Blog, Lifestyle, Método Ponto Pessoal

Etiqueta não é frescura

Escrito por no dia 26/05/2017

“A Etiqueta Social é a arte das boas maneiras e dos bons costumes. Compreende um conjunto de regras, estilos, normas e hábitos, que emprestam à vida cotidiana uma característica de harmonia, elegância e distinção.”

Socila Etiqueta Social

Eu gosto de regras de etiqueta, adoro! Quando eu estava na adolescência em Belo Horizonte/MG meu sonho era ser aluna da “Escola Socila”. Escola que formava manequins e treinava candidatas aos concursos de beleza, como também ministrava diversos cursos, onde se destacava o de “Aperfeiçoamento Social” (Etiqueta, Vestuário, Maquiagem, Postura e Andamento).

etiqueta-nao-e-frescura-ana-paola-almeida

É claro que em nenhum momento eu quis ser manequim ou mesmo uma miss, mas aprender sobre etiqueta, vestuário, maquiagem e postura era o máximo para mim. Minha mãe acabou com a festa rapidinho, uma vez que ela achava que era dinheiro jogado fora “tanta frescura”. Educação vinha de casa! Para minha sorte a mãe da minha melhor amiga não compactuava com as ideias da minha mãe e a matriculou na escola. Sendo assim, foi por osmose que dei meus primeiros passos na “etiqueta social”.

Tenho pleno conhecimento que nos dias de hoje, tão líquidos, e com o surgimento das redes sociais, muitas pessoas também torcem o nariz quando falamos em regras de etiqueta (igual a minha mãe) e pensam que educação já vem de casa!

Concordo em parte com estas pessoas, no sentido que a etiqueta e os códigos de conduta precisam e devam ser sempre revisitados e repaginados para que acompanhem o desenvolvimento natural da sociedade, mas é fundamental, para evitar mal-entendidos e principalmente grandes gafes, sabermos as regras do jogo!

E para mim, esta é a grande sacada: Ter conhecimento das regras, deixar sempre tudo muito claro para evitarmos maiores confusões, tanto na esfera pessoal, como na profissional.

 

ponto_pessoal_imagens_site_6edicoes_assine-1

 

Um exemplo desta clareza das regras de conduta, aconteceu no último final de semana no casamento da irmã de Kate Middleton, Pippa Middleton.

A presença da realeza fez com que os noivos adotassem algumas regras especiais para seu enlace: celulares e câmeras fotográficas foram banidos; o dress code proibiu roupas “reveladoras”; e uma regra de etiqueta pediu que os convidados evitassem conversa com Kate Middleton e Príncipe William a menos que o casal iniciasse a conversa.

E mais, Pippa causou grande polêmica ao adotar a política do “sem aliança, sem convite” para os convidados, regra esta que até na própria Inglaterra gera muitas controvérsias já que nos dias atuais não podemos definir o estado civil de uma pessoa pelo casamento formal, vez que muitos casais apesar de não acreditarem no casamento convencional, encontram-se juntos há mais de 10 (dez) anos e decidiram não se casar, isso significa que eles não são dignos de irem juntos a uma cerimônia?

Ou seja, mesmo que as regras sejam claras é óbvio que elas precisam ser atualizadas e repensadas, mas nem por isto infringidas.

Precisamos unir as regras de boa convivência com a rapidez com a qual o mundo gira e as diferenças culturais aparecem.

E devemos sempre nos lembrar que a etiqueta traduz uma estreita relação entre a parte interior e exterior da pessoa. Pense nisto ao alegar que etiqueta é frescura.

Ah, e a Socila também voltou, anos depois, repaginada, com uma proposta mais moderna e atual, pensando no aperfeiçoamento social e profissional, mas sem nunca perder a classe!

As fotos deste texto foram encontradas no Google Imagens.

 

Continue conectado comigo, acompanhe meu Instagram =)

instagram ana paola almeida

 

Que tal aprender um pouco mais?

Somente 10 vagas. Faça sua inscrição AQUI ou clique na imagem

Curso online Etiqueta e Comportamento junho 2017

 

 

Quer trabalhar seu Marketing Pessoal?

Banner-Texto-Adriano-Tadeu-Barbosa-Marketing-Pessoal-Nao-E-Para-Todos

 

 

Para você que quer se especializar, conheça o Método Ponto Pessoal AQUI – primeiro curso de especialização em Marketing Pessoal online no Brasil com um ano de duração, clientes reais e divulgação do seu trabalho.

 

 

capafacebook-adrianotadeubarbosa-red-828x315


SOBRE O COLUNISTA

Colunista independente Ponto Pessoal, consultora em Marketing Jurídico, Coach e Personal Brander. Sou graduada em Direito pela UFMG e possuo certificação em Personal & Professional Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching (certificação reconhecida por Behavioral Coaching Institute (BCI) e Internacional Coaching Concil). Atuo com consultoria em escritórios jurídicos de todo o Brasil desde 2010, auxiliando os escritórios a se profissionalizarem. Sou bailaria clássica e apaixonada pela Palavra e pelo ser humano. Atualmente, me especializo em Marketing Pessoal com Adriano Tadeu Barbosa. | Instagram: https://www.instagram.com/anapaolaalmeida/

Criado com Area de Membros WP