Blog, Empregabilidade

Perspectivas em 2015

Escrito por no dia 24/02/2015

Que o ano de 2015 não será bom é o que muitos especialistas dizem, mas eu sou um tanto quanto cético a tudo isso. Para mim, as oportunidades nunca chegaram “de graça”, todas elas vieram depois de muito esforço e dedicação.

Que bom que é assim, porque desde muito cedo aprendi que o que vem de graça, vai embora de graça. E para quem planeja marcas pessoais todos os dias, os esforços devem ser medidos para resultados duradouros e não passageiros.

Diante de tudo isso, em um ano que a Ponto Pessoal faz 5 anos, tive a oportunidade de receber a opinião de quatro profissionais que para mim são referência em suas áreas, por trabalharem diretamente com pessoas, e ao fim delas, também colocar minha conclusão.

 

ponto_pessoal_imagens_site_assine_revista3

 

O primeiro deles é o Sr. Bernt Entschev, residente em Curitiba/PR e que hoje faz parte do conselho da sua empresa com escritórios por diversas cidades brasileiras, sendo uma das referências em recolocação profissional para executivos, inclusive internacionalmente.

Sr. Bernt Entschev, fundador da De Bernt Entschev Human Capital, eleita pela Revista Você S/A como empresa Fornecedora Oficial de Serviços de Recursos Humanos das Melhores Empresas Para Você Trabalhar no Brasil.

Sr. Bernt Entschev, fundador da De Bernt Entschev Human Capital, eleita pela Revista Você S/A como empresa Fornecedora Oficial de Serviços de Recursos Humanos das Melhores Empresas Para Você Trabalhar no Brasil.

“Perspectivas para a carreira em 2015 por Sr. Bernt Entschev:
2015 promete ser um ano complicado, menos que 2014, mas ainda receoso. Mesmo assim, existem perspectivas fortes que dependem do ramo de cada profissional. Para os executivos, o importante é focar no próprio desempenho e aumentar os próprios resultados, porque, em tempos de crise, quem produz menos, independente do currículo, acaba sobrando. Em seguida, vem a necessidade de atualização, até porque quem se atualiza consegue propor soluções mais eficazes e atuais; e, por fim, mas não menos importante, o relacionamento interpessoal, sempre um ponto de equilíbrio no clima organizacional. Já quando falamos da carreira de especialista, as coisas se invertem um pouco, pois para tal, a atualização e a capacitação contam mais que qualquer outro item. Em tempos de crise é importante também entregar mais do que é pedido, melhorando assim a própria performance. E, é claro, possuir bom relacionamento é imprescindível, pois hoje em dia esta é uma exigência para qualquer posição profissional. Saiba mais da empresa em www.debernt.com.br“.

(Esta é a segunda entrevista concedida por ele na Ponto Pessoal. Reveja a primeira entrevista aqui).

 

A segunda pessoa é Arlete Zagonel, profissional com experiência de mais de 25 anos na área de Consultoria em Gestão de Recursos Humanos, com ênfase em Programas de Desenvolvimento de Equipes e Lideranças, processos de Assessment e Levantamento de Potencial especializados, atendendo empresas do PR e SC. Hoje, diretora da empresa www.zhz.com.br

Arlete Zagonel, diretora da empresa www.zhz.com.br, com mais de 25 anos na área de  Consultoria em Gestão de  Recursos Humanos.

Arlete Zagonel, diretora da empresa www.zhz.com.br, com mais de 25 anos na área de Consultoria em Gestão de Recursos Humanos.

“Respondendo a questão, penso que o ano de 2015 será voltado a manutenção de quadros de pessoal, sendo que as empresas devem se dedicar a capacitação de seus profissionais e desenvolvê-los para retê-los. Isto pelo motivo que o ano será difícil, pois segundo os especialistas e economistas este ano será novamente um ano de recessão.
Portanto, as empresas estarão voltadas a uma gestão mais estratégica, onde o foco será no desenvolvimento de suas equipes e lideranças a fim de gerar custos menores de contratações e demissões.
Como atuo em desenvolvimento de programas para capacitação de líderes e equipes e também em processos de assessment, venho percebendo um interesse crescente de empresas de vários segmentos em conhecer melhor o perfil de seus colaboradores e oferecer programas direcionados ao desenvolvimento de competências de profissionais que fazem a diferença, que trazem inovações e que agregam valor ao negócio da empresa. O custo de demitir e contratar novos colaboradores, aliados a um gasto inicial em treinamento de integração e a espera de resultados faz com que as empresas reavaliem seus quadros. A educação continuada é utilizada para que as competências desenvolvidas estejam intimamente alinhadas ao negócio da empresa e que sejam as que impactam na sua lucratividade. O coaching é uma outra ferramenta de desenvolvimento que está sendo utilizado com frequência para oferecer um atendimento personalizado.”

 

A terceira pessoa é Soraya Calvo, Psicóloga com Especialização em Gestão de Pessoas (IBPEX) e Orientação Profissional, com ampla experiências em Planejamento e Transição de Carreira. Hoje, é consultora associada Lee Hecht Harrison e também Gerente de Pessoas e Empregabilidade Ponto Pessoal.

Soraya Calvo.web

Soraya Calvo é consultora associada Lee Hecht Harrison e também Gerente de Pessoas e Empregabilidade Ponto Pessoal.

“Além de considerar as ponderações trazidas por especialistas sobre as possibilidades do mercado e do mundo do trabalho para o ano de 2015, acredito firmemente que quem faz o amanhã, o país, o trabalho, enfim, quem constrói o futuro, somos nós.
Sejam quais forem as perspectivas de mercado, de contratação, de trabalho, de realização, cabe a cada um fazer a sua parte. Com seriedade, com ética, com profissionalismo e com determinação.
Aconteçam as conquistas, através de trabalho formal ou informal, de contratação por prestação de serviço ou efetiva, seja da forma que for, temos que dar o melhor em cada contribuição para que a perspectiva seja favorável para cada um. Devemos nos apropriar do nosso próprio papel e responsabilidade diante da sociedade, do mercado e do trabalho para que não sejamos surpreendidos com resoluções e determinações de terceiros sobre as “nossas” perspectivas.
A perspectiva é boa ou má, dependendo de quanta energia e trabalho você queira empenhar nesta conquista.”

 

A quarta pessoa é Carla Virmond Mello, Fundadora da Acta Carreira e Transição, única licenciada da LHH/DBM no Brasil. Possui 22 anos de experiência em desenvolvimento de pessoas e organizações, É Coach e Consultora de vida e carreira, também Psicóloga e engenheira.

Carla Virmond Mello, Fundadora da Acta Carreira e Transição, única licenciada da LHH/DBM no Brasil.

Carla Virmond Mello, Fundadora da Acta Carreira e Transição, única licenciada da LHH/DBM no Brasil.

 

“Nada será igual a 2014, aprendemos, crescemos diante de um ano difícil que serviu para nos fortalecer. 2014 foi um ano de medo e o medo nos paralisa, porém, foi um ano que serviu para profundas reflexões. Talvez tenhamos concluído que a falsidade não vale a pena, que a superficialidade e a mentira não constroem empresas ou relacionamentos duradouros. 2015 será melhor, nada fácil, mas, um pouco mais sereno, precisaremos de paciência, persistência e muita crença no que de fato faz sentido. A Verdade e a cooperação hão de prevalecer e a única certeza é que estaremos sempre recomeçando.”

 

 

E por fim, minha conclusão é que para se destacar, você deve produzir!

Este é um ano de resultados maiores do que os outros, porque somente assim é que você se destacará e merecerá a posição que deseja. É o ano de você trabalhar o seu marketing pessoal, realizar novidades, se atualizar e produzir conteúdos, relacionar-se.

Quando tudo isso passar, você estará forte, com uma marca lembrada por muitos, preparado(a) para assumir qualquer desafio e cheio(a) de exemplos para dar.

 

Bom, claro que o que eu mais quero é lhe ajudar, afinal, minha missão de vida é ajudar as pessoas.

A Ponto Pessoal este ano faz 5 anos e nosso time está completamente adaptado para lhe trazer novidades. Trabalharemos durante todo o ano a campanha BElieve in YOUrself, para que além de ser você mesmo(a), você possa acreditar em si mesmo(a).

Não deixe de acompanhar nossos textos diários, eventos, revista digital e tudo mais que iremos criar para comunicar o que você tem e melhor.

2015 é o seu ano, por isso, Sucesso para você!

Conheça nosso plano “Você de Emprego Novo”, que prepara você para aumentar sua empregabilidade. Aproveite para baixar nossos E-books gratuitos com dicas de CV e Entrevistas e também um modelo de CV comentado por nós.

Clique na imagem abaixo ou acesse www.pontopessoal.com.br/marketing-pessoal/voce-de-emprego-novo

pontopessoal_site_imagem_vc_emprego_novo_md

Sucesso!


SOBRE O COLUNISTA

  • Linkedin
  • Facebook

Fundador e CEO da Ponto Pessoal, primeiro portal, revista e escola digital do Brasil e Portugal especializados em Marketing Pessoal. Especialista em marketing Pessoal desde 2006, professor, palestrante internacional, carreira pautada em consultorias, aulas, supervisão de cursos e criação de conteúdos desde 2006, tendo criado e supervisionado cursos de marketing, empreendedorismo e mercado de luxo, pelo Centro Europeu e ISAE/FGV em Curitiba e Paris, capital francesa, onde se especializou em Mercado de Luxo no ISAE Brasil e ISC Paris. Hoje também é Embaixador da marca Exaixo e do Portal Topview do grupo RIC Record PR no sul do Brasil, onde apresenta seu programa semanal na TV TV.
Currículo completo em www.adrianotadeubarbosa.com | Contato: adriano@pontopessoal.com.br

Criado com Area de Membros WP