Blog, Empreendedorismo

Nunca conheci pessimista bem sucedido – Campanha #oladobomdacrise

Escrito por no dia 10/11/2015

frase jorge paulo lemannEncontrei um artigo fantástico na Endevor.org de um evento que aconteceu no fim de outubro em São Paulo e que reuniu alguns grandes empreendedores do país, entre eles Jorge Paulo Lemann, autor da frase que titula este artigo.

A mais pura realidade para quem empreende.
Crise, que crise?
Tudo bem que temos muitas incertezas sim, que a economia pode não estar a mil maravilhas, que temos desemprego, que o volume de vendas diminuiu, mas temos que olhar que temos muitas pessoas com medo de tudo isso e que a cada notícia ruim ficam ainda mais com medo e param de agir como deveriam.

É hora de nos unirmos como empreendedores e fazermos o país girar, essa crise sair, novas mudanças acontecerem. É hora de seguirmos os conselhos destes grandes empreendedores que nos inspiram e que faço questão de compartilhar trechos da matéria, colocando ela na íntegra ao fim, para que nossa reação seja motivada e para que nossos resultados sejam alcançados, ainda este ano.

 

A GENTE DOBRA, MAS NÃO QUEBRA

Claudia Sender, TAM

“Esse é um momento super definidor para todas as empresas, não importa o tamanho. Todas as equipes estão olhando para seus líderes para saber como vai ser nossa atitude nesse momento. Nossos clientes também, se deixarmos de investir, vão escolher outra companhia para voar e outros parceiros para fazer negócios.”

 

MAR CALMO NUNCA FEZ BOM MARINHEIRO

Guibert Englebienne, Globant

“Quando o mar está agitado, você precisa ser navegante. Alguns tendem a nem sair para a água. Em tempo de crise, é normal querer ser pequeno e passar pela onda por debaixo. Mas se você tem uma equipe com uma cultura de resolver problemas e consegue encontrar, intrinsecamente, essas forças dentro do time, você enfrenta qualquer coisa. É um processo de nos unirmos, nos desafiarmos e, cada vez mais, aumentarmos nossa ambição para subir um nível. Então um conselho é sair da zona de conforto, buscar as oportunidades e montar equipes sólidas.”

ponto_pessoal_imagens_site_PlanoMkt_2016

PESCANDO TALENTOS

Julia Hartz, Eventbrite

“Nós começamos a Eventbrite com nosso próprio dinheiro. Tínhamos recursos limitados, jornadas de 24 horas de trabalho e nenhum salário, por um bom tempo.”

 

ANIMAL DE BARRIGA CHEIA NÃO CAÇA

Jorge Gerdau, Gerdau

“Prefiro trabalhar em crise que em períodos sem crise. Minha capacidade criativa é maior e sou muito mais demandado. Quando falo isso para os meus amigos, eles brincam “ok, mas ela não precisava ser tão profunda também”. A verdade é que animal de barriga cheia não caça.”

 

A RESPOSTA ESTÁ NA PONTA

Flavio Rocha, Riachuelo

“Há um erro na nossa legislação que atribui inovação à indústria. O que é moderno é fazer inovação no varejo, setor fonteiriço, que deve se incumbir da tarefa de inovar.”

 

HORIZONTALIDADE E REINVENÇÃO

Edgard Corona, Bioritmo/Smart Fit

“A primeira coisa a se fazer é acertar o cenário. Se a gente acha que ele é ruim, a gente tem que se adaptar para trabalhar nele. A segunda é entender que a vantagem estratégica de qualquer companhia é transitória. Quando a Smart Fit nasceu, não tinha nada parecido. Agora, várias tentam copiar o modelo. Para lidar com isso, você precisa ter uma cultura de reinvenção. Essa cultura passa por entender que erro faz parte do aprendizado, por horizontalizar seu pessoal e seus processos, e por ter uma equipe jovem, criativa e que queira cometer esses erros.”

 

Leia mais em Endeavor @ https://endeavor.org.br/crise-destaques-ceo-summit/

 

Quer me ver falando da crise? Só se for para olhar o outro lado dela – o do desenvolvimento que não foi atingido por ela.

 

Convite:

Venha fazer parte você também. Vamos compartilhar o bom! Coloco abaixo três arquivos que fiz especialmente para este post a fim de você também compartilhar nas suas redes sociais. Marque a #oladobomdacrise e vamos fazer com que muitas pessoas comecem a agir como nós e parem de se lamentar com a crise que vivemos, de falta de atitude empreendedora.

Conto com você?

Gratidão!
ponto_pessoal_imagens_site_4edicoes_assine-2

 

ponto_pessoal_imagens_site_periscope (1)

 


SOBRE O COLUNISTA

  • Linkedin
  • Facebook

Fundador e Publisher na Ponto Pessoal – primeiro Portal, Revista digital e Escola sobre Mkt Pessoal do país, no ar desde 2010, Palestrante em Marketing Pessoal e Mercado de Luxo. 11 anos em 2017 com experiência em Marketing Pessoal. Carreira pautada em consultorias, aulas, supervisão de cursos e criação de conteúdos desde 2006, referência em todo país e com experiência internacional, tendo criado e supervisionado cursos de marketing, empreendedorismo e mercado de luxo, pelo Centro Europeu e ISAE/FGV em Curitiba e Paris, capital francesa. Colunista convidado na Revista Terapia do Luxo.
Currículo completo em www.adrianotadeubarbosa.com | Contato: adriano@pontopessoal.com.br

Criado com Area de Membros WP