Blog, da Redação, Lifestyle

Especial Casa Cor PR 2017

Escrito por no dia 26/06/2017

Maganhoto e Casagrande apresentam Hall de Entrada da Arauco

Espaço assinado pelo escritório na Casa Cor Paraná 2017 tem como destaque os lançamentos exclusivos da marca

casa-cor-2017-arauco-hall-de-entrada

Hall de Entrada da Arauco na Casa Cor PR 2017 Foto: Nenad Radovanovic

Sofisticação, sustentabilidade e tecnologia. Essas são as principais características que poderão ser vistas pelos visitantes da Casa Cor Paraná 2017, no espaço da dupla Luiz Maganhoto e Daniel Casagrande, em sua 11ª participação na mostra.

Responsável por recepcionar os visitantes para o restante da exposição, o Hall de Entrada Arauco, traz elementos inspirados no design francês com leitura contemporânea e promete transmitir um ar intimista e elegante.

Com o mobiliário confeccionado com os lançamentos exclusivos da marca Arauco, Golden e Grafen, o hall de entrada contará com inspirações luxuosas, com uma pitada tecnológica. “Destacamos, principalmente, que o projeto terá um tom lúdico para quem chegar à exposição, principalmente devido aos materiais exclusivos, produzidos pela Arauco, para o nosso ambiente na Casa Cor Paraná 2017, o Golden e o Grafen. O primeiro será responsável por transmitir a ideia do luxo, do elegante e, o segundo, por dar um toque tecnológico”, sinaliza o arquiteto Luiz Maganhoto.

A dupla desenhou grande parte do mobiliário e elementos que compõe o ambiente, como painéis, teto e sistema de iluminação ― criados com os materiais da Arauco, provenientes de um programa de reflorestamento e reutilização de matéria-prima, o que levará a sustentabilidade para dentro do espaço. “A ideia é transmitir a atualidade. Como estaremos na entrada da exposição, precisávamos surpreender os visitantes. Conseguimos isso por meio da tecnologia que, além de presente nos materiais da Arauco, estará também nas iluminações em LED que farão parte do design do ambiente. Além disso, incluímos a sustentabilidade por meio das matérias-primas do mobiliário que desenhamos”, destaca o designer Daniel Casagrande.

Revestimentos em 3D da Guaraúna, o piso do espaço, fornecido pela Pastilhart, e a iluminação composta por um grande lustre e arandelas em cobre, da Grey House Iluminação, também são destaque do ambiente da dupla.

Fotos: Nenad Radovanovic

Sobre Maganhoto e Casagrande Arquitetos Associados:

Foto: Gerson Lima

Foto: Gerson Lima

O arquiteto Luiz Maganhoto, que completou 30 anos de carreira em 2016, e o designer Daniel Casagrande estão à frente do escritório Maganhoto e Casagrande Arquitetura, que por nove anos consecutivos esteve em primeiro lugar na premiação TOP 100 Kaza Paraná, uma homenagem aos arquitetos e designers mais atuantes e influentes em todo o território nacional. Os profissionais acumulam troféus e projetos notáveis e dentre seus feitos estão 600 clínicas espalhadas pelo mundo, além de inúmeros projetos residenciais.

 

 

Serviço:
Maganhoto e Casagrande Arquitetura
Rua Dr. Ney Leprevost, 241 – Curitiba
http://www.maganhoto.arq.br/

 

Arquiteta Renata Pisani marca presença na Casa Cor Paraná

Na 24ª edição, a profissional assina o espaço Home Cinema Avex

Renata Pisani 1

Home Cinema Avex Foto: Nenad Radovanovic

Em sua sexta participação na Casa Cor Paraná, a arquiteta Renata Pisani assina este ano o espaço Home Cinema Avex, que conta com 55 metros quadrados. A profissional já participou das edições de 2006, 2011, 2012, 2013 e 2015. Na 24ª edição, a Casa Cor PR acontece entre os dias 4 de junho a 16 de julho, no Jockey Club do Paraná.

Segundo a arquiteta, a inspiração para a concepção do projeto foi uma área de convívio para reunir familiares, receber amigos, assistir filme e escutar uma música. “A proposta é uma sala multifuncional, o coração da casa, um ambiente agradável e acolhedor”, explica. No espaço, a profissional priorizou o conforto, para isso optou pelos lançamentos da Artefacto. Entre os produtos estão o sofá em L com módulos componíveis, e a mesa de centro com uma composição de mesas, forte tendência em Milão.

Entre os principais diferenciais do projeto está a tecnologia de ponta da Avex Technology, com os equipamentos de home theater e automação na iluminação, que podem ser controlados por um aplicativo. Para o projeto luminotécnico, a arquiteta utiliza iluminação indireta, criando cenas diferenciadas por meio da automação. “Ao projetar pensei nas necessidades do dia a dia, por isso criei uma área priorizando o conforto para receber amigos ou assistir TV e um lounge com poltronas giratórias que servem tanto para assistir TV de forma confortável quanto para tomar um drink próximo a adega de vinhos e cervejeira”, destaca Renata.

 

ponto_pessoal_imagens_site_6edicoes_assine-1

 

A Casa Cor Paraná estará aberta ao público de 4 de junho a 16 de julho, no Jockey Club do Paraná, na Av. Victor Ferreira do Amaral, 2299 – Tarumã, Curitiba (PR).

Fotos: Nenad Radovanovic

Sobre Renata Pisani Arquitetura & Interiores

Renata Pisani foto Daniel Sorrentino

Renata Pisani – Foto: Daniel Sorrentino

 

Com 18 anos de experiência no mercado, a profissional possui um vasto know-how em projetos arquitetônicos, de interiores e design, reunindo as áreas residenciais, comerciais e institucionais. Renata também conta com especialização em Meio Ambiente, prezando por construções sustentáveis. Com aproximadamente 200 projetos já executados, o escritório Renata Pisani Arquitetura & Interiores preza pelo planejamento e acompanhamento em todas as etapas do projeto, colocando o cliente e os objetivos almejados sempre em primeiro lugar. Para isso, busca priorizar sempre o atendimento personalizado aos clientes.

Serviço:
Renata Pisani Arquitetura & Interiores
Rua Petit Carneiro, 687 – Água Verde, Curitiba (PR)
www.rparquitetura.com.br

 

Todeschini apresenta cor exclusiva na Casa Cor Paraná 2017

Marca está presente no ambiente Lounge Gourmet, assinado pelo arquiteto Sandro Percicotti

Lounge Gourmet Foto Daniel Sorrentino

Lounge Gourmet Foto: Daniel Sorrentino

Fornecedora oficial da Casa Cor PR, a Todeschini apresenta uma cor exclusiva no ambiente Lounge Gourmet, assinado pelo arquiteto Sandro Percicotti. Desenvolvida por meio do aplicativo LifeColors, a cor é inspirada no tom alaranjado do rótulo da champagne Veuve Clicquot.

O espaço de 120 metros quadrados traz como inspiração o estilo industrial, que surgiu nos Estados Unidos, onde transformaram galpões em restaurantes e residências. “A ideia foi trazer o industrial chique para dentro do espaço, inspirado nas antigas fábricas de Nova Iorque que foram transformadas em restaurantes. Neste ambiente, apresentamos o luxo nos detalhes, como o uso de espelhos, que remetem à elegância”, explica o arquiteto Sandro Percicotti, que soma este ano sua 10ª participação na mostra paranaense.

Optou-se por desenvolver uma cor exclusiva inspirada na Champagne Veuve Clicquot, pois ela é o ápice do glamour. “O LifeColors possibilitou criar uma cor exclusiva para ser usada no ambiente, unindo a cor da Champagne que lembra a sofisticação, além de ser um tom quente, que aquece o espaço“, comenta Sandro.

O mobiliário planejado da Todeschini complementou o espaço. “Gavetas pretas foram feitas exclusivamente para atender a parte gourmet, servindo de apoio e com um carrinho volante para servir os pratos. Já nas bancadas, alguns nichos servem como adega, e na parte de dentro utilizamos gavetas com iluminação”, destaca o profissional. A Laca, Aço Cortain, e Ouro Preto, padrões Todeschini, foram utilizados como revestimentos nos mobiliários. A funcionalidade está entre os principais diferenciais do projeto, que atende a parte de lounge, jantar e a área para cozinhar. Além disso, o arquiteto cuidou para manter uma boa circulação no espaço.

As soluções sustentáveis estão presentes no mobiliário da Todeschini, que conta com o selo de sustentabilidade, valorizando o cuidado com o meio ambiente desde a produção na fábrica, até a composição das madeiras. Para o projeto luminotécnico, optou-se por iluminação indireta, exceto no uso de lustres. “Também inseri lâmpadas na bancada, um diferencial do espaço, que servem para manter a comida que está sendo preparada sempre aquecida. É algo que aderi exatamente por ser um espaço gourmet e porque está em alta nos Estados Unidos”, finaliza.

O resultado do projeto é um espaço gourmet que pode ser usado em ambientes comerciais e residenciais, para receber os familiares e amigos.

Fotos: Daniel Sorrentino

Sobre a Todeschini Juvevê e Batel

A Todeschini é uma das maiores fabricantes de móveis planejados da América Latina. Os produtos da marca, reconhecida por seu pioneirismo e pela constante capacidade de renovação, incluem móveis e complementos para ambientes personalizados de residências, empresas e empreendimentos comerciais. Comandadas pelos empresários Clair e Loizane Milani, as lojas da Todeschini Juvevê e Batel trazem as novidades lançadas pela marca ao público curitibano.

Serviço
Todeschini Juvevê
Endereço: Augusto Stresser, 371 – Juvevê – Curitiba (PR)
Todeschini Batel
Endereço: Alameda Dr. Carlos de Carvalho, 1686 – Batel – Curitiba – PR
www.facebook.com/todeschinijvvxv

Assessoria:
BG Assessoria de Imprensa
Bianca Santos
Assessora de Imprensa
jornalismo02@bgcomunicacao.com.br
+55 (41) 3203.1894

Do lavabo ao jardim: como o bem-estar está presente na Casa Cor Paraná

Confira os ambientes dos clientes do BG Express na Casa Cor Paraná. ‘Lavabo Funcional’, das designers Janaina Marques e Jennyfer Gotardo, ‘Lounge Rio Quente Resort’, dos profissionais Rodrigo Garcia e Michelle Felicetti e ‘Jardins das Artes’ assinado por Arnaldo e Luciana Brandão.

Rodrigo Garcia e Michelle Felicetti - Crédito Raquel Lima (1)

Rodrigo Garcia e Michelle Felicetti – Foto: Raquel Lima

 

Presto Arquitetura e Interiores apresenta Lounge Rio Quente Resort na Casa Cor Paraná 2017.

Projeto assinado pelo designer Rodrigo Garcia, com apoio da arquiteta Michelle Felicetti, oferece atmosfera inspirada nos tons terrosos do estado de Goiás.

Com o tema da 24ª edição da Casa Cor Paraná como “Foco no essencial”, pensando no que é indispensável para seus respectivos espaços, o designer Rodrigo Garcia, da Presto Arquitetura, com o apoio da arquiteta Michelle Felicetti foram os responsáveis pela criação do projeto do lounge da mostra, que traz o nome “Lounge Rio Quente Resort”. Inspirado nos tons terrosos do estado de Goiás, o ambiente foi criado para abrigar os stands de venda do grupo Rio Quente Resorts. “Precisávamos transmitir a essência do grupo Rio Quente, então buscamos inspirações em seu local sede: o estado de Goiás. Por isso, prezamos o uso dos tons terrosos que é a identidade do local”, comenta Rodrigo.

O ambiente fica dentro de um container e possui 55 metros quadrados de área total. Com as inspirações do barro, verde exuberante e na riqueza cultural de Goiás, o lounge mistura esses elementos com ideias contemporâneas como aço tradicional e na versão corten. “Também utilizamos concreto e madeira nobre no ambiente, para deixá-lo com uma ideia mais rústica, que é a cara do estado inspiração. Além disso, o mobiliário de composição – poltronas, mesas, cadeiras e iluminação ―, foi fornecido pela Villa Batel, o que deu ainda mais charme para o espaço”, enfatiza Rodrigo.

O container, feito de aço reutilizável e palha de piaçava na parte externa, foi todo revestido – no interior ― com painéis de MDF, lançamentos da Braspan MDF. Os profissionais também desenvolveram uma mesa exclusiva para o espaço, usando um tronco de árvore com medidas de 450×80 cm. “A mesa fica suspensa por uma estrutura metálica fixada ao teto do ambiente, ela é responsável por dar identidade ao local. Em conjunto temos poltronas de madeira de lei com premiação internacional no prêmio Objeto Brasil, que foram desenvolvidas pelo designer Marcelo Azevedo”, destaca Rodrigo. Além disso, o ambiente possui um painel orgânico em argila cozida com referência no verde do cerrado de Goiás, executado pela escola Artemísta.

Fotos: Nenad Radovanovic.

‘Lavabo funcional’ traz frescor e funcionalidade para a Casa Cor Paraná

Projeto das profissionais Janaína Marques e Jennyfer Gotardo prioriza a praticidade e sofisticação com o uso de plantas artificiais no espaço

Janaína Marques e Jennyfer Gotardo - Foto Nenad Radovanovic

Janaína Marques e Jennyfer Gotardo – Foto: Nenad Radovanovic

A Casa Cor 2017 apresenta 42 projetos e entre eles está o espaço ‘Lavabo Funcional’, das designers Janaína Marques e Jennyfer Gotardo. O ambiente priorizou a sofisticação, com a introdução de elementos mais clássicos, como o porcelanato imitando mármore e a complementação de metais dourados. “Por ser um lavabo, trouxemos para dentro do ambiente um painel vertical com folhagens artificiais aliando frescor e contraste de cor”, explica a designer Janaína Marques.

As profissionais enfatizam que a ideia era priorizar algo prático e requintado ao mesmo tempo. Segundo elas, é possível executar a mesma referência de bancada em uma residência, pois a peça é funcional por ter gavetas para acomodar objetos e utensílios. Já o jardim vertical artificial é um ótimo artifício para ter um toque de verde e vida em casa, sem precisar se preocupar com a manutenção. “Hoje em dia, as plantas artificiais se assemelham muito em relação as naturais e conseguem dar o mesmo efeito no projeto final”, comenta a designer de interiores, Jennyfer Gotardo.

Entre as tendências e destaques do projeto está o painel vazado em acrílico e recortado a laser utilizado no teto, como elemento decorativo iluminado. Este item aliado com a iluminação indireta traz volume e aconchego ao lavabo. O painel vertical com plantas se destaca pelas cores vibrantes dos tons de verde das folhagens, fazendo complemento com o piso em porcelanato marmorizado e que se repete revestindo toda a bancada das cubas.
Sobre os fornecedores, o porcelanato que imita mármore, da marca Portinari, é lançamento e se destaca pelo acabamento impecável na reprodução de cada peça. Para as paredes, o revestimento decorativo Liz White, da marca Porcelanosa, cria uma composição de folhas em relevo, remetendo ao painel com folhagem artificial e trazendo referência orgânica ao ambiente. O Red Gold, acabamento utilizado nos metais da Deca, complementam todos os demais elementos, criando um espaço intimista, requintado e harmônico.

Fotos: Nenad Radovanovic.

Paisagismo aborda homenagens na Casa Cor Paraná 2017

Ambiente de paisagismo dividido em três espaços tem como objetivo homenagear a Paz, o Jockey Club do Paraná e o Brasil

Arnaldo Brandão e Luciana Brandão

Arnaldo Brandão e Luciana Brandão

Teve início nesse último domingo (04), a Casa Cor Paraná 2017. Dentre as diversas tendências trazidas para o evento, o paisagismo roubou a cena na maior mostra de arquitetura, decoração e design de interiores do Paraná. No ambiente Jardim das Artes, idealizado pelos irmãos paisagistas Arnaldo e Luciana Brandão, a abordagem foram as homenagens para a Paz, o Jockey Club do Paraná e o Brasil.

“A inspiração para a concepção do projeto se construiu a partir de duas perguntas que fizemos ao começarmos a planejar estas paisagens: Onde estamos? E quais e quantas pessoas queremos envolver?” aponta Luciana. O conceito do projeto também considerou uma visão da atualidade e de mundo, desenvolvendo várias atividades de encontro sociais.
Ideal para pessoas que apreciam a arte e gostam de estar envolvidas com a natureza, o ambiente foi construído com espécies de vegetais específicos da região, de baixa manutenção e fáceis de cuidar. O espaço Jardim das Artes foi divido em três setores, conheça um pouco mais sobre eles.

Espaço de paz e de encontros
O local foi idealizado como espaço para relaxar, refletir e encontrar pessoas. Por isso tem o aconchego do deck de madeira, tornando possível sentar ao redor de uma fogueira. O pergolado é o espaço focado em trazer paz. As Kokedamas penduradas em forma de cortinas ao fundo, fazem parte da história japonesa na pós guerra. “Quando os japoneses voltaram, e perceberam que as plantas, apesar de terem sido arrancadas de seus vasos, continuaram a sobreviver devido ao musgo que cresceu e envolveu suas raízes preservando a vida, esta técnica passou a ser de memória, da paz e de sua preservação”, conta Arnaldo.

Homenagem ao Jockey Club do Paraná
A proposta do paisagismo desse espaço foi preservar a memória do Jockey por meio da arte. Para isso, foram utilizados os cavalos em um tabuleiro, em referência ao local, abordando uma releitura ao movimento “Cow Parade”, mas utilizando equinos. Nove artistas pintaram, cada um, uma cabeça de cavalo, com total liberdade para compor o jardim. “Estas peças estarão à venda no final da mostra. Parte da renda arrecadada irá para uma ONG que trabalha com terapias para crianças especiais, e que utiliza os cavalos como suporte”, comentam os paisagistas.

Homenagem ao Brasil
Com intuito de fazer referência à bandeira do Brasil, esse espaço é composto por vegetação e mobiliário nas cores verde, amarelo, azul e branco. Além disso, as representações das raízes brasileiras, como conexões com a terra, um banco de alumínio com pintura amarela inserida diretamente sobre o gramado, pássaros pousados e cerâmicas de Portugal, país que faz parte da história do Brasil, também compõem o espaço. Neste ambiente, está sendo executada uma performance com a capela do Hino Nacional em dias aleatórios da mostra.

Fotos: Luciana Perli.

Assessoria:
BG Assessoria de Imprensa
Camila Higachi
Assessora de Imprensa
jornalismo1@bgcomunicacao.com.br
+55 (41) 3203.1894

Painel de madeira contínuo e iluminação cenográfica levam conforto para a Sala da Lareira e TV

Ambiente de convivência familiar reúne a funcionalidade à estética

A arquiteta Alessandra Gandolfi traz para a Casa Cor Paraná 2017 o ambiente Sala da Lareira e TV, no qual apresenta as tendências em cores, materiais, design e tecnologia, coerentes com os conceitos aplicados em sua arquitetura de interiores. É um ambiente confortável, charmoso e cheio de personalidade.

O projeto aproveita a inclinação original do forro do prédio, valorizando esse relevo para compor uma sala agradável, acolhedora e multifuncional. A arquiteta idealizou um painel ripado de madeira (lançamento da Arauco) em toda a extensão do forro, numa profundidade que cria um volume interessante e grande impacto visual. As caixas de som ficam ocultas atrás das ripas de madeira, assim como cabos e fios, solucionando um problema comum na arquitetura de interior. “Essa estrutura possibilita que a iluminação de leds indireta crie a melhor das sensações ao mesmo tempo em que o som se integra ao ambiente numa excelente acústica. É a tecnologia integrada ao ambiente”, explica a arquiteta Alessandra Gandolfi. O controle de luzes, persianas, temperatura e home/cinema é personalizado e feito via iPad.
O ponto focal da sala é o elemento da lareira: um bloco de mármore Perlato Paraná com acabamento anticato se apresenta em uma linguagem clean e minimalista. Quando desligada, a tela, com película própria para projeção, cria uma continuidade à pedra, funcionando como uma extensão do móvel. A lareira de bioetanol é o elemento convergente, trazendo aconchego e calor de forma sustentável.

O hall de entrada relembra o ripado do teto, com efeito de luz indireta, criando uma composição com o revestimento cerâmico 3D. “Esta é uma tendência atual, que traz um conceito mais futurista e tecnológico”, afirma Alessandra.
Como fundo para esse cenário, foram criados painéis em laca perolizada. A iluminação indireta utiliza pontos de micro leds e fitas de led. Destaque para as luminárias decorativas em cobre, que conferem um ar sofisticado.

O mobiliário solto contemporâneo tem como destaque a utilização da madeira, numa releitura modernista. Peças de designers brasileiros de renome internacional, como Jader Almeida e Ronald Sasson, acrescentam um charme atual e cosmopolita à sala. O sofá Natuzzi Editions pode ser configurado de diversas maneiras conforme a necessidade. O toque artístico fica por conta da tela criada especialmente pelo artista plástico André Mendes, uma pintura fora dos padrões tradicionais, feita sobre vidro e preservada dentro de uma caixa. “O que se vê é o verso da pintura, ou seja, as primeiras camadas de tinta ocupam o primeiro plano, invertendo também a ordem natural de uma pintura sobre tela”, interpreta o artista.

A cor escolhida como ponto de contraste aos tons neutros do ambiente é o verde, tendência absoluta no design de interiores em 2017. Manta e almofadas com estamparia geométrica Missoni Home – versão home wear da icônica grife italiana – trazem ainda mais exclusividade e vida ao espaço de estar.

No piso, o revestimento vinílico importado compõe com tapete nos mesmos tons do mobiliário, em uma integração que traz ainda mais conforto ao ambiente. “Meus projetos seguem uma paleta de cores mais neutra, com toques de cores nos detalhes, objetos, tecidos e obras de arte”, complementa a arquiteta.

Mobiliário / Fornecedores:
Piso vinílico WPC Select Floor – Casa Nova Interiores
Persiana Shangrilá Translucent Neutral – Uniflex Persianas
Sofá canto B726 Natuzzi Editions – Ton Sur Ton
Mesa lateral Cigg (Ronald Sasson) – Ton Sur Ton
Mesa lateral Jardim (Jader Almeida) – Ton Sur Ton
Poltronas Mia (Jader Almeida) – Ton Sur Ton
Aparador Milla (Jader Almeida) – Ton Sur Ton
Mesa de centro Garten (Jader Almeida) – Ton Sur Ton
Mesas de centro Ganache (Ronald Sasson) – Ton Sur Ton
Poltrona Boscoli (Ronald Sasson) – Ton Sur Ton
Luminárias decorativas – Grey House Iluminação
Tapete Alepo coleção Oriental – Original Maison
Mármore Perlato Paraná com acabamento anticato – Stone Gallery
Manufatura do painel e aparador em mármore – Pedra Moderna
Lareiras de bioetanol linha Design Sim60 – Artfire Lareiras
BP Truffel (painel ripado teto e parede e painel liso paredes) – Arauco MDF
Trabalho ripado do teto, paineis laca acetinada da Ive do Brasil, pintura acrílica effect acetinado com leve efeito perolado – Deco Marcenaria
Cor Whiskerns de Cor Gibralter Gray – Tintas Renner
Sistemas de automação e integração de ambiente – Sky Home
Revestimento cerâmico 3D Carbone Deluxe – Pastilhart Revestimento
Objetos decorativos e seat garden cobre de cerâmica – Casa Adentro
Quadro André Mendes – Galeria Zilda Fraletti
Manta e almofadas com tecidos Missone Home e almofadas de linho – Cozy Home
Tela de vídeo com película para projeção – Sigma Home
Quadros com fotos – Moldari Molduras

Sobre Alessandra Gandolfi

Com quase 20 anos de experiência, é arquiteta e urbanista graduada pela PUC-PR, com mestrado em Interior Design pelo Politecnico di Milano, em Milão, na Itália. Vive em constante atividade de aprendizado, frequentando galerias, feiras e salões no Brasil e no exterior. Já visitou o Salone del Mobile de Milão inúmeras vezes, a última delas em abril/2017. A arquiteta está a frente do seu escritório desde 2000, atuando em diversos segmentos, com destaque para projetos residenciais e comerciais de alto padrão. Em 2015 inaugurou uma nova estrutura no bairro Água Verde, de onde encabeça uma equipe qualificada e capacitada para dar suporte ao cliente em todas as etapas de cada processo. Em 2017 assina pela terceira vez um ambiente na Casa Cor Paraná.

Fotos: Marcelo Stammer.

Serviço:
Escritório Alessandra Gandolfi – Arquitetura e Interiores
Av. Getúlio Cargas, 3620, cj. 710, Curitiba-Pr, (41) 3039.2772
projetos@alessandragandolfi.com.br
www.alessandragandolfi.com.br

Assessoria:
Dani Brito
Jornalista
danibrito@danibrito.com.br
+55 (41) 3322.1633

 

capafacebook-adrianotadeubarbosa-red-828x315


SOBRE O COLUNISTA

Envie seu release para falecom@pontopessoal.com.br , pois ele pode ser divulgado por nossa redação. Seus assuntos devem pertencer ao marketing pessoal e nossas editorias visualizadas em www.pontopessoal.com.br/revista. Obrigado!

Criado com Area de Membros WP