Bem-Estar, Blog

Despertar da consciência

Escrito por no dia 28/05/2015

Você tem poder sobre sua própria vida? A princípio este questionamento pode soar estranho e a resposta imediata seria: sim! Claro que tenho o controle da minha vida. Mas será mesmo? Quantas promessas você fez no início do ano e quais realmente começou a cumprir? O ano está no meio e com ele novas resoluções, novas metas. Mas como evitar as promessas vagas? É preciso acordar, despertar a consciência. Um ano se passou e outro está indo rápido. O poder de direcionar a própria vida está em nossas mãos. Então, que tal fazer uma retrospectiva de tudo o que aconteceu e definir o que realmente importa para 2015?

despertardaconsciencia

A falta de definição do que queremos e do que realmente importa em nossas vidas pode nos levar a um sentimento de estagnação. Muitas vezes não sabemos o que queremos e vamos levando a vida sem muita direção, ou valorizamos demais coisas que não são fundamentais em nossas vidas, traçando metas superficiais ou surreais. O que vou realizar vai me deixar feliz? Vai fazer a diferença ao meu redor? Antes de planejar qualquer tipo de meta é necessário se questionar, pensar sobre o assunto.

Quando decidimos o que queremos e avaliamos nossas potencialidades, fica mais fácil definir metas muito mais realistas. Dessa forma, o plano diário para atingi-las se torna mais claro e o envolvimento com a organização do tempo passa a ter uma prioridade nessa conquista. Isso nos devolve o poder sobre nossa própria vida.

Ter o “desejo de desejar a mudança, mas não o desejo de efetivar a mudança” nos deixa sem ação. Quando temos apenas a intenção, o sentimento de menos-valia nos acompanha. Para onde me leva o jeito como estou vivendo? Qual o impacto das minhas decisões? Eu me sinto mais confortável fazendo as coisas sempre do mesmo modo? Esses questionamentos são importantes ferramentas para refletir se estamos ou não acomodados.

Para concretizar um objetivo é preciso mover-se de um ponto A para um ponto B. À isso chamamos de Mobilidade, que é a capacidade de transitar e inovar sempre. Inovar no sentido de observar se o que esta sendo feito nos leva a algum lugar. E mais: que lugar é este? A principal dica é: seja ousado. Desafie-se!

 

REVISTA DIGITAL PONTO PESSOAL – A Primeira Revista no país especializada em Comunicação e Marketing Pessoal. Acesse, conheça os 12 temas abordados e assine gratuitamente.

ponto_pessoal_imagens_site_assine_revista3

Assinatura Gratuita em www.pontopessoal.com.br/revista

 

No processo de Coaching, o principal ponto de partida é ter a intenção e a coragem de se autoanalisar. Observar a si mesmo e se questionar: o que estou sendo e o que gostaria de ser? Quão equilibradas estão as áreas da minha vida? Para um despertar completo, é preciso pensar na vida de forma global. É preciso pensar não só na carreira, mas na saúde, na área espiritual, na área educacional, familiar, cultural, no lazer e no aspecto financeiro. Somos uma obra completa. Então é preciso olhar para cada um desses pontos.

Viver a vida da forma mais harmônica possível é considerar e equilibrar todas as áreas da vida.

Por isso, convido você a também participar comigo de um encontro com Mário Sérgio Cortella:

– Data: 22/junho/2015
– Palestrante: Mário Sérgio Cortella
– Tema: Gestão do Conhecimento: um desafio necessário
– Horário: 20 às 21:30h – seguido de sessão de autógrafos
– Local: Teatro Bom Jesus / Curitiba-PR

Palestra Mario Sergio Cortella


SOBRE O COLUNISTA

Maria Almeida Garcia é Sócia Diretora da Neoplan – Socióloga, com pós-graduação em marketing, certificada pelo Psych-k que “trabalha com crenças limitantes”, formada pelo ICI Integrated Coaching Institute, pelo “The Inner Game International School”, Trainer QUEST – certificada pelo Center of Advanced Coaching (CAC-Califórnia), professional coach.
A frente da Neoplan, ha 21 anos atua como Coach e Headhunter. Saiba mais em http://www.neoplanrh.com.br/

Criado com Area de Membros WP