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Marketing Pessoal e Personal Branding

Escrito por no dia 24/07/2018

Marketing Pessoal e Personal Branding, será que estamos a falar da mesma coisa?

Propus um desafio a algumas de minhas mentoradas do Curso de Especialização em Marketing Pessoal – conheça AQUI para que escrevessem comigo um parágrafo acerca destes dois conceitos, que têm gerado algumas dúvidas.

 

Começamos a falar sobre Marca Pessoal 

A Marca pessoal não se constrói de forma imediata, é um percurso feito de conquistas, confiança, credibilidade e autoridade durante semanas, meses e até anos. Com o auxílio das redes sociais o período para o alcance do reconhecimento em determinado nicho acaba por se tornar mais rápido. Devemos aproveitar as ferramentas digitais disponíveis para que possamos ter uma maior projeção e visibilidade do nosso perfil. Daí a importância em definir os pilares da marca pessoal, tais como, os seus objetivos, a sua identidade, as forças e fraquezas, o propósito, os valores, a mensagem, o posicionamento e o público-alvo.

A autorreflexão é o primeiro passo para gerir de forma adequada a sua marca pessoal e ser o autor da sua própria história!

 

Segundo Daniela Hespanha, a especializar-se em Marketing Pessoal e Embaixadora Ponto Pessoal em São Paulo/SP, “sua marca pessoal é seu ativo mais poderoso. Trata-se do conjunto de atributos que te diferenciam e te tornam único. Uma marca pessoal, ao contrário do que muitos pensam, não é construída de um desejo de “ser” algo que não se é de fato. Ela se desenvolve a partir de sua essência, nasce de seu conjunto de crenças e valores, de seu propósito, comportamentos, imagem e estilo pessoais. Mas se por causa disso você pensou que marca pessoal é algo teu, ainda falta eu contar a cereja do bolo: sua marca pessoal terá valor no outro, pois trata da forma como você é percebido pelo mundo!  É neste ponto que o Marketing Pessoal vem cumprir o seu papel: comunicar e posicionar sua marca pessoal de acordo com os objetivos que você quer atingir.  Ele reúne as estratégias e ferramentas para garantir que o que as pessoas percebam e pensam a seu respeito seja aquilo que você deseja e precisa que seja percebido, de modo que agregue valor e te ajude a ganhar relevância tornando-te uma referência positiva. Enquanto a marca é o “o que”, o marketing é o “como” e, apesar de serem conceitos distintos, devem andar de mãos dadas”.

 

Saiba mais sobre nossa Embaixadora em São Paulo/SP

E M B A I X A D O R A P O N T O P E S S O A L [São Paulo/SP] Nossa mais nova embaixadora @danielahespanha tem experiência no treinamento e desenvolvimento de equipes nas áreas de atendimento, implantação de projetos, relacionamento com clientes e trade marketing. Está se especializando em #marketingpessoal conosco no Método Ponto Pessoal com mentoria online da nossa franqueada de Portugal @soniacristinapaiva . Seu posicionamento é sempre buscar desenvolver o potencial individual de cada profissional por meio da criatividade e da entrega personalizada. . Sucesso e bem-vinda ao nosso time de especialistas 😉 . Assim nossos Embaixadores continuam crescendo, profissionais que levarão a marca da Ponto Pessoal em suas cidades, marcando nossa presença em várias cidades do Brasil e Portugal 🇧🇷 🇵🇹 e promovendo o que de mais essencial há no #marketingpessoal : o #networking 😉 . É a Ponto Pessoal ainda mais perto de você que com o marketing pessoal se difere no mercado em que faz parte 🎈 . #pontopessoal #embaixadorpontopessoal #marketingpessoal #métodopontopessoal #Marketing #DanielaHespanha #trademarketing #sãopaulo #mentoriapontopessoal #mentoriamarketingpessoal #sóniacristinapaiva

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A Embaixadora da Ponto Pessoal em Florianópolis/SC, também a especializar-se em Marketing Pessoal, Isadora Rios, defende que “com o mundo em constante mudança, temos que estar atentos a tudo. É um mundo complexo no qual precisamos desenvolver o nosso autoconhecimento com propósitos muito claros. Não apenas para nos conhecer, mas para poder alcançar o que almejamos. Hoje, nosso consumo vai além da simples compra dos produtos; ao adquirir um bem, também estamos em busca de mais emoções e conhecimento.

 

Saiba mais sobre nossa Embaixadora em Florianópolis/SC

O QUE É MARKETING PESSOAL Para @isadorariosestrategia , nossa Embaixadora Ponto Pessoal em Florianópolis/SC, são 7 itens: . Postura e conduta que elevam a diferenciação que o profissional busca ao trabalhar o seu #marketingpessoal , trabalhando a imagem com inovação, ou melhor, novos resultados sempre e unindo a criatividade com eles para que a comunicação, uma das principais etapas reconhecidas do Marketing Pessoal, seja de fato única. . Já viu nossas outras definições? Cada um do nosso time tem trazido um significado sobre o que é o Marketing Pessoal em dias que saber se expor se torna mais estratégico para quem busca mais resultados e destaque nos mercados que escolhem atuar. . Continue a nos acompanhar e receba orientações para o seu marketing pessoal 👉🏻 links em nosso perfil 🥇 . Afinal, trabalhamos com pessoas bem-sucedidas que queriam se maximizar. Você é uma delas 😉 . Presença no 🇧🇷 e 🇵🇹 . #pontopessoal #personalbranding #consultoriadeimagem #brasil #portugal #coaching #autoconhecimento #estrategia #posicionamento #marketing #isadoraribeiro #florianopolis #santacatarina

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Na Revolução Industrial, os produtos eram fabricados para suprir necessidades básicas do consumidor. Hoje, na era do Conhecimento, os produtos não são apenas para consumir, mas também para promover uma conexão do produto-marca com os consumidores através de conteúdos que geram emoções.

Com a veloz dinâmica dos tempos atuais, aprendemos que a vida profissional e pessoal estão ligadas. Atualmente, nós somos os produtos que estão nas prateleiras dos supermercados, e neste mar de opções, precisamos apresentar coesão em relação ao que fazemos e  falamos para sermos “escolhidos”. As grandes empresas procuram mais que profissionais com diplomas, elas buscam pessoas que sejam coerentes em suas posturas e condutas, que tenham controle emocional e saibam ser líderes de suas próprias vidas.

Por isso, muitas pessoas estão em busca de uma compreensão de quem são elas e para onde querem ir. E nesta busca, deparam-se com novas formas de planejamento para que seus objetivos sejam alcançados.

Você sabe o que é Marca Pessoal? A marca pessoal é o conjunto das suas características pelas quais você é lembrado: Desde seus atributos físicos até seus atributos emocionais e intelectuais.

 

Fonte Isadora Rios

“Conhecer a si próprio é o maior saber” – Galileu

 

E o Marketing?

Antes de entrar nos termos Marketing Pessoal e Personal Branding, vamos ver, rapidamente, a origem e o significado de Marketing.

Marketing significa mercado em ação (market + “ing”) e tudo o que envolve: pesquisa de mercado em geral, análises comportamentais dos clientes, concorrentes, precificação, pesquisas etc. É a Reunião de atividades e ações planejadas, com o propósito de criar uma conexão entre o público e um determinado produto, serviço, ideia, pessoa.

 

As técnicas de marketing são aplicadas em muitos aspectos da vida. O Marketing Pessoal surgiu com o intuito de aplicar essas estratégias, até então, somente usadas por empresas, em pessoas. Hoje são os profissionais que desejam se destacar dentro do seu mercado de trabalho que utilizam essas estratégias. Com a compreensão de que o seu conjunto de aptidões, personalidade, imagem, valores (marca pessoal) é o seu grande diferencial e sua grande força – é importante salientar que a conduta deve ser a mesma em todos os canais (on-line e off-line), desde o escritório até as mídias sócias – seu desenvolvimento pessoal nunca deve ser deixado de lado, pois,  mais uma vez, todo o seu conjunto está sendo observado.

 

Ações serão planejadas para que esse profissional alcance seu objetivo de se tornar uma referência. Ações que precisarão, principalmente, de sua dedicação e atenção em todos os pontos. Isso é apenas uma parte do trabalho a ser desenvolvido juntamente com um profissional de Marketing Pessoal. Da mesma forma que o Marketing de um produto ou empresa é desenvolvido em diferentes etapas, o Marketing Pessoal também.

 

“O marketing de hoje deve ser entendido como uma forma de entender o cliente e satisfazer as suas necessidades e desejos. É o processo pelo qual as empresas criam valor para os clientes e constroem fortes relacionamentos com eles para capturar o seu valor de volta.”

 ( KOTLER & ARMSTRONG, 2007)

 

Philip Kotler define Marketing Pessoal como “uma disciplina que utiliza os conceitos e instrumentos do marketing em benefício da carreira e da vida das pessoas, sobretudo valoriza o ser humano em todos os seus atributos”. É um processo que envolve a conceção e o planeamento de ações de um indivíduo, com o objetivo de contribuir para a sua formação pessoal e profissional. O objetivo máximo é o de potenciar as capacidades pessoais e profissionais.

O Marketing Pessoal define um conjunto de estratégias, que nos tornam um “produto”, e para ser desejado deve ter um conteúdo que requer muito trabalho, dedicação e consequentemente uma mudança de atitude! É um conjunto de ações e atitudes que adotamos, com a finalidade de revelar o que temos de melhor para o mercado.

 

Para que serve o Marketing Pessoal?

Para garantir o sucesso pessoal e por consequência o crescimento profissional.

Considerando a concorrência do mercado de trabalho e a exigência ao nível de profissionais com excelência em tudo o que se exerce ou produz, é indispensável o investimento em nós próprios.

O Marketing Pessoal gera desafios, novas oportunidades pessoais e oportunidades de negócios, que geralmente significam mais dinheiro. A realização profissional é fundamental na realização como pessoa, que quando conquistada promove uma sensação fantástica de poder e satisfação. Então, tudo depende apenas de nós e do impacto que queremos causar, para tal, necessitamos de sair da nossa zona de conforto.

 

Diria ainda que o Marketing Pessoal é uma das chaves para o sucesso!

E para chegar lá até mesmo trabalhamos nossos 5 passos usados no Método Ponto Pessoal em textos inéditos nas últimas semanas. Confira AQUI todos eles a partir do último passo, Atendimento.

 

E o Personal Branding?

Fonte Google

 

Com tantas complexidades e detalhes que abrangem o nosso mercado atual, temos também o Personal Branding.

Relativamente, ao conceito de Personal Branding ou Gestão da Marca Pessoal temos como uma estratégia de marca na qual é definida uma imagem que se pretende mostrar ao mercado. É utilizado por empresas que querem vender produtos com uma marca forte e que seja lembrada pelo público consumidor, mas, atualmente, tem servido para definição de pessoas como profissionais. É visto como um recurso para se tornar relevante no mercado, diferenciar-se e conectar-se com o público-alvo de forma autêntica, no sentido de promover a sua rede de contatos.

Das pesquisas que efetuei acerca deste conceito encontrei algumas frases que considero marcantes e que definem a gestão da marca pessoal:

Personal Branding é construir a autoridade que faz com que as pessoas prestem atenção à sua mensagem, querendo partilhá-la e recomendá-la aos outros” – Mark Traphagen.

“A sua marca pessoal é o que as pessoas dizem acerca de si quando não está na sala” – Jeff Bezos.

“Todos nós temos uma marca pessoal, porque simplesmente fazemos uma promessa ao mundo – alguns de forma explícita, mas a maioria implícita. O principal recurso somos nós!” – Rajesh Setty.

 

Branding ou Gestão de marca é o conjunto de ações de marketing para reforçar o produto-marca. O resultado gera impacto nos consumidores, podendo ser negativo ou positivo. Para gerar o desejo do consumidor e tornar-se inesquecível é necessário ser. Se o produto não transmite a emoção necessária para o nicho escolhido ele será reformulado ou extinto, com grandes riscos de prejudicar ou enfraquecer a imagem da marca.

 

O conceito de Personal Branding é a gestão da marca pessoal, da sua reputação, construída por ações de marketing pessoal.

 

O profissional de Personal Branding vai alinhar os valores das pessoas com seus mercados-alvo, vai direcionar a construção das imagens pessoais e profissionais através de um planejamento estratégico, por consequência, criando um diferencial dentro de um mercado já saturado. Os objetivos, valores e paixões são os meios para criar vínculos com outras pessoas, atraindo-as para se identificarem com os profissionais. Assim, a marca pessoal se fortalece, torna-se referência. Neste alinhamento obrigatoriamente encontram-se atividades além do marketing, como gestão das métricas dos resultados, relações públicas, assessoria de imprensa e um acompanhamento maior em relação ao tempo de ações mapeadas.

 

Lembrando e reforçando que o Personal Branding usa ações mapeadas e realizadas no marketing pessoal, porque o marketing é o responsável pelo movimento do mercado.

 

Podemos então notar que todos os conceitos aqui apresentados estão ligados e não podem ser desassociados. Eu escrevo esse texto com o intuito de refletirmos e para que possamos ver a importância da marca pessoal em nossas vidas. Os profissionais dessas áreas são seus melhores aliados e com eles você vai visualizar com mais objetividade sua carreira.

Seja verdadeiro com você e encontre o equilíbrio em tudo que você faça. Não seja mais UM nesse mar de opções.

 

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SOBRE O COLUNISTA

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Consultora e Especialista em Marketing Pessoal, Responsável pela Unidade de Negócio da Ponto Pessoal, em Portugal. Consultora de Imagem e Personal Shopper, Vice Presidente da Associação Portuguesa de Consultores de Imagem e Personal Shopppers – APCIPS, Pós-graduada em Contratação Pública, Licenciada em Gestão, com especialização em empresas e Licenciada em Administração, com especialização
Autárquica. Com vínculo à Função Pública, desde 1995, exercendo funções de chefia na Divisão de Aprovisionamento e Património, desde 2008. Formada pela Fashion School do Porto em Consultoria de Imagem e Personal Shopper. Com especialização em Consultoria de Imagem Feminina e Masculina com Raquel Guimarães, Análise de coloração pessoal, método sazonal expandido com Luciana Urlich, Formação em roupa interior pela Dama de Copas, Formação em Personal Branding com Diogo Montes, Auto Maquilhagem com Mafalda Vieira, Consultoria de Imagem – Atendimento Online, com Lilian Jordão, Etiqueta, Comportamento Contemporâneo, com Silmara Santos Adad e Imagem Parisiense com Tamara Ramos Feijó.
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