Blog, Lifestyle

Leve 21 dias para se organizar

Escrito por no dia 23/06/2015

Olá, meu nome é Paula Fuzeto, sou Personal Organizer, Designer de Interiores e Publicitária. Estou estreando minha coluna aqui na Ponto Pessoal e o assunto sobre o qual vamos falar sobre é organização.

Você é organizado? Gostaria de ser? Ser organizado nos proporciona muitos benefícios, entre eles, a melhora da qualidade de vida, a redução do stress, aumento da produtividade, ganho de tempo e economia de dinheiro. Em contrapartida, ser desorganizado implica no rendimento profissional, interfere no humor, é prejudicial à saúde e afeta as relações interpessoais.

organização imagem ponto pessoal2

 

Qualquer pessoa pode ser organizada, basta ter vontade e começar a desenvolver bons hábitos. Você sabia que leva apenas 21 dias para adquirir um novo hábito e 6 semanas para torná-lo natural?

 

 

Aqui estão cinco dicas para começar a se organizar ou melhorar sua organização:

1. Defina um local para cada item
Quanto tempo por dia você passa procurando itens e objetos? O grampeador, aquele documento que estava em cima da mesa, a chave do carro. Guardar tudo sempre no mesmo local facilita a vida, economiza tempo e evita o stress.

2. Tome nota
David Allen, autor do livro “A Arte de Fazer Acontecer”, ensina que todos os compromissos, pendências e tudo mais devem ser anotados. No momento em que você anota no papel, libera a sua cabeça para pensar e buscar alternativas criativas e soluções para suas tarefas.

3. Faça imediatamente
Se a tarefa pode ser feita imediatamente, então faça. Se não for possível, agende, planeje ou execute o quanto antes. Fazer imediatamente evita o acúmulo de serviço, prazos apertados e outros problemas causados pela procrastinação.

4. Evite o acúmulo
Mantenha apenas as coisas que lhe são úteis ou proporcionam algum prazer. Acumular, apenas compromete o seu espaço. Descarte objetos inúteis, roupas que não utilizam há anos, revistas antigas, papéis desnecessários, etc.

5. Tenha prazos e objetivos
Saiba claramente aonde você quer chegar e em que prazo. Faça revisões periódicas em seu planejamento e mantenha tudo sob controle. Mude a estratégia caso não esteja alcançando o resultado desejado.

 

Para continuarmos a saber mais sobre organização, aproveite para organizar suas sugestões abaixo. Escolha os itens abaixo que gostaria de saber mais e envie, vamos preparar textos especiais para você!

[gravityform id=”60″ name=”Quais temas sobre organização você gostaria saber?”]

Muito obrigada e até a próxima dica!


SOBRE O COLUNISTA

É designer de interiores, especialista em organização, publicitária e blogueira. Acredita que a organização melhora a qualidade de vida e que menos é mais sempre. Fundadora do blogchegadebagunca.com.br onde oferece dicas sobre organização, produtividade e vida prática. Também é colunista para o blog da Leroy Merlin, Mobly e Ponto Pessoal. Currículo completo br.linkedin.com/in/paulafuzeto | contato@paulafuzeto.com

Criado com Area de Membros WP