Blog, Marketing Pessoal

Como fazer mais em menos tempo usando a técnica POMODORO

Escrito por no dia 24/09/2015

produtividadeEstabelecer uma rotina em nossas vidas é indispensável, afinal, quantas vezes você já sentiu perdido no meio de diversas tarefas e sem saber por onde começar, ou sem saber qual delas era prioridade e qual poderia ter esperado? E quantas vezes seu dia foi uma correia e ao final do seu turno de trabalho parece que nada foi feito?
Felizmente existe uma técnica muito prática e fácil de ser aplicada, que pode fazer o seu dia render sem que você fique completamente exausto. Essa técnica se chama Pomodoro.

 

Técnica Pomodoro
A Técnica Pomodoro consiste basicamente em organizar seu dia em blocos para realizar suas tarefas. Você pode usar esses blocos de tempo para verificar e responder e-mails, retornar ligações, trabalhar em um projeto e assim por diante.

Como aplicar
Para aplicar a técnica Pomodoro basta se dedicar a uma tarefa por 25 minutos, após o período descanse por 5 minutos antes de iniciar outra tarefa. Depois de 4 blocos de tempo, você deve fazer uma pausa maior e reiniciar suas atividades. Essa técnica funciona, porque você elimina as distrações durante o período estipulado, e pode usar o tempo de descanso para dar aquela espiada no celular. Para aplicar a técnica pomodoro no seu dia, basta usar um despertador, timer ou aplicativo no celular – procure por pomodoro =)

Como se organizar
Mesmo utilizando a técnica no início, você poderá ficar perdido se não tiver um controle daquilo que precisa fazer. Por isso, antes de iniciar, faça uma lista com todas as suas tarefas. Procure organizar essa lista por ordem de importância, assim você executará no tempo ideal cada uma delas.

 

ponto_pessoal_imagens_site_hashtag (3)

 

Faça listas e tome notas
Depois de organizar sua lista, comece trabalhando o primeiro item e não pare até que esteja tudo pronto. É muito comum, no meio do trabalho lembrar de que precisamos fazer outra tarefa, se isso acontecer, use um bloco para anotar e volte para a tarefa sem distrações. Seja regrado para conseguir terminar cada tarefa a tempo de começar outra.

Aproveite o tempo
Observe quanto tempo leva para terminar cada tarefa e anote. Esse controle do tempo é necessário para saber quantos Pomodoros cada atividade necessita. Sobrou tempo no seu bloco de 25 minutos? Aproveite para tomar um café, responder um e-mail, mensagem de celular ou qualquer tarefa rápida.

Aproveite os benefícios
Você pode aplicar a técnica Pomodoro para tudo, desde o trabalho até a prática de atividades físicas. A utilização dessa técnica tem como objetivo a melhor organização do seu tempo, de modo que seu dia se torne muito mais produtivo. Além disso, a técnica fará com que você consiga se concentrar e focar em cada uma de suas tarefas, permitindo a melhor execução de cada uma delas. A técnica Pomodoro ajuda a evitar o estresse, pois além da possibilidade de programar o seu dia e até mesmo a semana, lhe proporciona melhor aproveitamento do tempo e pausas para descanso.

Que tal aplicar a técnica no seu dia a dia e melhorar a sua produtividade?


SOBRE O COLUNISTA

É designer de interiores, especialista em organização, publicitária e blogueira. Acredita que a organização melhora a qualidade de vida e que menos é mais sempre. Fundadora do blogchegadebagunca.com.br onde oferece dicas sobre organização, produtividade e vida prática. Também é colunista para o blog da Leroy Merlin, Mobly e Ponto Pessoal. Currículo completo br.linkedin.com/in/paulafuzeto | contato@paulafuzeto.com

Criado com Area de Membros WP