Bem-Estar, Blog

Eu tenho que…

Escrito por no dia 06/03/2015
texto tati girardi - eu tenho que

Permita-se…

“Ninguém tem o direito de me julgar a não ser eu mesmo. Eu me pertenço e de mim faço o que bem entender.” (Raul Seixas)

Desde que nos conhecemos por gente aprendemos regras e condutas as quais, obviamente, são importantes para um convívio social saudável. Não é esse o ponto que vou explorar nesta coluna.

O que sempre me inquietou e ainda me faz pensar é a questão da tal “moldura social” a que somos submetidos, ou, a qual nos permitirmos ser submetidos.

Como se, no caso de um não enquadramento, tivéssemos algum problema ou, mais ainda, sermos taxados de ET’S ou rebeldes ou sem alguns parafusos.

Como se fôssemos todos iguais, com um mesmo perfil, entrando e saindo de uma linha de montagem.

A moldura social é a mãe da ditadura do “eu tenho que”:

– “Eu tenho que escolher a profissão perfeita e tenho que ter sucesso.”, ainda que eu tenha apenas 17 anos, pouco me conheça e muito menos conheça a vida.
– “Eu tenho que namorar, noivar e casar com um bom partido.”
– “Eu tenho que, um ano depois de casada, ter um filho.”
– “Eu tenho que ser magra.”
– “Eu tenho que ser feliz.”
– “Eu tenho que ser bem sucedida.”
– “Eu tenho que produzir 100% do tempo.”

E por aí vai…

Muitas pessoas se enquadram na moldura e vivem muito bem obrigada.

Mas muitas outras pessoas se enquadram e não vivem bem ou buscam o “enquadramento” uma vida inteira e se não o alcançam, se frustram e sofrem.

Meus questionamentos:

EU QUERO “ter que”?
EU PRECISO “ter que”?

E o principal deles: ME FAZ SENTIDO “ter que”?

Acredito que a linha “isso me faz sentido ou não me faz sentido” além de mais real, é libertadora.

Por isso eu grito: abaixo a ditadura do “ EU TENHO QUE”.

Não “temos que nada”, além do que nos faz ou não nos faz sentido. Simples assim!

Permita-se. Questione-se!

Abraços e até mais,


SOBRE O COLUNISTA

Life Coach e Terapeuta Holística, proprietária do Espaço do Bem-Estar desde 2008, graduada em administração de empresas com habilitação em gestão de negócios, na Unicuritiba; Pós-graduada em marketing com ênfase no comportamento do consumidor, na Unicuritiba; Graduada em bioterapia (terapias alternativas) pela Universidade de Ensino Livre (Uniabel), filiada ao Sinthalpar (Sindicato dos Terapeutas Holísticos do Paraná – RTA: 909428); Especialista em reiki, terapia floral, cromoterapia e aromaterapia; Durante 17 anos atuou na área de publicidade e marketing; Professora da A Grande Escola – TEMA: TPM – Tempo para Mulheres; Life Coach formada pelo IBC – Self & Professional Coach – Instituto Brasileiro de Coaching – 2011 e Coach Multifocal – By Augusto Cury – Certificação CMAC – Florida Christian University – 2013. Agora escreve para o Blog da Ponto Pessoal buscando o melhor para nossos leitores no que se refere ao desenvolvimento humano e qualidade de vida; Orientadora profissional – (reorientação profissional e planejamento de carreira) pelo Portal Vocacional – 2014. Contato: tatiana@espacodobemestar.com e www.espacodobemestar.com

Criado com Area de Membros WP