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O mercado de trabalho e o segmento de luxo

Escrito por no dia 01/04/2015

Diversos são os atributos que compõem um bem ou serviço de luxo. Entre os principais estão a excelência, a originalidade, a qualidade e a universalidade.

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A excelência se manifesta na fabricação de um produto superior, que encante das mais diversas formas, a originalidade, por sua vez, surge no desenvolvimento de artigos inovadores e surpreendentes. A qualidade precisa estar em todas as fases do processo, da escolha dos recursos a serem utilizados até o momento do pós-venda e, por fim, a universalidade é a capacidade de conquistar todos os públicos, sem qualquer forma de restrição.

Se as grandes marcas de luxo buscam esses atributos no momento de desenvolver produtos e serviços, é natural também que características semelhantes sejam analisadas no processo de contratação de um novo profissional para ingressar neste seleto mercado de trabalho. O ato da venda se manifesta, muitas vezes, como o cartão de apresentação de uma marca para seu público, por isso é fundamental que desde o primeiro momento essa relação seja marcante.

As principais grifes do luxo mundial investem de forma contundente em estratégias de marketing, por isso o profissional que deseja ingressar nesse mercado precisa se valer dessa importante ferramenta. O marketing pessoal define, essencialmente, que você é o seu principal produto. Com base nessa certeza, é preciso de forma continuada aperfeiçoar e divulgar esse produto de maneira adequada.

Fazendo uma analogia, não faz sentido uma tradicional perfumaria lançar uma nova fragrância em uma embalagem belamente decorada, que envolva e cative, mas que, entretanto, o conteúdo seja de péssima qualidade. Trazendo a referência para o mercado de trabalho, o profissional precisa também ser capacitado e ter a vontade de agregar continuamente mais conhecimento. Não adianta apenas que o exterior seja o reflexo da moda e da beleza.

 

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Assim como um bem de luxo é fruto de intenso trabalho de pesquisa, dedicação, entusiasmo e capacidade de entendimento dos anseios do mercado, o profissional do segmento de luxo também precisa estar em constante renovação, agregando de forma incessante novos conhecimentos, novos valores e assumindo seu protagonismo em um segmento de eterna mudança.

Outro discurso clássico, mas que vale com precisão para os que almejam ingressar neste universo mágico, mas de muito trabalho, é que é impossível vender algo que você mesmo não compraria. Se esse pensamento serve para os produtos, também é válido para os profissionais. Estar bem preparado, evidenciar os pontos marcantes da sua personalidade e focar na divulgação correta dessas características são formas de consolidar sua marca pessoal e torná-la cada vez mais desejada. Assim como um inesquecível e marcante bem de luxo.

Obrigada,


SOBRE O COLUNISTA

Manu Berger é graduada em Direito e trabalhou por anos como diretora financeira de uma grande organização. Em busca de realização pessoal, se especializou em mercado de luxo pelo Florence University of the Arts, em Florença e Milão e, também pelo Instituto Français de la Mode.
Em Paris, estudou Mercado da Moda no renomado Instituto Marangoni e GBA Internacional. No Brasil, cursou Revista de Luxo na FAAP. Na mesma instituição, dá continuidade no MBA em Gestão do Luxo.
Além de estar à frente da Revista Eletrônica Terapia do Luxo, já proferiu palestras no Brasil e em outros países. Toda essa bagagem cultural fez Manu Berger desenvolver um estilo único de perceber o segmento de luxo. Estilo que você conhece em detalhes na www.terapiadoluxo.com

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