Blog, Empreendedorismo

Forme-se Empreendedor

Escrito por no dia 03/04/2014

entrepreneur man

Sete de cada dez brasileiros que abrem uma empresa tomam a iniciativa por identificar momento favorável para ganhar dinheiro sendo donos do próprio negócio. O Brasil teve o melhor desempenho no ranking de empreendedorismo por oportunidade entre os países dos Brics (grupo que reúne, além do Brasil, Rússia, China, Índia e África do Sul), com 71%. O indicador brasileiro também não ficou muito atrás das chamadas “economias maduras”, como Estados Unidos (78%) e Reino Unido (84%).

Os dados são da pesquisa GEM (Global Entrepreneurship Monitor), feita em 68 países, sob o comando da London Business School e Babson College. No Brasil, é patrocinada pelo Sebrae e realizada pelo Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP), em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV). Foram ouvidas 10 mil pessoas de 18 a 64 anos, de todas as regiões, e 85 especialistas em empreendedorismo.

Mas ainda falta para o empreendedor alguns conhecimentos para que seu negócio prospere. Ele é envolvido pela emoção, tem talento, seus produtos, na maioria dos novos negócios, são de extrema qualidade, mas no momento de pensar em Fluxo de Caixa, Recursos Humanos, Marketing, Negócios Digitais, o empreendedor não sabe o que deveria.

Segundo Barbosa, o aumento da escolaridade é um dos fatores que mais fortalecem o empreendedorismo no País, que contribui para que o índice de sobrevivência das empresas continue se expandindo. De acordo com dados do Sebrae, 76% dos pequenos negócios conseguiram superar a barreira de dois anos de atividade.

A capacitação em empreendedorismo não é voltada só àqueles que desejam abrir seu próprio negócio, mas também a quem precisa de inovação nos negócios já estabelecidos. Pode servir, ainda, àqueles que querem levar o empreendedorismo para as empresas, buscando alternativas para resultados mais efetivos e duradouros.

Com a intenção de incentivar os empreendedores na busca por capacitação, a Ponto Pessoal e o Centro Europeu promovem eventos gratuitos mensais, em Curitiba e em Ponta Grossa, em formato de palestras. Cada mês um assunto que complementa o aprendizado do empreendedor. Para participar, é necessária inscrição em www.pontopessoal.com.br/eventos/diferencie-ce

pontopessoal_site_imagem_diferencieCE_pq


SOBRE O COLUNISTA

  • Linkedin
  • Facebook

Fundador e CEO da Ponto Pessoal, primeiro portal, revista e escola digital do Brasil e Portugal especializados em Marketing Pessoal. Especialista em marketing Pessoal desde 2006, professor, palestrante internacional, carreira pautada em consultorias, aulas, supervisão de cursos e criação de conteúdos desde 2006, tendo criado e supervisionado cursos de marketing, empreendedorismo e mercado de luxo, pelo Centro Europeu e ISAE/FGV em Curitiba e Paris, capital francesa, onde se especializou em Mercado de Luxo no ISAE Brasil e ISC Paris. Hoje também é Embaixador da marca Exaixo e do Portal Topview do grupo RIC Record PR no sul do Brasil, onde apresenta seu programa semanal na TV TV.
Currículo completo em www.adrianotadeubarbosa.com | Contato: adriano@pontopessoal.com.br

Criado com Area de Membros WP