Blog, Marketing Pessoal, Método Ponto Pessoal

Copa do Mundo, Marketing Pessoal e dicas de comportamento

Escrito por no dia 13/06/2018

A Copa do Mundo é um dos eventos mais esperados pela população de grande parte de todos os países. No Brasil, tem especial significado, uma vez que é muito forte a ligação do nosso povo com o futebol e com a Copa do Mundo; trata-se de uma grande e esperada festa para todos nós com direito a pausa no trabalho, camisetas verde e amarela, reunião entre amigos e familiares e, é claro, boa comida à mesa! Além de tudo isso, é também uma grande oportunidade de refletir e trabalhar o nosso Marketing Pessoal, e foi pensando nisso que convidei minhas mentoradas do Curso de Especialização em Marketing Pessoal e Embaixadoras da Ponto Pessoal a discutirem o assunto e compartilharem nossos ponto de vista.

 

Lucila David, embaixadora em São Paulo da Ponto Pessoal, nos trouxe uma reflexão do nosso comportamento enquanto representantes de nosso País, em eventos como a Copa do Mundo: “O quanto uma torcida pode denegrir a imagem de seu povo”? Para ela, pensar em marketing pessoal é sem dúvida falar em reputação e conduta. A palavra reputação está totalmente ligada à imagem e credibilidade. Lucila ressalta que o governo federal brasileiro lançou uma cartilha para o torcedor que irá viajar para a Copa do Mundo na Rússia. O material foi desenvolvido a fim de orientar os brasileiros sobre como devem se comportar durante a visita ao país sede dos jogos. As orientações vão desde aspectos de sexualidade até assuntos sociais, religiosos e políticos. “Há quem não imagine o quanto um mau comportamento ou conduta pode prejudicar a imagem do nosso país e de nossos jogadores para o mundo. A Copa do Mundo pode ser uma grande oportunidade de melhorarmos a reputação do nosso país, não somente através dos jogadores, mas através de seus torcedores; contudo, o contrário também pode ser uma realidade”, completa.

 

 

Liliane de Sá e Souza, embaixadora em Recife da Ponto Pessoal, também trouxe a questão de reputação, desta vez destacando a atuação de grandes jogadores que conseguiram ser convocados para a Copa do Mundo, este evento grandioso, como resultado de foco, disciplina, técnica, networking, comprometimento, responsabilidade, ou seja, o resultado exige que o profissional se autogerencie e associe seu nome (que é sua marca) a adjetivos positivos, que agregam valor à sua marca pessoal . “ O desafio é grande e qualquer descuido pode prejudicar um trabalho que vem sendo construído há muito tempo por estes atletas. Sabemos que a imagem do profissional, quando gerenciada e tratada de forma profissional, consolida a carreira e evita prejuízos de um modo geral. Seja qual for a profissão, seja qual for o palco, campo ou a arena, o espetáculo não pode parar e a estrela deve continuar brilhando para aqueles que estão em busca de suas conquistas”.

O ponto de vista de Liliane me fez lembrar, entre tantos exemplos de Marcas Pessoais bem construídas e cuidadas, o triste caso das Olimpíadas no Brasil quando quatro integrantes olímpicos da equipe de natação de 2016 se envolveram em um episódio de falso relato de assalto durante os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro e foram punidos pelo Comitê Olímpico dos Estados Unidos por prestar falso depoimento de assalto no Rio de Janeiro. O caso ficou conhecido mundialmente e, após tantos anos de dedicação ao esporte, os atletas terão que amargar esta grande mancha em suas Marcas Pessoais, muito provavelmente para o resto de suas vidas.

 

 

Renata Franco, embaixadora em Curitiba da Ponto Pessoal, trouxe o assunto para o nosso dia a dia e nos convida a refletir: “Como você é em campo? Imagine-se na Copa do Mundo! Consegue se destacar como artilheiro do time? Você tem paixão pelo o que faz? Você tem sede de gol?

Remetendo ao campo do Marketing Pessoal: Será que basta apenas ser um jogador no gramado (profissional no mercado de trabalho) ou você tem que ser o craque do time (aquele profissional que faz Marketing pessoal) e brilhar no estádio da vida.

Confira entrevista exclusiva que Renata Franco trouxe para a TV Ponto Pessoal na semana 01 da Copa do Mundo 2018

 

Você é capaz de transformar algo bom em grandioso?”. Da mesma forma, Christie Giovannetti, embaixadora em Curitiba da Ponto Pessoal, sugere algumas ações que podem fazer com que você aumente sua visibilidade nas redes sociais, para ela, assim como os comerciais usam e abusam deste tema para vender produtos e serviços, no Marketing Pessoal isso também deve ser aproveitado a seu favor; e dá algumas dicas:

 

1) Use exemplos de alguma situação nos jogos da Copa do Mundo para comentar em seu blog, explicando o que você faria;

2) Mesmo que você não esteja na Rússia, poste fotos suas nos dias dos jogos do Brasil, comentando sobre o assunto, isso pode aumentar as curtidas;

3) Faça lives comentando o que aconteceu nos jogos – mas somente se se sentir à vontade;

4) Aproveite a macro tendência “otimismo, com comunicação fair play” a seu favor!

 

Christie lembra ainda que algumas regras devem ser respeitadas, uma vez que não se pode fazer sorteio de produtos da Copa, usar algumas imagens e até hashtags, para não correr o risco de violar os direitos dos patrocinadores. Mas o momento pode ser usado com sabedoria e, dependendo do seu ramo de atuação, estas dicas podem te ajudar.

 

Finalizando, gostaria de lembrar a todos que fazemos Marketing Pessoal o tempo todo! Nossa Marca é o que falam de nós quando não estamos na sala. Portanto durante os jogos:

– Comporte-se adequadamente em qualquer ambiente onde estiver. No ambiente de trabalho esteja atento, não se comporte como se estivesse em casa ou com a “galerinha do futebol”; torça de forma comedida, não trate seu chefe como se
fosse seu melhor amigo, respeite os que preferem adiantar seu trabalho ao assistir o jogo, mantenha o espaço limpo, não crie situações de animosidade com colegas que por ventura não estejam torcendo pelo mesmo time que você;

– Aproveite o momento e conheça melhor a história de seus colegas, suas origens, mostre-se verdadeiramente interessado;

– Evite comentários depreciativos a qualquer time ou nacionalidade;

– Respeite as diferenças;

– Se for convidado à casa de um amigo ou colega, ofereça-se a levar algo ou pergunte se pode contribuir com algum valor;

– Não abuse da bebida (em ambiente de trabalho, nem pensar).

No mais, divirta-se! Torça pelo Hexa e aproveite este momento tão especial para reforçar positivamente sua Marca Pessoal.

Texto escrito por:
Jacqueline Carcereri
Christie Giovannetti
Liliane de Sá e Souza
Lucila David
Renata Franco

Imagens Google

Torcida, todo time da Ponto Pessoal

 

Permaneça sempre conectado com o melhor de você mesmo!

 

Conheça também:

Banner-Adriano-Tadeu-Barbosa-Teste-de-Estilo-960x280


SOBRE O COLUNISTA

  • Linkedin
  • Facebook

Palestrante, Especialista em Marketing Pessoal, Consultora de Imagem e Franqueada Paraná na Ponto Pessoal.

Bacharel em Nutrição pela Universidade Federal do Paraná, Especialização em Marketing pela FAE-PR, MBA em Gestão de Negócios pela FGV ISAE-PR, Consultoria de Imagem pelo SENAC PR, Marketing Pessoal na Ponto Pessoal.

Experiência de mais de 20 anos na área Comercial trabalhando em grandes empresas inclusive multinacionais, também atuou como Empreendedora gerindo equipes de trabalho própria e terceirizada e ministrou aulas como professora substituta na PUC-PPR. Atualmente possui Empresa de Serviços onde atua em Consultoria individual, grupos e agenciamento comercial.

Criado com Area de Membros WP