, potencializar suas chances de sucesso no LinkedIn vai muito além de ter um perfil e uma Company Page nesta rede profissional.

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Claro que é desnecessário dizer que suas chances de ser visto ou encontrado por alguém, através de uma ferramenta de busca como o Google por exemplo, mudam conforme o seu posicionamento nos resultados desta busca, mas dizer que você precisa ser um especialista em internet para melhorar seu posicionamento, seria um exagero.

“Search Engine Optimization”, ou simplesmente SEO, significa a otimização de um site, ou outro artigo na internet, com o objetivo de melhorar seu posicionamento nos resultados das ferramentas de busca. No LinkedIn, o uso de alguns conceitos de SEO pode retirá-lo dos porões dos resultados das buscas aumentando significativamente as chances de ser encontrado.

 

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Mas não basta aplicar os conceitos a seguir. Não ter foto, não personalizar sua URL, não ter um resumo, nem ter seu perfil preenchido completamente, minimizarão suas chances de ser visto.
Então vamos saber como colocar seu perfil ou sua Company Page do LinkedIn no topo!

1- Faça uma lista de palavras chaves na sua função ou negócio. Prefira palavras que o diferenciem, mas que ao mesmo tempo sejam “desejadas” por quem faz uma busca. Utilize termos técnicos e relevantes na sua área de atuação. Recomendo uma lista com pelo menos 50 palavras;
2- Organize sua lista em ordem decrescente, ou seja, a mais importante ou “mais forte” no topo da lista e assim por diante;
3- Revise seu perfil, começando pelo seu Título Profissional, e/ou sua “Company Page” no LinkedIn, seguindo as seguintes recomendações:

a. Utilizes suas palavras mais fortes pelo menos 3 vezes;
b. Posicione suas palavras mais fortes preferencialmente nos títulos;
c. Palavras no início da frase tem mais força;
d. Uma palavra escrita no campo “Resumo” do LinkedIn é mais “forte” que a mesma palavra escrita no campo “Experiência com trabalhos voluntários e causas”, portanto, quanto mais alto no Linkedin, mais forte”
e. Utilize pelo menos 30 das palavras da sua lista.

4- Poste trabalhos e apresentações no seu perfil, preferencialmente ligados ao seu negócio ou atividade;
5- Tenha um grande número de conexões;
6- Participe de grupos e crie grupos de discussão. Prefira grupos com grande número de integrantes e com debates recentes;
7- Mantenha-se ativo nos debates, explore seu limite de 50 grupos;
8- Crie debates e publique artigos nos grupos. Quanto mais “Gostei” ou comentários seu debate ou artigo tiver, melhor;
Antes realizar as alterações no seu perfil, recomendo que você faça uma simulação de busca, para saber como está o seu posicionamento. Vá ao Google e digite “linkedIn” e algumas das palavras que definem sua atividade. Verifique nos resultados qual é o seu posicionamento e depois de implementar as alterações recomendadas acima, repita a operação. Faça tudo novamente até que seu perfil apareça numa boa posição.

Acredite, estas dicas funcionam mesmo, agora mãos à obra!
Quer saber mais sobre LinkedIn, dê suas sugestões para esta coluna.

Um abraço e até a próxima!

 

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SOBRE O COLUNISTA

Engenheiro Mecânico pela UNISANTA, pós graduado em Gestão de Manutenção e especialista em gestão pela PUCPR com estágio na Itália e França. Tem cerca de 25 anos de experiência em posições técnicas e de gestão. Foi executivo do Grupo Marista na área de serviços de infraestrutura e gestor de manutenção em empresas como Ford, Tritec Motors, Valeo, entre outras. Foi gestor de equipes de até 1400 colaboradores.
É sócio diretor da StepAhead Soluções (ManWinWin Software, BRM Consultoria & Engenharia e BRM Condomínios), negócios voltados a manutenção hospitalar, hoteleira, industrial, comercial e condominial.

“Em 2013 decidi colocar o amor à frente do que faço no trabalho e o resultado foi iniciar minha carreira como Linkedin é uma paixão, quase uma obsessão e não posso guardar o que aprendi só para mim, tenho que compartilhar”

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