Bem-Estar, Blog

Inteligência Emocional, como está o nível da sua?

Escrito por no dia 25/09/2013
A Life Coach e Terapeuta Holística, Tatiana Girardi.

A Life Coach e Terapeuta Holística, Tatiana Girardi.

Por Tatiana Girardi

Muito já se ouviu falar sobre o QI (Quociente de Inteligência) e hoje em dia também é notório e, de acordo com Daniel Goleman, o “pai” da inteligência emocional, ainda mais importante o QE (Quociente Emocional).

Para Goleman, para termos sucesso em qualquer área, dependemos apenas de 20% de QI e 80% de QE.

E o que é então a Inteligência Emocional? Tem total relação com as habilidades que temos em lidar com nossas questões pessoais e com as questões das pessoas com as quais nos relacionamos. Em resumo: quanto mais soubermos lidar com nossas próprias questões, melhor vamos lidar com as questões alheias e com isso o nível do nosso QE se elevará.

No seu livro Inteligência Emocional (Editora Objetiva), Daniel Goleman faz o seguinte mapeamento em cinco áreas de habilidades:
1. Autoconhecimento Emocional: reconhecer um sentimento no momento em que ele está ocorrendo.
2. Controle Emocional: habilidade de lidar com seus próprios sentimentos, tendo a flexibilidade de se adaptar à situação.
3. Automotivação: usar as próprias emoções a favor do seu objetivo.
4. Reconhecimento de emoções em outras pessoas.
5. Habilidade em relacionamentos interpessoais.

Notem que as três primeiras se referem a Inteligência Intrapessoal, ou seja, você com você mesmo. As duas últimas focam a Inteligência Interpessoal, você com os outros.

Nesse artigo falaremos das três primeiras: Intrapessoal.

Uma ferramenta de coaching que pode ajudar a aumentar o nosso QE intra-pessoal é nos darmos notas nas habilidades abaixo e a partir delas refletir sobre o que podemos fazer para aumentá-las. São elas:

1) Eu me conheço = Autoconhecimento
De um a dez, que nota você se dá para:
a) Autoconsciência Emocional
b) Autoavaliação Correta
c) Autoconfiança

Reflexões: Antes de enfrentar um desafio que gera um estresse emocional, reflita: o que estou sentindo neste momento? Como eu posso pensar e agir diferente nesta situação?

2) Eu me gerencio = Autogerenciamento
De um a dez, que nota você se dá para:
a) Autocontrole
b) Confiabilidade
c) Conscientização

Reflexões: Em relação aos seus objetivos, eles estão em seu poder e você os gerencia? Caso sim, pergunte-se: como posso me comportar neste momento para alcançar meu objetivo?

3) Eu me motivo = Automotivação
De um a dez, que nota você se dá para:
a) Orientação de Realização (o quanto está focado a alcançar o resultado)
b) Iniciativa
c) Foco

Reflexões: O quanto tenho persistido no que quero? Posso ter mais iniciativa? Estou 100% focado?

Vocês devem esta pensando: quantas reflexões e quantas perguntas. Mas é assim que conseguimos parar para nos estudar e nos conhecermos ainda mais.

Dá trabalho mas o resultado é ótimo.
Permita-se!
Fiquem atentos, mês que vem escreverei a segunda parte sobre a inteligência interpessoal.

Abraços e até mais,
Tatiana Girardi

* Tatiana Girardi é Life Coach e Terapeuta Holística.  Proprietária do Espaço do Bem-Estar desde 2008, graduada em administração de empresas com habilitação em gestão de negócios, na Unicuritiba; Pós-graduada em marketing com ênfase no comportamento do consumidor, na Unicuritiba; Graduada em bioterapia (terapias alternativas) pela Universidade de Ensino Livre (Uniabel), filiada ao Sinthalpar (Sindicato dos Terapeutas Holísticos do Paraná – RTA: 909428); Especialista em reiki, terapia floral, cromoterapia e aromaterapia; Durante 17 anos atuou na área de publicidade e marketing; Professora da A Grande Escola – TEMA: TPM – Tempo para Mulheres; Life Coach formada pelo IBC – Self & Professional Coach –  Instituto Brasileiro de Coaching – 2011 e Coach Multifocal – By Augusto Cury – Certificação CMAC – Florida Christian University – 2013.


SOBRE O COLUNISTA

Life Coach e Terapeuta Holística, proprietária do Espaço do Bem-Estar desde 2008, graduada em administração de empresas com habilitação em gestão de negócios, na Unicuritiba; Pós-graduada em marketing com ênfase no comportamento do consumidor, na Unicuritiba; Graduada em bioterapia (terapias alternativas) pela Universidade de Ensino Livre (Uniabel), filiada ao Sinthalpar (Sindicato dos Terapeutas Holísticos do Paraná – RTA: 909428); Especialista em reiki, terapia floral, cromoterapia e aromaterapia; Durante 17 anos atuou na área de publicidade e marketing; Professora da A Grande Escola – TEMA: TPM – Tempo para Mulheres; Life Coach formada pelo IBC – Self & Professional Coach – Instituto Brasileiro de Coaching – 2011 e Coach Multifocal – By Augusto Cury – Certificação CMAC – Florida Christian University – 2013. Agora escreve para o Blog da Ponto Pessoal buscando o melhor para nossos leitores no que se refere ao desenvolvimento humano e qualidade de vida; Orientadora profissional – (reorientação profissional e planejamento de carreira) pelo Portal Vocacional – 2014. Contato: tatiana@espacodobemestar.com e www.espacodobemestar.com

Criado com Area de Membros WP