Blog, Comunicação, Marketing Pessoal, Método Ponto Pessoal

Que tal pensar fora caixa e saber usar o marketing pessoal se você virasse um meme

Escrito por no dia 19/01/2018

O que você faria se um dia acordasse e percebesse que você virou um meme? Ou que criaram um perfil no twitter ou instagram com vários memes relacionados ao seu trabalho, à sua imagem? Isso é positivo ou negativo?

 

A internet como um todo, e principalmente as redes sociais, possibilitam o compartilhamento de informações em questões de segundos e que podem se tornar virais, como é o caso dos memes. Memes são imagens de pessoas, personagens ou expressões que são compartilhados, sem muito motivo, por um grande número de pessoas. Muitas vezes, derivam de frases ou situações cotidianas. A “mágica” do meme está em transmitir sentimentos, ou a ausência deles, e expressões que representam ou estão presentes em nosso dia a dia.Expressões diferentes, sarcásticas, sorrisos diferentes, tudo isso pode se tornar meme. Junta-
se a imagem da expressão, uma frase de efeito para acompanhar e pá: temos um meme!

 

E se você virasse um meme?

Recentemente Renata Sorrah, grande atriz e responsável por papéis memoráveis na televisão como Nazaré Tedesco, na novela global Senhora do Destino, falou a seguinte frase: “ Passei por uns meninos que jogavam bola, e eles: ‘Olha lá aquela mulher dos memes’. Tô com 50 anos de carreira, trabalhei a vida toda para virar a ‘mulher dos memes’ ” (frase divulgada em post de 03/01/2018 em um perfil do instagram chamado @nazareamarga), o referido perfil no instagram possui mais de 2 mil seguidores e apresenta várias de frases e memes da personagem Nazaré Tedesco.

Interpretando a frase da atriz, acredito que ela não estava muito feliz com esse “reconhecimento”. Como você reagiria? Será isso negativo? Seria realmente o fim da picada, ou melhor, o fim de carreira virar meme?

Há quem encare diferente. A Psicóloga e Consultora de Carreira e Marketing Pessoal, Ana Carolina Pereira (que também é colunista aqui na Ponto Pessoal, veja seus artigos abaixo), acredita que a conclusão a ser tirada dessa frase depende de como o profissional enxerga esse reconhecimento: “Entendo que ela ser reconhecida pelo trabalho de anos de carreira, mas ser reconhecida como a ‘ a mulher dos memes’ não é necessariamente ruim. Querendo ou não acaba sendo um novo “mercado” para visibilidade e isso pode ser aproveitado de forma positiva.

Leia também os artigos de Ana Carolina Pereira AQUI 

 

Esse não é o primeiro personagem memorável de novela que, vez ou outra, ganha visibilidade através de suas frases ou memes em nossas timelines. Os preferidos são os vilões, apenas para citar alguns: Paola Bracho (da novela Usurpadora), Carminha (de Avenida Brasil) e Félix (de Amor à vida). A revista Veja, em seu site, chegou a publicar um artigo com As 15 melhores frases do Félix, o vilão da novela ‘Amor à Vida’. Frases como: “Não gosta de mim? Faz igual ao Naldo, se joga” e “Tenho motivos suficientes pra acreditar que eu lavei cueca na manjedoura”.

 

Da ficção para a vida real

Os memes não se resumem apenas a famosos ou personagens de novela. O que você faria se um dia acordasse e percebesse que você virou um meme? Ou que criaram um perfil no twitter ou instagram com vários memes relacionados ao seu trabalho, à sua imagem? Isso é positivo ou negativo? E se você virasse meme? Conheça algumas pessoas que viraram meme e como reagiram:

Sammy Griner era um bebê quando uma foto sua tentando comer areia viralizou. Ele se tornou um meme conhecido como “Garoto de Sucesso”. Sua mãe vendeu os direitos da imagem e hoje é possível encontrá-la em aplicativos que constroem memes.

Outro meme que surgiu por causa de uma expressão em um vídeo é o da garotinha Chloe. A menina se mantém famosa desde 2013. Inúmeros memes dela e da irmã Lily circulam na rede. Recentemente a família das meninas visitou o Brasil. Elas foram convidadas a dar entrevistas na tv brasileira – na ocasião as meninas contaram como viviam e o que achavam da fama – com
direito a propaganda do google (foto divulgada em seu perfil no instagram @lilyandchloeofficial).

 

Nem todos tem a sorte de virar meme por um expressão “fofinha”. Em 2012, a expressão da atleta olímpica McKayla Maroney virou meme durante as Olimpíadas de Londres após ter ganho a medalha de prata e seu meme foi intitulado “Poderia ter sido melhor”.

 

Até pequenos gestos em entrevistas podem gerar memes, como é o caso do astrofísico Neil Degrasse Tyson e do ex-jogador de basquete Yao Ming, ambos tiveram suas expressões transformadas em memes famosos após entrevistas: o primeiro por um gesto de espanto que ele teve no ar e o segundo por uma risada engraçada em uma coletiva de imprensa.

 

Como o meme afeta uma imagem pessoal? Será que virar meme pode trazer algo positivo?

A cantora Gretchen não é somente a rainha do rebolado, considerada pelos internautas como a ‘Rainha dos Memes’ a cantora dá um show de Marketing Pessoal e Gestão de Carreira transformando seus memes em dinheiro e publicidade. Engana-se quem pensa que ela é boa apenas no rebolado. Através de memes com a imagem da cantora, ela ganhou visibilidade
internacional chegando a estrelar o clip “Swish Swish” com a cantora americana Katy Perry, além de um comercial da Netflix. O reconhecimento lhe rendeu elogios de artistas como Bruno Mars e Nicki Minaj.

Nesse caso, a cantora Gretchen soube aproveitar a oportunidade – no caso os memes – de forma positiva. Através dos memes estes artistas puderam conhecê-la e conhecer seu trabalho. Em entrevista recente ela afirmou que vive um dos melhores momentos da sua carreira. Além disso, em outubro de 2017, lançou uma linha de camisetas em parceria com a marca
Reserva com seus memes icônicos e foi estrela da campanha como modelo da marca.

Já a família do “Garoto de sucesso”, Sammy Griner, em 2016, usou a popularidade de seus memes para angariar fundos e pagar o transplante de rim do pai do garotinho (na época já com 8 anos de idade). Segundo o newspaper MetroUK a mãe de Sammy inicialmente não queria usar a popularidade do filho, mas depois de mudar de ideia, a família conseguiu arrecadar mais de US $ 100.000.

Assim, a fama da Nazaré Tedesco pode não ser de todo ruim. E se um alguma situação que você se veja envolvido lhe transforme em um meme que tal pensar fora caixa e saber usar o marketing pessoal para lidar com a situação?

 

Todas as imagens do texto são Fonte Google.

 

 Seja um especialista em Marketing Pessoal

Banner-Adriano-Tadeu-Barbosa-Teste-de-Estilo-960x280

 

capafacebook-adrianotadeubarbosa-red-828x315


SOBRE O COLUNISTA

Mickaella Queiroz

  • Linkedin
  • Facebook

Colunista Independente Ponto Pessoal. Graduada em Ciências da Computação com especialização em Engenharia de Software. Analista de Tecnologia da Informação em uma empresa pública, com mais de 10 anos de experiência, onde atua no desenvolvimento de aplicações para o Governo Federal. Em 2016, descobriu sua nova vocação na Consultoria de Imagem & Estilo e com isso a importância da autoestima e do empoderamento. Consultora de Imagem & Estilo de Sucesso pela Viver Consulting e Personal Stylist pela Universidade de Fortaleza – UNIFOR. Especializada em Coloração Pessoal: Método Sazonal Expandido pelo Studio Immagine by Luciana Ulrich. Palestrante com participação em eventos como Byte Girl 2017, o maior evento de tecnologia com foco no público feminino do Nordeste, em sua terceira edição. No momento, está fazendo especialização em Marketing Pessoal com Adriano Tadeu Barbosa, através do Método Ponto Pessoal. Seu propósito é orientar pessoas a transmitir a imagem de sucesso que elas têm ou desejam ter.

Criado com Area de Membros WP