Blog, Marketing Pessoal

Relações sinceras e duradouras por Bel Pesce

Escrito por no dia 11/11/2015

Fui na palestra da Bel Pesce aqui em Curitiba e ela disse algumas coisas que já lemos em livros de autoajuda, mas a maneira como foram transmitidos esses ensinamentos foi muito franca e confesso que até o dia dessa palestra não acreditava muito nela. O que ela disse e que transcrevo abaixo é realmente valioso.

bel-pesce

Bel Pesce

 

 

A palestra foi sobre relacionamentos sustentáveis e como ela enxerga estas relações. Sendo assim, como vivemos em sociedade e nos relacionamos com os mais diferentes tipos de pessoas, seguem as regras dela para relações sinceras e duradouras:

 

1) Princípio da Gentileza – ou seja, gentileza gera gentileza. São pequenos detalhes que fazem toda a diferença, e o que deveria ser regra, acaba virando exceção. Esses detalhes podem se transformar em momentos mágicos para alguém. A retribuição pode ser direta ou indireta, ou seja, às vezes a gentileza não virá de quem recebeu a sua, mas outra pessoa pode fazer algo realmente significativo para você.

2) Teoria do acaso – Serendipity (https://pt.wikipedia.org/wiki/Serendipidade) – é deixar o acaso acontecer, estar aberto a isso. Às vezes encontros fantásticos acontecem simplesmente pelo acaso. Eu particularmente acredito nisso e complemento com uma frase: “O acaso só favorece a mente preparada” Louis Pasteur. Já tenho essa frase comigo a algum tempo. E na palestra, a Bel Pesce diz que devemos deixar um tempo para o não planejado. Aquilo que está fora da agenda. Não realizar ou fazer tudo sempre da mesma forma, só assim o acaso poderá se manifestar.

ponto_pessoal_imagens_site_PlanoMkt_2016

3) Entusiasmo e brilho nos olhos – esse item foi bem interessante, porque muitas vezes não demonstramos gratidão e nem interesse pelas pessoas. Sendo assim, ouça com entusiasmo o que te contam e conte ou transmita com brilho nos olhos. O brilho nos olhos muda a percepção das pessoas.

4) Mostre que você se importa – mas que realmente se importa com o outro. Muitas vezes podemos fazer coisas que estão ao nosso alcance para alguém e não o fazemos por preguiça, ou esperando algo em troca.

5) Não tenha medo de perguntar, o não você já tem – Essa é clássica, muitas vezes nos prendemos pelo não que já temos, e se isso virar um sim?

6) Cuide do que vc já tem – Muitos relacionamentos ficam esquecidos. E ela sugere resgatar isso com algumas dicas:

a. Uma mensagem por dia/semana. Ela comenta que escolhe alguém por semana para mandar uma mensagem todos os dias para a pessoa.

b. Fotos – fotos são a nossa memória, cada foto com alguém traz uma história, ao compartilhar essa foto, você reaviva o momento.

c. Eventos / artigos / filmes / músicas – tudo isso é uma forma de se manter próximo das pessoas. Um artigo que você leu e que pode interessar a alguém, uma indicação de filme, de música…

d. Convites / lembranças – presentear as pessoas com itens que realmente são significativos também fazem toda a diferença. Ou mesmo convidar para algo que seja importante para aquela pessoa.

7) Agradecer por cada contribuição ao pedir conselhos e opinião aos outros.

8) Não hierarquize – Não devemos hierarquizar momentos e nem pessoas. Não devemos achar que aquele momento é pior ou melhor que outro. Que aquela pessoa é mais ou menos importante. Todos devem ser vividos e respeitados da mesma forma. Quando estiver em algum momento, viva ele intensamente e não pela metade.

9) Cuidado com a promessa – Nunca prometa algo que não possa cumprir.

10) Seja o primeiro a dar seguimento – O primeiro que mostra interesse é melhor. Ou seja, quando você é receptivo e proativo na resposta, o outro valorizará ainda mais esta relação.

11) NUNCA, NUNCA, FAÇA AS COISAS APENAS POR INTERESSE – As relações devem ser verdadeiras. SEMPRE.

12) Seja acessível.

13) Seja humilde mas transmita confiança – Humildade não é ser inseguro, nem se mostrar para baixo.

14) E por fim, mas não menos importante: Seja transparente e respeite todas as pessoas que você encontrar pelo caminho.

 

Eu fiquei muito pensativa e espero que você também. Vamos passar a diante?

 

ponto_pessoal_imagens_site_4edicoes_assine-2

 

ponto_pessoal_imagens_site_periscope (1)

 


SOBRE O COLUNISTA

Graduada em Administração de Empresas (PUC-PR), MBA em Marketing (ISAE/FGV) e mestranda em Marketing pela UFPR. Profissional com ampla experiência em Planejamento Estratégico e de Marketing com atuação nas áreas de Gerência de Produtos, Marketing Digital, Feiras e Eventos e Sistema de Informações de Mercado. Trabalhou em empresas de grande porte em Santa Catarina e como empresária no segmento de jóias. Instrutora e consultora de planejamento e gestora de projetos.
Perfil LinkedIn br.linkedin.com/in/adrianemoskalewicz | adrianemoska@yahoo.com.br

Criado com Area de Membros WP