Blog, Empreendedorismo

Como grandes líderes inspiram

Escrito por no dia 19/01/2015

REVISTA DIGITAL PONTO PESSOAL – A Primeira Revista no país especializada em Comunicação e Marketing Pessoal. Acesse, conheça os 12 temas abordados e assine gratuitamente.

pontopessoal_site_imagem_revista_pp2

Assinatura Gratuita em www.pontopessoal.com.br/revista

Steve Jobs, Mahatma Gandhi, Walt Disney, Martin Luther King. Estes – e muitos outros – mudaram os cursos da história. Mobilizaram multidões, seja para uma mudança social ou para adquirir um produto novo.

Existem líderes e existem líderes que inspiram. Estes últimos atraem seguidores que disseminam sua palavra. Líderes normais conseguem fazer com que as pessoas façam o que elas tem que fazer. Líderes que inspiram, conseguem o máximo das pessoas.

Mas como? O que estes líderes inspiradores têm em comum?
A resposta é mais simples do que parece: eles tem uma causa. E mais do que uma causa, eles se comunicam da forma correta.

Simon Sinek, um dos mais influentes palestrantes do TED, tem uma espécie de teoria que ele chama de círculo de ouro (ou círculo dourado).

texto renan kaminski jan-2015
Ele explica que estes grandes líderes se comunicam de uma forma diferente que as pessoas normais. Normalmente as pessoas – e empresas – se comunicam de foram para dentro do círculo dourado, ou seja, dizem o que elas fazem, como fazem e por que fazem (e já é um milagre quando deixam claro seu por que).

Se a Apple fosse uma empresa normal, ela se comunicaria mais ou menos assim:
Fabricamos excelentes computadores.
Eles têm um belo design, são simples e fáceis de usar.
Não vai comprar um?

De fato não é a mensagem mais emocionante do mundo.
Porém, a Apple se comunica pelo por quê. Ela diz o seguinte para seu público:
Em tudo que fazemos, nós acreditamos em desafiar o status quo. Acreditamos em pensar diferente.
O jeito com que temos de desafiar o status quo é fazer os nossos produtos com um belo design, simples e fáceis de usar.
E conseguimos fabricar excelentes computadores.
Não vai comprar um?

Percebeu a diferença? Existem inúmeras empresas que fazem computadores. Mas desafiar o status quo, são raras as que querem e conseguem. Quando você se comunica pelo porquê, você está atraindo as pessoas que acreditam naquilo que você acredita. Não importa o que você faz, importa que você pensa igual a mim, logo, estou muito disposto a comprar de você!
A lógica vale para trabalho voluntário. Por que inúmeras pessoas dedicam seu tempo e dinheiro para trabalhar de graça? Por que elas acreditam em algo.

Logo, se você quer vender mais e/ou inspirar as pessoas, você precisa deixar claro o porquê – a sua causa – no que você acredita.
Para finalizar, um exemplo pessoal. Eu poderia apresentar minha empresa assim: “A KaminskiAvalca presta consultoria em gestão para pequenas empresas”. Ou então, eu poderia, dizer: “A KaminskiAvalca acredita que qualquer empresa pode ser bem sucedida. E tudo o que fazemos, fazemos para tornar isso possível”.

Na segunda frase, eu não disse o que eu faço, mas já parece ser uma empresa muito mais legal!

Obrigado, até a próxima.


SOBRE O COLUNISTA

Renan Kaminski Damasceno é formado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Paraná, com MBA em Gestão Estratégica pela USP e certificado em Investigação Apreciativa pela Case Western University. Em 2009 abriu a KaminskiAvalca Consultoria Empresarial, hoje 4blue Gestão Empresarial (em 2015 ocorreu a mudança de marca) empresa que presta soluções de consultoria e treinamento em gestão para fazer com que pequenas empresas se tornem grandes. Além das consultorias ministra aulas, palestras e capacitações para empreendedores e alunos de Curitiba e outras cidades. Colunista na Revista Digital Ponto Pessoal. E-mail: renan@4blue.com.br | Site: www.4blue.com.br

Criado com Area de Membros WP