Bem-Estar, Blog, Lifestyle, Marketing Pessoal, Método Ponto Pessoal

Roupas para 2017

Escrito por no dia 19/12/2016

Fim de ano é sempre repleto de comemorações e celebrações que podem nos trazer dúvidas quanto a que roupa usar em cada ocasião.
A simbologia das roupas varia de cultura para cultura e quando se usa algumas peças não é somente para cobrir nosso corpo, mas para pertencer a determinamos grupos e refletir nosso estado de espírito naquela ocasião.

A fim de ajudar nossas escolhas para as festividades que estão por vir, reuni várias opiniões de consultores de imagem que estão comigo no Método Ponto Pessoal, a primeira especialização no Brasil em Marketing Pessoal – saiba mais em www.adrianotadeubarbosa.com

metodo-ponto-pessoal-marketing-pessoal-adriano-tadeu-barbosa

 

Antes de tudo – Você conhece o Personal Shopper e a Análise de Cores?

O consultor de imagem Deivison Pereira, que reside em São Paulo, mas também atende seus clientes em Santa Catarina, destaca que na consultoria de imagem o serviço de Personal Shopper é bem procurado neste fim de ano, pois realiza com os clientes a compra ideal para cada estilo.

“E é um serviço para todos!”, comenta o consultor. Opinião esta comum aos consultores de imagem, pois a grande maioria dos clientes acredita que este serviço seja somente para pessoas de classe social mais alta.

“Se você conhece seu estilo e se direciona às lojas certas para compras, será difícil se arrepender depois ou comprar algo que irá usar somente uma vez”, completa o consultor de imagem.

E não é só isso, você já ouviu falar de análise de cores?

Segundo Deivison Pereira, “muitas pessoas não sabem o quão importante são as cores para que seus looks fiquem adequados ao tom de pele de cada um e em cada ocasião. As pessoas acham que no verão é possível usar somente cores claras e quentes, e não, dependendo do tom de pele as cores escuras em tons frios são as mais indicadas. Em uma análise de cores temos muitas definições. Depois que você descobre sua cartela, tudo fica mais fácil, pois se focar nela você tem mais chances de acertos e elogios. Seu ânimo fica maior”.

Mas com que roupa eu vou?

Para ilustrar e trazer referências, comentamos algumas sugestões abaixo. Esperamos que uma delas lhe traga possibilidades para que 2016 seja deixado com gratidão e 2017 seja recebido com felicidade.

Em primeiro lugar, as festas da empresa

Festa de fim de ano, festa da empresa, e uma série de cuidados que podem fazer a diferença.

“Apesar de serem festas, continuam sendo uma extensão do trabalho e espera-se discrição e formalidade”, comenta a consultora de imagem Neuzi Carreiro, de Curitiba. “Mesmo sendo um momento de descontração, você será avaliado pelo seu comportamento, pois lá estarão seus colegas, seu chefe, o chefe do seu chefe e seus pares. Aproveite para interagir com pessoas de outras áreas da empresa, fazer networking e, principalmente, preocupe-se em deixar uma impressão bastante positiva de você para as outras pessoas”.

Quanto ao traje, se foi especificado no convite, respeite, pois esse é um passo fundamental como forma de agradecimento ao anfitrião pelo convite da festa. Se o traje não foi especificado, não fuja do dress code da empresa, mas se for o caso, acrescente um toque a mais do seu estilo e personalidade.

neuzi-festa-fim-de-ano-da-empresa-homem

Fonte: Google Imagens.

 

 

 

 

 

Para os homens

 

um costume ou terno que não seja usado no dia a dia do trabalho, uma gravata mais elaborada, um lenço, abotoaduras, uma camisa de cor diferente do habitual, sapatos lustrosos, mas nada que fuja do padrão corporativo do seu ambiente de trabalho.

 

 

 

 

 

 

neuzi-festa-fim-de-ano-da-empresa-mulher

Fonte: Google Imagens.

 

 

 

 

 

Para as mulheres

 

vale uma joia ou bijuteria mais vistosa, cabelos limpos e arrumados, maquiagem mais elaborada, mas sem exagero. Nada de decotes profundos, transparências ou tamanhos inadequados.

 

 

 

 

 

ponto_pessoal_imagens_site_6edicoes_assine-1

O importante é estar de acordo com a proposta da festa, passar credibilidade e em hipótese alguma abusar do álcool, finaliza Neuzi Carreiro.

Para a consultora de imagem de Belo Horizonte, Roberta Betti, “na hora das festas de fim de ano das empresas bate aquela dúvida sobre que roupa usar, o look tem que ser elegante e ao mesmo tempo apropriado ao ambiente festivo, que afinal, não deixa de ser profissional, embora a ocasião pareça informal”.

 

Ela ainda destaca referências ao comportamento, que também completa nossa imagem. “Não podemos esquecer que é uma festa de empresa, e preocupar-se com a roupa é necessário, mas ter cuidado com o comportamento é essencial. Excesso com as bebidas ou com brincadeiras não são pertinentes. A dica é moderação! Lembre-se que a ocasião é mais descontraída, mas é um ótimo momento de realizar networking, aproximar-se de pessoas que normalmente não têm tempo por causa da correria na empresa. Lembre-se, mesmo que isso pareça sem importância, andar bem vestido contribui para seu marketing pessoal e abre muitas portas”.

 

E os homens?

Os homens, cada vez mais, estão buscando diferenciação através da imagem, porém, a moda masculina precisa ser prática e versátil. Segundo a especialista Camila Rank, de Curitiba, “na hora de escolher a roupa para vestir eles buscam peças atemporais, mas com alta exigência nos tecidos e acabamentos”.

camila-rank-look-masculino-para-fim-de-ano

Fonte: Google Imagens.

 

 

Para a produção das Festas de Final de Ano não poderia ser diferente. “Um bom jeans confortável e com uma lavagem moderna faz o papel neutro do look. A aposta pode estar na camisa de linho, fresca para o verão, e com uma estampa floral nos tons de azul, fugindo, assim, da óbvia camisa branca. Nos pés, a sugestão são tênis off White ou até mesmo um mocassim nude”, sugere Camila Rank.

 

 

Importante lembrar que nesses casos os sapatos são usados sem meia e as calças devem ser mais justas e no comprimento dos ossinhos dos tornozelos.

 

 

 

 

 

Todos esses detalhes são importantes para o resultado de um look atual e com personalidade. Essa sugestão vai perfeitamente de uma festa na praia, campo ou até mesmo um jantar em família na cidade.

 

Vestido com Pedras

Os vestidos de festas agradam a todas as mulheres e se forem bem escolhidos, adaptam-se a todos os corpos e são os protagonistas ideais para as ocasiões festivas, como o Natal e o fim de ano.

sonia-paiva-festa-fim-de-ano-vestido-branco-com-pedras

Fonte: Google Imagens.

 

A escolha de um vestido branco é essencial, segundo a consultora de imagem Sonia Cristina Paiva, que vive na cidade do Porto, em Portugal. Esta cor simboliza a paz e a purificação, e é de uma sutileza que fica ainda mais potenciada quando o tecido revela uma textura delicada e leve.

 

 

O detalhe das pedras na parte superior do vestido dá um toque de charme e magnetismo ao look.
Conjugue com uns stilettos e uma clutch prata, não esquecendo as joias, que são acessórios indispensáveis.

 

 

 

Este look transmite sofisticação e glamour, é a escolha ideal para mulheres românticas, que adoram vestidos sexys e super femininos.

 

 

 

 

Vestidos coringa para o Natal e Réveillon

A consultora de imagem de São Paulo, Lilian Checchia, escolheu para as festas de final de ano um vestido midi de crepe da marca Shoulder com estampa suave e detalhe em ouro velho, que pode ser usado tanto no Natal como no Réveillon.

“A estampa suave com fundo off white cria um visual personalizado para o look do Réveillon e o comprimento midi é muito versátil, basta mudar os acessórios e sem perder o glamour podemos ir de um look mais formal para uma produção mais casual”, destaca.

“Se a festa for mais luxuosa use com sandália ou um peep toe de salto alto, se sua escolha for a praia, basta trocar o salto alto por uma rasteirinha de pedraria. Seja qual for sua escolha esse vestido é ideal para começar o ano com uma produção glamorosa. Aproveite e não se esqueça de bons pensamentos e um lindo sorriso para receber 2017 em alta energia”, finaliza Lilian Checchia.

A consultora de imagem de Curitiba, Jacqueline Carcereri, optou por um vestido branco de crepe tipo regata (escolha a modelagem que mais se adapte ao seu estilo e tipo físico), de bom caimento e sem detalhes que venham a comprometer a versatilidade da peça.

Desta forma, foi possível montar dois looks: O primeiro para o Natal na casa de amigos ou familiares e o segundo para o Ano Novo na praia.

“O segredo é escolher acessórios que deem ao look um aspecto mais social ou esportivo. A diversificação das cores utilizadas neles também ajudam a ‘dar uma nova carinha’ para o mesmo vestido. Você pode escolher as de sua preferência, cartela pessoal, ou ainda, como no segundo look, de acordo com a significância das cores. Para o Ano Novo escolhi o amarelo para que além do sentimento de Paz expressado pelo branco, tenhamos um 2017 mais próspero economicamente para todos e para o nosso País”.

O bom desta opção é que tempos de crise, a dica é investir em peças atemporais e de boa qualidade para obter o melhor custo-benefício possível.

“E depois das festividades, utilizando o mesmo vestido, você ainda pode compor variações para o passeio no shopping, balada ou jantares menos formais”, finaliza a consultora.

 

Para quem quer estar na moda

A Pantone, todos os anos, é responsável por determinar uma cartela de cores que direciona a moda, arquitetura, decoração e uma série de possibilidades para quem quer estar atualizado.

Para os consultores de imagem é papel estar familiarizado com cores e com a Pantone, para nos orientar.

pantone-greenery-3

Fonte: Google Imagens.

 

 

Por exemplo, em 2017 a cor escolhida é Greenery, um tom de verde amarelado que promete tingir a moda e a beleza no próximo ano, segundo a revista Vogue Brasil.

Mas até se definir a cor destaque, outras também são anunciadas.

Uma das cores definidas como tendência para 2017 pela Pantone é o Pale Dogwood. Essa cor é uma variação do Rosa Quartz, a cor de 2016.

 

 

“Reza a lenda que o rosa quando colocado na passagem do ano atrai amor e romance. Mas para quem não acredita, não tem problema, essa cor transmite discrição, feminilidade e delicadeza”, destaca a consultora de imagem do Rio de Janeiro Ethel Nascimento.

ethel-nascimento-macacao-2017

Fonte: Google Imagens.

 

 

 

 

“Além da cor conforme mencionado, o macacão, por ser peça única e monocromática, traduz elegância, alonga a silhueta e ainda dá uma sensação de que você está mais magra. Quando acrescido de babado, que também é tendência para 2017, traz modernidade ao look. Mas não é só isso, ao colocar o babado com um ombro só, você traz à tona o lado sexy”, destaca a escolha da consultora.

 

 

 

 

 

 

 

O macacão é uma peça super versátil e muito prática podendo ser usado dos 8 aos 80 anos, basta ter alguns cuidados. A modelagem e o tecido vão definir o grau de sofisticação do look, comenta a consultora de imagem Renata Tomagnini, de Belo Horizonte.

“O macacão vermelho é uma peça muito vista nos Red Carpets, nós achamos lindos, mas a maioria das mulheres tem certo receio em usar esta peça, ainda mais na cor vermelha. O medo de parecer sensual demais e até vulgar faz com que a maioria das mulheres opte por outras cores na hora de escolher o que vestir. Mas o Natal é uma boa época para exercitar esta cisma de usar um look totalmente vermelho. O macacão é uma peça elegante e pode superar até os vestidos mais chiquérrimos”, destaca a consultora.

O vermelho também aparece como destaque para o próximo ano, que nas passarelas foi chamado de Flame.

Renata Tomagnini traz ainda 3 dicas:

– Procure usar nestas peças tons de vermelhos menos intensos e tecidos mais refinados e com pouco brilho, tome cuidado para a peça não ficar justa demais ao corpo;
– Os macacões podem ser usados em coquetéis, festas, casamentos (se você for a convidada), bailes ou até mesmo em um jantar romântico;
– Escolha modelagens que marquem a cintura, cuidado com a profundidade dos decotes, as baixinhas devem usar com saltos mais altos alongando a silhueta;

Outra opção, para quem procura um look feminino e sofisticado, o vestido dourado é, sem dúvida, uma peça chave, traz a consultora de imagem que atualmente reside em Boston, EUA, Thalytta Henrique.

thalytta-henrique-vestido-de-paetes-dourados

Fonte: Google Imagens.

 

 

“Os vestidos de paetê já se tornaram clássicos na moda. Coco Chanel foi uma das pioneiras a usar no começo dos anos 40, mas só se popularizaram nos anos 70 e 80 por meio dos artistas pop, e até hoje são uma forte tendência.
No comprimento longo se torna formal, enquanto o curto transmite um visual descontraído e descolado. A cor dourada remete prosperidade, luxo, sucesso e nobreza, por isso, esse é um ótimo motivo para se inspirar e brilhar neste Réveillon”, indica a consultora.

 

 

 

 

 

 

 

 

E para quem quer também agradar os filhos?

Fernanda Delgobo, consultora de imagem que reside em Santa Catarina, e que foi mamãe em 2016, ressalta que os looks tal mãe tal filhos caíram mesmo na graça das mulheres.

fernanda-delgobo-tal-mae-tal-filho

 

“Essa tendência tomou conta do mundo dos famosos e não é por menos, colocar o mesmo estilo de roupa nos filhos traz um ar super atual e despojado, e ele não se limita só ao dia a dia, vale também para looks de festas”.

 

 

 

 

 

Com o natal e ano novo chegando, a consultora Fernanda Delgobo incentiva esta tendência, mas com atenção a alguns detalhes:

– O tecido nessa hora é muito importante, para quem tem filho pequeno, deve tomar cuidado com o conforto e jamais esquecer que seu filho é uma criança e deve se vestir conforme a idade;
– A roupa não precisa ser exatamente igual, pode ter apenas alguns detalhes da roupa da mãe na roupa do filho, o que eu, como consultora, acho muito mais elegante;
– Para meninas, evite tomara que caia e modelo de um ombro só, por serem muito ousados; O legal dessa tendência é brincar com os looks, repetindo a mesma estampa ou cor na roupa dos filhos, e claro, nunca esquecer que por mais que se vistam semelhantes aos adultos eles são crianças e devem brincar e ter liberdade.

E para finalizar, a consultora de imagem Cris Corrêa, de São Paulo, ressalta que diante de tantos estilos, cores, modelos e tendências disponíveis em cada estação, conhecer o estilo pessoal, a cartela de cores e o tipo físico é a chave que trará segurança na escolha do traje correto para cada ocasião. Portanto, seja qual for o seu estilo, o sucesso da escolha consiste quando o seu modo de vestir exala a essência do seu ser.

cris-correa-importancia-dos-detalhes

Fonte: Google Imagens.

 

 

 

No look trazido por ela, leve e ausente de detalhes, todos os olhares estão na escolha harmoniosa dos acessórios e principalmente na graciosidade e elegância de quem a usa.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Tudo isso, somado a acessórios bem escolhidos, uma pele preparada e cuidada e uma maquiagem adequada podem render o look perfeito. Por isso também preparamos um post especial sobre este assunto, organizado pela consultora Márcia Amaral, também de Curitiba.

Confira o Post AQUI.

 
 

Quer trabalhar seu Marketing Pessoal?

Banner-Texto-Adriano-Tadeu-Barbosa-Marketing-Pessoal-Nao-E-Para-Todos

 

 

Para você que quer se especializar, conheça o Método Ponto Pessoal AQUI – primeiro curso de especialização em Marketing Pessoal no Brasil com um ano de duração, clientes reais e divulgação do seu trabalho.

 

 

capafacebook-adrianotadeubarbosa-red-828x315


SOBRE O COLUNISTA

  • Linkedin
  • Facebook

Fundador e Publisher na Ponto Pessoal – primeiro Portal, Revista digital e Escola sobre Mkt Pessoal do país, no ar desde 2010, Palestrante em Marketing Pessoal e Mercado de Luxo. 11 anos em 2017 com experiência em Marketing Pessoal. Carreira pautada em consultorias, aulas, supervisão de cursos e criação de conteúdos desde 2006, referência em todo país e com experiência internacional, tendo criado e supervisionado cursos de marketing, empreendedorismo e mercado de luxo, pelo Centro Europeu e ISAE/FGV em Curitiba e Paris, capital francesa. Colunista convidado na Revista Terapia do Luxo.
Currículo completo em www.adrianotadeubarbosa.com | Contato: adriano@pontopessoal.com.br

Criado com Area de Membros WP