Bem-Estar, Blog, Lifestyle

Muito além da etiqueta

Escrito por no dia 16/05/2017

No meu ponto de vista essa questão de etiqueta social/comportamental vai muito além do que é pregado por aí. Vamos pegar o exemplo dessa polêmica com a Taís Araújo, que ontem 15/maio/2017 aconteceu ao vivo no programa da Ana Maria Braga da Rede Globo – veja comentários da matéria AQUI, existe culpado ou vítima? É questão de etiqueta perguntar ao convidado se ele não come determinado alimento ou se tem alergia? Também faz parte considerar o horário em questão para determinados tipos de alimento, há quem detesta comer “comida” (entenda como alimentos que são característicos para refeições como almoço/jantar) pela manhã. E aí? Existe certo ou errado? Quem errou ou acertou? Ana Maria ou Taís?

Eis, afinal, a grande questão…

Vivemos em uma sociedade que prega essa questão de comportar-se bem, ser educado, etc. E quando para isso, eu infrinjo escolhas que fiz para minha vida, que não prejudicam ninguém, a não ser eu mesma? Fazer para agradar? Tudo bem, ela poderia “fingir” ter comido a abóbora e ter dito que estava uma delícia, mas e aí? Está certo? Poderia até mesmo ter ficado quieta, tudo é uma questão de escolha e ponto de vista. Óbvio que sinceridade tem limite, mas qual é o limite? Talvez pensar sobre, o que fazer? Se quero? Se devo? Se posso?

 

Participe do Curso Online sobre Etiqueta e Comportamento com a Professora, Consultora e Especializada em Etiqueta Contemporânea, Silmara Santos Adad.

Faça sua inscrição aqui! Somente 10 vagas.

 

Curso online Etiqueta e Comportamento junho 2017

 

Vale a reflexão.

A verdade é que etiqueta vai muito além de, por exemplo, comer a comida que você não gosta para agradar o outro. Se pararmos para pensar, isso é ter autenticidade suficiente para bancar as suas escolhas.
Onde mais podemos praticar a etiqueta?

Muito alem da etiqueta - Emanuelle Araújo Mendes

Fonte: Google Imagens

A etiqueta é muito mais que …

Você olhar nos olhos da outra pessoa quando se fala com ela, isso é mostrar interesse, estar atento, dar importância ao outro;
Você escrever o nome correto da pessoa, isso demonstra atenção, cuidado;
É muito mais do que cumprimentar a pessoa quando a ver, isso é gentileza, reciprocidade;
É muito mais que chegar no compromisso no horário agendado, isso é respeito e consideração com o tempo e disponibilidade do outro;
É muito mais do que agradecer o que o outro faz por você, é reconhecer todo o esforço feito.
Eu te convido a seguinte reflexão, você tem praticado a etiqueta na sua vida verdadeiramente?

No final, a questão é que as pessoas devem fazer mais e falar menos, o discurso sempre é muito bonito, mas a prática não é coerente ao mesmo e isso sim, fala muito de etiqueta.

Por isso, muito mais essência do que aparência, a verdadeira conexão com sua própria essência fará com que você saiba o que fazer com coerência respeitando sempre a si e ao próximo.

Um grande beijo,
Emanuelle Araújo Mendes.

 

Continue conectado comigo, acompanhe meu Instagram =)

instagram-emanuelle-araujo-mendes

 

 

Para você que quer se especializar, conheça o Método Ponto Pessoal AQUI – primeiro curso de especialização em Marketing Pessoal online no Brasil com um ano de duração, clientes reais e divulgação do seu trabalho.

 

 

capafacebook-adrianotadeubarbosa-red-828x315


SOBRE O COLUNISTA

  • Facebook

Colunista independente Ponto Pessoal. Apoia as pessoas a se conectarem com a sua essência, alinhando vida e carreira, para serem mais felizes sendo quem são. Psicóloga Cognitivo-Comportamental (CRP 08/16784), Hipnoterapeuta, Orientadora Profissional & Coach. Autora, Palestrante e Professora Universitária. Pioneira em Psicologia e Coaching para Mulheres no Brasil. Idealizadora do Programa Essence – Sua Essência em Evidência com o foco em Mulheres reais vivendo vidas reais e do Programa da Essência à Aparência para Mulheres.® Docente do curso de MBA em Gestão do Comportamento Humano e Desenvolvimento Pessoal da UNICURITIBA, do Curso Mercado de Luxo e Empreendedorismo do Centro Europeu. Colunista da Revista Doce Nascer. Membro do Instituto Brasileiro de Coaching e da Associação Brasileira de Orientação Profissional. | Instagram: https://www.instagram.com/emanuellearaujomendes/

Criado com Area de Membros WP