Blog, Comunicação, Marketing Pessoal, Tecnologia

Como aumentar o engajamento no Instagram

Escrito por no dia 02/03/2018

Com certeza você já viu que o próprio Instagram tem cada vez mais deixado nossos posts de lado. Nas últimas semanas andei testando e pesquisando uma série de novas possibilidades que me fizeram escrever este artigo e gravado um vídeo, compartilhando aqui com você minhas observações.

 

Em 2017, o Instagram se mostrou indubitavelmente uma potência superior às redes sociais rivais como Linkedin, Twitter e até a própria empresa-mãe, o Facebook, atingindo a marca de milhões de usuários ativos mensais.

São Paulo também mostrou seus números e está entre as quatro cidades mundiais com maior número de usuários. O Brasil representa a segunda maior base mundial, segundo o diretor de negócios global do Instagram Vishal Shah, que também anunciou que no ano passado o Instagram atingiu 800 milhões de usuários ativos mundialmente e irá ultrapassar 1 bilhão em 2018 com meta de atingir 2 bilhões em 2019.

A última Pesquisa Brasileira de Mídia – PBM 2016, feita pelo IBOPE, e lançada em 29/08/2016, mostrou que 49% da população brasileira se atualiza diante dos fatos através da internet, sendo que 50% o faz todos os dias, 93% em casa e 91% pelo celular, onde a maior audiência é de segunda a sexta-feira, representando 44% dos acessos, com uma média de quatro horas e trinta minutos diários, considerando tanto o meio de semana quanto o final de semana.

 

Instagram é a aposta em 2018

Apostando no Instagram como ferramenta de marketing e rede social de 2018, é preciso lembrar que esta rede funciona muito melhor para o compartilhamento de fotos e recursos visuais, que quanto mais próximos forem, mais engajamento se percebe na ferramenta.

As selfies são um dos recursos com maior interação. Pesquisadores do Georgia Institute of Technology e o Yahoo Labs analisaram cerca de 1,1 milhão de fotos no Instagram e descobriram que as imagens com rostos humanos são 38 por cento mais propensas a receber likes e comentários do que outros tipos de fotos.

Isso porque assim como fotos de bebês as pessoas gostam de ver rostos de pessoas, porque são poderosos canais de comunicação não verbais que incluem atratividade, emoções e identidades, destaca Saeideh Bakhshi, Georgia Tech College of Computing Ph.D, quem liderou a pesquisa.

Até mesmo marcas mais convencionais estão potencializado seus negócios por meio do compartilhamento de fotos, vídeos e de uma estratégia de hashtags direcionada, pois o usuário não é de muita leitura quando falamos do Instagram.

 

Minhas 7 dicas de Marketing Pessoal

Com minhas pesquisas e muitas vezes testes no Instagram – quem me acompanha sabe que administro mais de 90 mil seguidores em http://www.instagram.com/adrianotadeubarbosa – consegui resumir dicas para quem quer se expor de forma assertiva no Instagram em 2018, ano que promete um movimento ainda mais ascendente para esta rede social. Mas antes, é bom lembrar que o Instagram muda recursos e ferramentas com muita rapidez, por isso, a regra de ouro é não perder o hábito de navegar na rede e se conectar com pessoas e marcas para se manter sempre atualizado.

1) Defina uma foto de qualidade

A foto deve ser clara e limpa para o perfil, pois será ela que chamará atenção das outras pessoas quando se deparerem com suas interações na rede e seu perfil. Não é necessária uma foto de estúdio, os próprios celulares atualmente tiram boas fotos – lembre das selfies ditas acima. Caso não queira uma selfie, uma boa sugestão é que ela seja tirada em um dia comum de trabalho, pois é assim que você é visto todos os dias, certo? Por isso vale uma pequena produção para o seu dia a dia.

2) Use e abuse das hashtags

Segundo estudos, 11 é a quantidade ideal para um post, mas desde que falem exatamente do que se trata o post. E não precisa necessariamente colocar na descrição da foto, você também pode colocá-las como um comentário em seu post. Crie sua própria hashtag com o seu nome como #adrianotadeubarbosa

3) Preste atenção nos horários dos seus posts

Há pesquisas na internet que falam dos melhores horários, mas nenhuma é tão eficaz aos testes que você faz nos posts durante a semana. Sua audiência vai melhor interagir com você nos horários que ela estiver conectada. Perceba a quantidade de likes e comentários e para aumentá-los interaja também. Lembre-se de que se quer receber likes, primeiro você tem que fazer, certo?

4) Exiba bastidores nos Stories

Mais do que acompanhar as postagens, nós temos visto as stories de quem acompanhamos. Isso porque é mais interativo, mais objetivo e conseguimos saber das novidades como que em uma TV. Por isso as stories têm feito sucesso entre os perfis mais acessados. Se é tímido, escreva, se conseguir, converse com seu público, e se tem negócios, mostre os bastidores. Adoramos saber como são as coisas por trás das câmeras.

5) Frequência nos posts

Quem gosta de ver um perfil desatualizado? Se escolheu ter rede social, deixe-a apresentável e atualizada. Não é mais necessário ter um post por dia – ou vários no mesmo dia, mas ao menos dois ou três por semana, bem feitos, até porque a mesma pesquisa comentada acima traz que “The more you post, the less feedback you’re going to get,” “quanto mais você posta, menos retorno você tem”, postar demais decresce os likes duas vezes mais rápido que os comentários, Segundo o pesquisador Saeideh Bakhshi.

6) Uma vitrine

Imagine que seu Instagram é sua vitrine pessoal e profissional e você precisa cuidar dela para que as pessoas se interessem pelo que você tem a oferecer. Mesmo que seu perfil seja absolutamente pessoal, com somente seus amigos e família, eles também lembram de você pelos seus gostos, posts, frases e interações. Eles criam uma imagem sua através do que você compartilha, além da imagem que tem quando estão com você. E tudo isso é somado, trazendo coerência e lembrança quando eles lembram em assuntos que condizem ao que você faz e é.

 

Pra saber mais, gravei um vídeo no no canal do Youtube


 

E além de todos eles, a cada semana, trago os bastidores do que acontece no marketing pessoal de sucesso das pessoas no programa Backstage na TV TOPVIEW.

Venha com a gente, CLIQUE AQUI

 

Até a Ana Maria Braga postou

Este assunto também foi tema de uma matéria no Blog da Ana Maria Braga, onde fui fonte. Leia aqui.

 

Conheça também:


Banner-Adriano-Tadeu-Barbosa-Teste-de-Estilo-960x280

 


SOBRE O COLUNISTA

  • Linkedin
  • Facebook

Fundador e Publisher na Ponto Pessoal – primeiro Portal, Revista digital e Escola sobre Mkt Pessoal do país, no ar desde 2010, Palestrante em Marketing Pessoal e Mercado de Luxo. 11 anos em 2017 com experiência em Marketing Pessoal. Carreira pautada em consultorias, aulas, supervisão de cursos e criação de conteúdos desde 2006, referência em todo país e com experiência internacional, tendo criado e supervisionado cursos de marketing, empreendedorismo e mercado de luxo, pelo Centro Europeu e ISAE/FGV em Curitiba e Paris, capital francesa. Colunista convidado na Revista Terapia do Luxo.
Currículo completo em www.adrianotadeubarbosa.com | Contato: adriano@pontopessoal.com.br

Criado com Area de Membros WP