Paula Abbas

Macrotendências de Consumo, Coolhunting, Design Estratégico e Arquitetura de experiências

Escrito por Adriano Tadeu Barbosa no dia . Postado em Blog, Entrevistas, Trends

Estar antenado em tendências não é tarefa para todos, mas é um assunto que a maioria gostaria de saber. Minha história com a entrevistada da vez começa em 2009, quando em uma aula do meu MBA me encantei com o assunto Coolhunting, que na época nem imaginava existir.

Hoje, pelas redes sociais, você já deve ter ouvido falar, mas ao ler essa matéria acredito que vá ficar ainda com mais vontade de saber mais, porque uma coisa adianto: é viciante =)

E não paramos por aí, porque evoluímos para o Design Estratégico e Arquitetura de experiências. Conhece os termos?

Desfrute comigo da maravilha que é estar ao lado dessa pessoa fantástica e futurista, Paula Abbas, e já comece a agendar os seus Th_.nkRooms de 2017.

 

Paula Abbas

Paula Foletto Abbas  é consultora em design estratégico. Professora nas áreas de Gestão Estratégica do Design, Inovação e Coolhunting. Pós-graduada em Marketing pela FAE Business School e Mestre em Direito Corporativo pela Universidade de Barcelona – Espanha. Em seus trabalhos utiliza amplamente ferramentas de Design Thinking e Pesquisa de Comportamento e Consumo, desenvolvendo metodologias especiais para cada caso e cliente, sempre com foco na maximização da experiência do usuário e na inovação inteligente. Atende grandes marcas como Grupo Boticário, Arauco do Brasil, Sebrae, entre outros. Head de Design Estratégico da Alter, empresa cujo propósito é compreender a essência das marcas e transformá-la em experiências reais que gerem profundo engajamento com seus consumidores. (Imagem: Arquivo Pessoal)

1) Paula, você tem uma trajetória significativa com Pesquisa de Tendências, foi uma das responsáveis por trazer o Coolhunting para Curitiba, certo? De onde vem essa paixão?

É um prazer para mim revisitar essa história. Essa paixão pelo coolhunting começou na Espanha. Eu não sabia que Pesquisa de Tendências era algo sistemático e tinha nome. Morei em Barcelona durante 6 anos com uma amiga, na época, estava estudando Coolhunting na Universidade Ramon Llull. Ao mesmo tempo que comecei a trabalhar para uma Designer de Moda bem conceituada na Europa, chamada Maite Muñoz, da marca Lebor Gabala. Foi através desse trabalho que comecei a frequentar as Feiras mais bacanas do setor e conheci a WGSN, que é o monstro global da leitura de tendências. A primeira vez que vi uma palestra deles me apaixonei. Isso aconteceu em 2006. Quando voltei para Curitiba, no mesmo período que essa amiga que estudava lá, ficamos sócias e abrimos uma empresa para trabalhar diretamente com Coolhunting e sensibilizar os empresários Curitibanos a respeito dessa nova forma de ver os negócios. Em 2008 desenhamos um Curso de Coolhunting e Pesquisa de Tendências e o Marcos Pamplona, da Lemon School da época, abraçou a causa. Na primeira turma fechamos com record de vendas. Eram 27 alunos, que não sabiam do que se tratava, mas estavam loucamente curiosos para conhecer esse mundo do Coolhunting. Foi aí que tudo começou!

 

2) Com seu trabalho você realizou vários projetos interessantes, qual deles você pode nos contar que mais lhe marcou?

Em 2012 abri a Anima, que significa Alma em Italiano. Nesse período realizei os mais diversos trabalhos na área de pesquisa qualitativa com foco em tendências, testando as mais diversas e inovadoras metodologias de campo. Confesso que o meu trabalho favorito, que englobou tudo, foi um giga trabalho realizado em parceria com o Grupo Boticário. Nessa ocasião, o pessoal interno de pesquisa de tendências deles apresentou as macrotendências globais para 90 participantes e saímos para um Safári Urbano para detectar as especificidades locais com toda essa turma. Foi muito impactante para todos os participantes. Teve um Plus nesse trabalho que foi uma grande facilitação em Design Thinking ao final do Safári para desenhar um mapa de sensibilidades para o setor. O resultado me encanta até hoje. Repetimos o trabalho de forma similar esse ano com o Sebrae, mas através de minha nova empresa, a ALTER. Foi muito bacana também, pois nos permitiu revisitar de forma sistemática o mesmo circuito e ver a evolução do comportamento do novo empreendedor Curitibano, 4 anos depois.

 

Alter Studio

Conheça mais da Alter Studio

 

3) Hoje, qual a profissão da Paula Abbas? 

Como a inovação corre no meu sangue, em 2016 abri um nova empresa com minha atual sócia, a arquiteta Juliana Medeiros, a ALTER (www.alterstudio.com.br). Trabalhamos hoje com Design Estratégico e Arquitetura de experiências. É a evolução de tudo o que aprendi e testei durante essa caminhada de 10 anos trabalhando com pesquisa qualitativa, coolhunting e design thinking. Acreditamos hoje que as marcas desejam ser amadas e para criar engajamento é preciso desenhar um experiência completa englobando empatia, pesquisa, inovação inteligente e muitos protótipos. É assim que atuamos hoje, envolvendo os clientes em um olhar holístico sobre seus negócios e antecipando, sempre, para onde devem caminhar, além de transformarmos todos os conceitos trabalhados na fase de pesquisa e ideação em experiências reais.

 

4) O que é tendência, por Paula Abbas?

Para mim a tendência é uma ideia, que vai tomando forma conforme mais pessoas, produtos e serviços que vão se incorporando a ela, até que consegue se espalhar como um vírus e contaminando uma parcela significativa da sociedade. O lindo das tendências é perceber que trata-se de um movimento lento, suave, intrínseco. Está em tudo e em todos, e só é preciso limpar as lentes para poder enxerga-las. Acho que esse é o grande sentido do meu trabalho, uma grande limpeza das lentes embaçadas pelo processo de aculturamento, que dificultam às pessoas a enxergar além do óbvio.

 

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5) E o que é a Th_.nkRoom?

Th_.nk Room é uma metodologia que passa por muitos caminhos de conhecimento e que pode levar a muitos resultados.  Th_.nk Room é uma fórmula que foi se aperfeiçoando desde os cursos da Lemon, passou pelos cursos da Anima e hoje dizemos que estrapola o conceito de curso. Th_.nk Room é um espaço para pensar. Para o pensamento livre, guiado por facilitadores apaixonados por seus propósitos de vida. A coisa começa no âmbito profissional de quem procura um encontro conosco e extrapola para a vida dessas pessoas. Já ouvi de participantes os mais diversos agradecimentos a respeito de mudanças de pensamento, do olhar para o mundo e consequentemente de seus caminhos de vida. Além do que, no fim das contas, nos tornamos grandes amigos, encontramos pessoas para realizar grandes sonhos, fazer novos e impactantes negócios… é o tal no networking, mas feito com alma e verdade.

 

6) E quais os e no decorrer do ano?

Esse ano teremos diversos encontros. Todos são escolhidos a dedo e foram testados para que funcionem juntos ou separados, ou seja, se a pessoa participa de um Th_.nk Room sai de lá com muitas possibilidades, e a cada encontro amplia seu universo referencial. Tudo isso de forma rápida, muito intensa e impactante. Nossos principais rooms são: Neurociência do Comportamento, Neuromarketing, Antropologia Cultural, Antropologia Urbana, Coolhunting, Macrotendências, Tendências Internacionais, Arquétipos, Comportamento e Consumo.

 

7) Como faço para ficar sabendo e participar? É aberto ao público, mas com vagas limitadas, isso?

Você pode, e deve, se inscrever na newsletter do nosso site: www.thinkroom.com.br  para receber nosso mailing. Também pode acompanhar os cursos através do nosso facebook: https://www.facebook.com/thinkroombr
Os encontros são abertos ao público. Cada tema acontece apenas uma vez ao ano. Apenas 4 impactantes encontros por tema. Tem que correr por que as vagas sempre acabam rápido e em função da nossa metodologia não aceitamos mais do que 12 pessoas no grupo.

 

 

O primeiro do ano já está com data marcada e começa dia 14/mar 2017 em Curitiba

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Como dito na matéria, no decorrer do ano haverão outros encontros como este, mas com temas complementares. Uma turma de até 12 alunos por tema. Portanto, fique atento às novidades, nossa sugestão é se cadastrar no mailing de Paula Abbas.

Acesse www.thinkroom.com.br 

 

Para você que quer se especializar, conheça o Método Ponto Pessoal AQUI – primeiro curso de especialização em Marketing Pessoal online no Brasil com um ano de duração, clientes reais e divulgação do seu trabalho.

 

 

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Adriano Tadeu Barbosa

Especialista, autor, professor, palestrante e apresentador em Marketing Pessoal desde 2006. Supervisor do GBA Internacional Mercado de Luxo do ISAE/FGV em Paris. Criador e supervisor do curso de Empreendedorismo do Centro Europeu em Curitiba de 2013 a 2016. Fundador da Ponto Pessoal em 2010, primeira agência e revista digital no Brasil especializadas em Comunicação e Marketing Pessoal. Currículo completo em br.linkedin.com/in/adrianotadeubarbosa | Contato: adriano@pontopessoal.com.br
Ponto Pessoal 2010-2017