Blog, Entrevistas

Curitiba rumo a mais inteligente cidade do Brasil

Escrito por no dia 16/07/2018

Sou do interior do Paraná, mas como moro em Curitiba há mais tempo do que em minha cidade de infância, considero-me um pouco curitibana. Desde quando cheguei, em 1993, acompanho o crescimento desta cidade que aprendi a admirar.

Este ano aconteceu a primeira Smart City Expo Curitiba, um congresso que aborda soluções para os desafios que as cidades enfrentam nos dias atuais, como sustentabilidade e tecnologia. E em 2019 tem mais.

Mas, já em 2009, um colunista da Forbes chegou a colocar Curitiba em uma lista de cidades inteligentes.

Isso me levou a pensar se Curitiba realmente já pode ser considerada uma Smart City, por isso fui atrás de duas pessoas envolvidas na cidades com o avanço educacional, principalmente.

 

Carlos Sandrini, fundador do Centro Europeu, sente muito orgulho em ter trazido para Curitiba a 1ª Escola de Economia Criativa do país, até mesmo antes deste termo ser difundido. E fica feliz por ter contribuído para que Curitiba fosse destacada no panorama nacional.

Carlos Sandrini

Carlos Sandrini, um dos fundadores do Centro Europeu em Curitiba/PR

 

Em 1991, lançou uma escola com cursos profissionalizantes que não precisavam de formação universitária, como WebDesign, Hotelaria, E-Commerce e outros, e escolheu Curitiba para sua primeira sede.

Em entrevista à Ponto Pessoal, diz que Curitiba, mesmo podendo ser considerada a mais inteligente e avançada dentre as cidade brasileiras, ainda não pode estar num ranking das 500 cidades mais avançadas no mundo.

Conhecendo mais de 100 países no mundo, Sandrini acha que Curitiba ainda tem muito a crescer para entrar neste ranking, e também tem muito potencial, desafio que os participantes do próximo Smart City Expo vão continuar trabalhando para o congresso de 2019.

 

Érica Marques, manager da GBG (Google Business Group), diz que uma cidade inteligente é formada por pessoas inteligentes, e oferece, através da GBG, diversas ferramentas que contribuem neste crescimento.

Ponto Pessoal

Christie Giovannetti e Érica Marques

 

Confira abaixo a entrevista que fiz com ela, inédita para a Ponto Pessoal e este artigo, falando sobre o projeto GBG, e descubra como fazer parte de forma gratuita e em várias cidades do Brasil.


 

Acompanhe nossa Embaixadora em Curitiba/PR, Christie Giovannetti. Clique AQUI ou na imagem e conhece seu perfil como nossa Colunista.

 

 

Imagem que ilustra a capa da matéria, fonte Google.

Para você que quer se especializar, conheça o Método Ponto Pessoal AQUI – primeiro curso de especialização em Marketing Pessoal online no Brasil e Portugal com um ano de duração, clientes reais, divulgação do seu trabalho e possibilidades de já fechar clientes reais.

 

 

Permaneça sempre conectado com o melhor de você mesmo!

 

Conheça também:

Banner-Adriano-Tadeu-Barbosa-Teste-de-Estilo-960x280

 


SOBRE O COLUNISTA

Christie Giovannetti

  • Linkedin
  • Facebook

Especialista em Imagem Pessoal e se especializando em Marketing Pessoal no Método Ponto Pessoal; Gestora de Imagem Pessoal e Corporativa; Designer Gráfico pela UFPR e pós graduada em Marketing pela FAE-PR; Consultora de Imagem e Estilo Pessoal pelo Senac-PR e Especialista em Imagem Pessoal pela JB Academy (Juliana Bacellar). Associada da Fipi ( Federation of Imagem Professionals International ) com sede em Londres. Experiência de mais de 20 anos em Identidade Corporativa, trabalhando em empresas de de publicidade, design, organização de eventos e marketing. Presta consultoria para empresas, profissionais em geral e pessoas físicas.

Criado com Area de Membros WP