Bem-Estar, Blog

Excesso de Futuro

Escrito por no dia 05/05/2015

Por um instante que seja, você já observou que quase sempre não está de fato no momento presente? E que por isso deixa de aproveitar os momentos da vida em sua totalidade?

pensandonofuturo-tatigirardi

Sugiro que se observe e perceba que mesmo quando está em um momento bacana e importante, o quanto está pensando no que fará dali quinze minutos, meia hora, no dia seguinte, na semana que vem e assim por diante.

Além disso, tenho percebido no meu dia a dia o quanto são fortes a angústia e a ansiedade, e quão grande é o “estrago” emocional em pessoas que sofrem em excesso pelo futuro. Afinal, o sofrimento é por algo que ainda não existe, por algo que não se controla, e é aí que as coisas se complicam.

Uma coisa é você focar na sua vida hoje, pois o hoje é o que você tem de fato, para abrir caminho para o futuro. Outra coisa é você focar tanto no futuro e não traçar e alicerçar esse caminho. É como querer construir uma casa iniciando as obras pelo telhado.

É importante gerir o seu foco para o momento presente, pois onde está a sua atenção, está a sua mente.

 

REVISTA DIGITAL PONTO PESSOAL – A Primeira Revista no país especializada em Comunicação e Marketing Pessoal. Acesse, conheça os 12 temas abordados e assine gratuitamente.

ponto_pessoal_imagens_site_assine_revista3

Assinatura Gratuita em www.pontopessoal.com.br/revista

 

Quando percebo que estou sofrendo e ansiando demais pelo futuro e que por isso não estou no aqui e agora, faço duas coisas:

1. Medito: ressalto que se dividirmos a palavra meditação ao meio, teremos medit/ação, o que significa dizer que meditar é fazer todas as nossas atividades com plena atenção, com cem por cento de foco;

2. Tenho como mantra a frase: só por este momento, só por hoje.

 

Experimente exercitar o ensinamento do Buda: “se você está descascando batatas, descasque batatas.”

Que tal se permitir só por hoje?

 

Abraços e até mais,


SOBRE O COLUNISTA

Life Coach e Terapeuta Holística, proprietária do Espaço do Bem-Estar desde 2008, graduada em administração de empresas com habilitação em gestão de negócios, na Unicuritiba; Pós-graduada em marketing com ênfase no comportamento do consumidor, na Unicuritiba; Graduada em bioterapia (terapias alternativas) pela Universidade de Ensino Livre (Uniabel), filiada ao Sinthalpar (Sindicato dos Terapeutas Holísticos do Paraná – RTA: 909428); Especialista em reiki, terapia floral, cromoterapia e aromaterapia; Durante 17 anos atuou na área de publicidade e marketing; Professora da A Grande Escola – TEMA: TPM – Tempo para Mulheres; Life Coach formada pelo IBC – Self & Professional Coach – Instituto Brasileiro de Coaching – 2011 e Coach Multifocal – By Augusto Cury – Certificação CMAC – Florida Christian University – 2013. Agora escreve para o Blog da Ponto Pessoal buscando o melhor para nossos leitores no que se refere ao desenvolvimento humano e qualidade de vida; Orientadora profissional – (reorientação profissional e planejamento de carreira) pelo Portal Vocacional – 2014. Contato: tatiana@espacodobemestar.com e www.espacodobemestar.com

Criado com Area de Membros WP