Blog, Marketing Pessoal

Assertividade, Agressividade e Passividade

Escrito por no dia 09/06/2015

Estas três palavras revelam muito sobre estilos de liderança tanto na vida pessoal como profissional, veja que a pessoa que defende seus direitos, manifesta-se contra injustiças e se posiciona nas situações que a vida lhe apresenta e ao mesmo tempo é sensível as emoções e sentimentos dos outros, trazendo consigo característica ASSERTIVA, ou seja, diz o que tem que dizer sem ofender ou invadir a intimidade alheia.

assertividade - texto sandro binello

De outra banda, em uma mesma situação, a pessoa poderia manifestar um comportamento mais centrado em si mesmo, estressando-se com as outras pessoas e até mesmo as desrespeitando verbalmente, buscando o confronto através da expressão visceral da raiva, sem sequer perceber que está ferindo o sentimento de outra pessoa, demonstrando assim um comportamento AGRESSIVO.

Em um terceiro ponto, a pessoa, diante da mesma hipotética situação, pode se preocupar mais com os outros em detrimento de si próprio, estressando-se internamente, sem demonstrar ou expressar a sua própria opinião, deixa de se posicionar, anestesia o seu querer e procrastina sua vida com uma atitude de espectador e não de protagonista de seu destino, este é um comportamento PASSIVO.

O ponto aqui é identificar qual a sua tendência quando se relaciona com as pessoas e diante dos fatos da vida, posto que é de fundamental importância demonstrar OUSADIA em equilíbrio com SENSIBILIDADE, ter um comportamento ASSERTIVO sustentando suas ideias e opiniões e ao mesmo tempo respeitando o direito a livre manifestação do outro.


SOBRE O COLUNISTA

Formado em Ciências Jurídicas pela UNIJUÍ, no Rio Grande do Sul, Sandro Binello se especializou em Processo Civil e Direito do Trabalho.
Atualmente é sócio-fundador do Escritório de Advocacia “Chechi, Ramos e Binello Advogados Associados”, que atua no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso, Goiás e São Paulo. Também Empresário, em 2010, fundou a Empresa Evolutio Treinamentos, que atua no seguimento de treinamentos nas áreas de Gestão, Liderança e Autoconhecimento. Também escreve artigos sobre Eneagrama para o Portal “Professores do Sucesso”, do Rio de Janeiro, e sobre comportamento, qualidade de vida e empreendedorismo para Revista de Marketing Pessoal da Ponto Pessoal, em Curitiba, Ministra Treinamentos na área de comportamento, liderança e gestão, pela Dale Carnegie Training, é Diretor fundador do escritório de Advocacia Chechi, Ramos e Binello Advogados Associados e Palestrante exclusivo da Insperiência com sede em São Paulo. | Contato: sandrobinello@terra.com.br

Criado com Area de Membros WP