Bem-Estar, Blog

#DicadaNutri sobre Cálcio

Escrito por no dia 21/06/2016

No último post com a #DicadaNutri falamos sobre a Quinoa – RELEIA AQUI.

Nossa alimentação é exatamente o que nos sustenta em toda construção de marca pessoal, porque somos o que nos alimentamos. E um momento em que substituir os alimentos pode ser fatal para qualquer estratégia, desde que feito de forma errada, buscamos mais orientações certeiras para você.

 

Convidamos os profissionais do AtletaVEG, que se lança em Curitiba com atendimentos individuais ou em grupos (também realizados online) para assessoria vegana a atletas que fazem deste estilo de vida suas marcas, em parceria com a Pulse Pilates e Treinamento Funcional, um espaço situado no bairro do Boa Vista em Curitiba/PR, a escrever artigos e dicas que nos levam a (re)pensar o quão valioso é para nós mesmos os exercícios do dia a dia e o quanto eles interferem diretamente em nossa saúde e marca pessoal.

Iremos relacionar nossas estratégias de marca pessoal à alimentação saudável, fazendo exercícios regularmente e trabalhando de forma estratégica nosso marketing pessoal.

O convite também é para você: envie-nos sugestões de temas, dúvidas, e logo elas poderão se tornar respostas, aqui, na Revista digital Ponto Pessoal.

 

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Você aí que fica se perguntando “mas de onde vou tirar cálcio se parar com os lácteos?” a @nutrikarelincavallari te conta: ?

Os vegetais também podem ser boas fontes de cálcio!

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☝Além da função clássica do cálcio na saúde óssea, esse mineral também modula a contração muscular (inclusive do coração), a produção de insulina, os impulsos nervosos e a coagulação sanguínea. A absorção de cálcio é dependente de alguns fatores e o cuidado com esses fatores modulam o equilíbrio desse mineral essencial. Bom, ele é absorvido especialmente no jejuno, a parte intermediária do intestino delgado, e o processo está potencializado no pH mais baixo, na gestação, na amamentação, durante o crescimento e na carência de fósforo ou do próprio cálcio, por outro lado, a deficiência de vitamina D, o envelhecimento e a menopausa diminuem a eficiência do processo ativo (com gasto de energia).

? Fatores nutricionais também influenciam a absorção do cálcio, por exemplo, a presença de fibras, taninos, ácido fítico, ácido oxálico, vitamina C e carboidrato. As fibras, taninos, o ácido fítico e o ácido oxálico são ladrões de cálcio, sendo o ácido oxálico o mais importante deles e encontrado na maioria dos vegetais, especialmente no espinafre; mas alimentos com menor teor desse composto, como o brócolis, a couve manteiga, o repolho e a mostarda, apresentam boa biodisponibilidade.

?? A presença de vitamina C por sua vez, potencializa o processo, apenas 1/2 copo de suco de laranja já é suficiente para aumentar a absorção em aproximadamente duas vezes. Além disso, a presença de carboidrato também potencializa a absorção, sendo que parece (ainda é um pouco controverso) que a lactose é o mais importante, o que explicaria a maior biodisponibilidade nos produtos lácteos.

Em resumo, para melhor absorção do cálcio mantenha a vitamina D adequada e consuma carboidratos com baixo teor de fibras (arroz, batata, mandioquinha) e fontes de vitamina C quando for consumir alimentos fonte de cálcio!

?” Uma dica pra quem quiser consumir mais, e não sabe como, é colocar na granola, bater junto com seu leite vegetal, e polvilhar em cima da comida ?

Gostou? Envie para um amigo que também vai gostar ?❤

Até nosso próximo encontro vegano.

 

Logo AtletaVEg AtletaVEG é a primeira equipe multidisciplinar de assessoria esportiva do Brasil. O objetivo é capacitar você para uma alta performance e desempenho no esporte, dando todo o suporte necessário para o seu desenvolvimento. Para isso, conta com uma equipe muito bem estruturada que você pode conhecer em www.atletaveg.com.br

 

 

Pulse Pilates e Treinamento FuncionalPulse Pilates e Treinamento Funcional está situada no bairro do Boa Vista em Curitiba/PR e trabalha com um método personalizado nas modalidades fazendo com que tenha um melhor benefício e resultados, desenvolvendo habilidades como equilíbrio, força, resistência, alongamento e agilidade. Seus contatos estão em seu site www.pulsepilates.com.br

 

Arrisque-se, ouse, mostre sua autenticidade, cuide da sua alimentação e faça exercícios regularmente. Até nosso próximo post.

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