Blog, Empregabilidade

O jovem líder

Escrito por no dia 13/03/2014
 Como o marketing pessoal pode ajudar jovens que assumem posições de liderança em empresas de todos os tamanhos.

O marketing pessoal pode ajudar jovens que assumem posições de liderança nas empresas.

Almoçando na casa de uma amiga, em um domingo típico de Curitiba, começamos a falar sobre como há jovens em cargos de liderança em empresas de todos os tamanhos. O padrasto dela, com 59 anos, exclamou: “Entrei em uma multinacional esta semana para tratar de negócios e me assustei com a quantidade de jovens com cargos de liderança, que me atenderam e fecharam o negócio comigo. Durante o atendimento, não falei com nenhum executivo acima de 35 anos. Não que precisasse, mas por se tratar de uma grande empresa com matriz fora do país e grandes volumes de negociações, ao menos pensei que pudesse encontrar. Sem dúvidas, nas conversas que tive, comprovei que os jovens têm formação, experiência internacional, certificados. Muitos com mais de uma faculdade e idiomas fluentes. Muito mais do que muitos executivos que conheço. E se estão onde estão é por mérito, e eu respeito muito”.

Essa conversa me fez pensar que já estamos no tempo em que as novas gerações assumem os postos das antigas, o que é muito bom, porque oxigena os cargos, setores, empresas, de todos os tamanhos. Se o jovem não empreende, ação muito comum nos dias de hoje, ele assume um cargo de gestão cada vez mais cedo. A população jovem nas empresas já é maioria, em grande parte das organizações. Isso alterou os processos e encurtou muitos caminhos. As empresas crescem na mesma velocidade que um jovem estagiário assume um cargo de supervisão. Mas há de se tomar cuidados para que as marcas pessoais destes jovens não sofram com esta velocidade.

Muitos não se preocupam com seus comportamentos, etiqueta, respeito ao próximo, relações interpessoais, visão de futuro. O que é pautado são aprendizagens de ponta, experiências cada vez mais qualificadas e até fora do país, cursos caros, grandes negócios fechados. Esses resultados são notados e ressaltam as competências dos jovens líderes, mas o comportamento é que vai mantê-los em seus cargos e empresas por mais tempo, porque eles impactam diretamente no futuro.

Um estudo do site americano CareerBuilder com 2000 headhunters e profissionais de recursos humanos mostrou que as habilidades técnicas e experiências profissionais são itens definidores, mas outros menos formais pesam na hora da busca de novas oportunidades e ao manter os empregos atuais, como: Demonstrar envolvimento com a comunidade, estar bem vestido, apresentar uma boa aparência física e demonstrar estar atualizado.

Os jovens devem se preocupar, além das tantas e excelentes formações, com a postura profissional, e em planos de marketing pessoal que comunicam o que cada um tem de melhor. Para isso, o relacionamento com os mais velhos e a aprendizagem de seus costumes e comportamento são fundamentais. Afinal, todos querem ser jovens com excelentes currículos, mas com comportamentos dignos de admiração das pessoas mais velhas, que podem ser seus pais e que estão entregando seus cargos e anos de trabalho aos mais jovens.

É o que tenho encontrado nestes anos desenvolvendo estratégias de venda pessoal para jovens e profissionais mais experientes. São diversos casos e pessoas diferentes, mas uma só necessidade e objetivo: a obrigação de orgulhar a nós mesmos e aos mais velhos que devemos respeito e que nos ensinam a todo momento.

Sucesso!


SOBRE O COLUNISTA

  • Linkedin
  • Facebook

Fundador e CEO da Ponto Pessoal, primeiro portal, revista e escola digital do Brasil e Portugal especializados em Marketing Pessoal. Especialista em marketing Pessoal desde 2006, professor, palestrante internacional, carreira pautada em consultorias, aulas, supervisão de cursos e criação de conteúdos desde 2006, tendo criado e supervisionado cursos de marketing, empreendedorismo e mercado de luxo, pelo Centro Europeu e ISAE/FGV em Curitiba e Paris, capital francesa, onde se especializou em Mercado de Luxo no ISAE Brasil e ISC Paris. Hoje também é Embaixador da marca Exaixo e do Portal Topview do grupo RIC Record PR no sul do Brasil, onde apresenta seu programa semanal na TV TV.
Currículo completo em www.adrianotadeubarbosa.com | Contato: adriano@pontopessoal.com.br

Criado com Area de Membros WP