Blog, Lifestyle, Método Ponto Pessoal

Etiqueta comportamental é coisa do passado?

Escrito por no dia 25/05/2017

Tenho ouvido muitos comentários de que seguir regras de etiqueta é ¨frescura¨ e está fora de moda. Eu penso diferente, acredito que nunca havia sido tão necessário estabelecer regras de comportamento. Não discordo que muitas precisam ser revistas e atualizadas, pois vivemos num mundo muito diferente daquele em que muitas destas regras foram estabelecidas.

etiqueta-comportamental-jacqueline

Fonte: Google Imagens

Vamos imaginar o trânsito de uma grande capital sem as normas hoje vigentes. Seria o caos: engarrafamentos e brigas, todos se achariam no direito de dirigir como bem entendessem. A etiqueta, seja ela social, empresarial ou para cerimoniais nada mais é do que a sinalização de como procedermos a fim de que possamos agir com civilidade e respeito ao outro independentemente de nossas crenças pessoais.

O conhecimento das regras básicas de etiqueta nos dá a segurança de que estamos agindo de forma adequada e que não vamos nos sentir constrangidos em nenhum tipo de situação. Ela está presente em nossa criação que, por mais simples que seja, prepara-nos para convivência social e empresarial.

 

ponto_pessoal_imagens_site_6edicoes_assine-1

 

Vivemos num mundo globalizado em que podemos até ser impedidos de nos comunicar verbalmente pelo desconhecimento da língua, mas que o faremos na forma de nossa imagem pessoal (aparência, comportamento e comunicação) adequada.

Não tem como objetivo desrespeitar a essência do indivíduo, mas pelo contrário, nos permite definir o que queremos ou não fazer (temos opção de não ir a um local onde sabemos todos estarão usando terno se não nos sentirmos bem com este tipo de traje melhor do que ficarmos constrangidos por estar usando uma roupa diferente de todos os demais).

Muitos falam que ¨O bom senso deve prevalecer¨, mas exatamente bom senso de quem, em uma situação que se identifique ou favoreça quem… bem complicado. O bom senso depende da perspectiva de quem o vê.

netiqueta-jacqueline-etiqueta-comportamental

Fonte: Google Imagens

Um dos grandes desafios de hoje é estabelecer regras de comportamento no mundo virtual, até aqui, todos fizeram o que bem entenderam, mas, no entanto, já surgem efeitos desastrosos pelo excesso de autoexposição. As grandes empresas procuram referências de seus candidatos e até mesmo de seus funcionários na internet e lá, é possível saber quase tudo; em alguns casos até qual foi a última refeição do pesquisado. Pessoas já provocaram desafetos e perderam grandes oportunidades (que elas talvez jamais saberão que existiram) pela forma que se comportam nas Redes Sociais. Mensagens trocadas por whatsapp já estão sendo consideradas provas em processo jurídicos. Sim, isto também refere-se a Etiqueta, Netiqueta, mas isso é assunto para o nosso próximo post.

Por isso a Etiqueta é coisa do presente e futuro, inspirada no passado.

 

Leia aqui: Mensagens de WhatsApp podem ser usadas como provas em ações judiciais

 

Convido você para me acompanhar, veja meu Instagram =)

instagram-jacqueline-carcereri

 

Que tal aprender um pouco mais?

Somente 10 vagas. Faça sua inscrição AQUI ou clique na imagem

Curso online Etiqueta e Comportamento junho 2017

 

Quer trabalhar seu Marketing Pessoal?

Banner-Texto-Adriano-Tadeu-Barbosa-Marketing-Pessoal-Nao-E-Para-Todos

 

 

Para você que quer se especializar, conheça o Método Ponto Pessoal AQUI – primeiro curso de especialização em Marketing Pessoal online no Brasil com um ano de duração, clientes reais e divulgação do seu trabalho.

 

 

capafacebook-adrianotadeubarbosa-red-828x315


SOBRE O COLUNISTA

  • Linkedin
  • Facebook

Colunista independente Ponto Pessoal, consultora de Imagem, pós-graduada em Marketing e Gestão de Negócios e atualmente está se especializando em Marketing Pessoal com Adriano Tadeu Barbosa. | Instagram: https://www.instagram.com/jacquelinecarcereri/

Criado com Area de Membros WP