Blog, Tecnologia

Blog-se

Escrito por no dia 25/09/2014

Esse ano fui convidada para dar um curso com uma grande amiga sobre como colocar um blog no ar em três dias. O nome do curso é familiar: Blog-se – mas a importância dele vai muito além do título.

blog-se-imagem-destaque
O hábito de blogar começou no início dos anos 90 e era utilizado basicamente para compartilhar pensamentos, sentimentos e opiniões. Nos dias atuais, sabemos que essa ferramenta evoluiu tanto, que se tornou obrigatória para o marketing pessoal ou marketing corporativo. Se você ou sua empresa ainda não possuem um blog, tenha certeza que está perdendo grandes oportunidades de aumentar sua visibilidade e engajar seus clientes.
A arte de escrever um blog é acessível a todos e você não precisa necessariamente contratar uma empresa para fazer isso, desde que tome alguns cuidados para otimizar o conteúdo, utilize layouts e imagens criativas e diagrame seu conteúdo com parágrafos, listas e cores para não cansar o leitor.
Além disso posso incluir mais algumas dicas sobre a importância de ter um blog:

1. Aumente o tráfego do seu site
Criar bom conteúdo não só aumenta o tráfego do seu site, como o tráfego qualificado. Quando sua estratégia de marketing é voltada para o usuário, esse conteúdo é indexado por sites de busca, atingindo seu público alvo e trazendo cada vez mais visitantes para sua página.
Dica: sempre inclua links estratégicos em seus posts, levando o usuário a páginas específicas do seu site, como landing pages.

2. Ajude a impulsionar seu SEO
Parte do tráfego qualificado que chega em seu site vem do conteúdo otimizado para sites de busca. Conteúdos produzidos com frequência são uma fonte inspiradora para sites como o Google, que voltará regularmente ao seu blog em busca de novos textos.
Quando você se preocupa em produzir textos incríveis e com conteúdo relevante, eles serão lidos, lembrados e compartilhados pelos usuários. Para otimizar seus textos, insira palavras-chave, separe os conteúdos por tópicos e crie categorias relevantes para seu público.
Dica: cada post gera um endereço que será indexado em sites de pesquisa – sempre utilize “nome do post” nas configurações dos links permanentes do seu blog. (fig. 1)

nome-do-post

HUBSPOT – Empresas que blogam recebem, em média, 434% mais páginas indexadas.

3. Melhore o relacionamento com seus clientes
Seu blog é uma forma de se conectar com pessoas através do conteúdo de qualidade que você oferece, mas você também pode elevar essa conexão a outro nível, transformando seus visitantes em clientes.
Para isso, você deverá inserir botões call to action em todos os seus posts, dentro do conteúdo ou nas barras laterais do seu site. Essas áreas podem conter e-books gratuitos, downloads ou cadastro de email marketing. As “iscas digitais” são importantes porque te dão os dados de contato de um cliente que se interessou pelo seu negócio.

4. Se torne referência no assunto
Quer ser lembrado como um expert no seu ramo de negócio? Crie conteúdo que contribua para solucionar os problemas dos usuários.
Não adianta criar posts egocêntricos sobre os benefícios dos seus produtos ou da sua empresa. Esse conteúdo já pode ser encontrado no seu site.
Quando você escreve conteúdos relevantes para pessoas, você está trazendo humanidade para sua empresa e consequentemente construindo um posicionamento sólido de sua marca no mercado online.
Agora os usuários não só retornam ao seu blog como referência, mas compartilham seus posts.
Isso é o que dá segurança na hora de fechar o negócio com você ao invés de seu concorrente.

Precisa de mais dicas sobre o conteúdo do Blog? Deixe seu comentário abaixo!


SOBRE O COLUNISTA

Camila Fabre é gerente de projetos na NORT Comunicação Integrada e diretora administrativa na Jsol Soluções Online. É formada em Arquitetura e Urbanismo e MBA em Gestão Empresarial e Marketing pela FAE Business School e Baldwin Wallace College. Ministra oficinas de WordPress e Blog no Impact Hub Curitiba e é professora de Empreendedorismo e Inovação no Centro Europeu. Nas horas vagas, troca as teclas e telas por colheres e panelas.

Criado com Area de Membros WP