Blog, Lifestyle, Método Ponto Pessoal

Assédio Sexual pode acontecer com todos

Escrito por no dia 02/05/2017

Apesar de a grande maioria dos casos de assédio sexual no trabalho acontecerem com mulheres, é importante frisar que homens também são vítimas desse abuso e que ele não acontece apenas partindo de superiores para com seus subordinados, mesmo que aqui esteja a maioria dos casos, também acontece o contrário, partindo de subordinados para com seus superiores, e ainda entre colegas.

assedio-sexual-neuzi-carreiro

Fonte: Google Imagens

É caracterizado como assédio sexual no trabalho, que também acarreta assédio moral, quando você é vitimada através de “brincadeirinhas” ou qualquer comportamento ou intimidação com conotação sexual realizados no ambiente profissional.

Tenha sempre em mente que a culpa não é sua. Você ali é um profissional, foi contratado para trabalhar, atuar profissionalmente, exercer um cargo para o qual você é capacitado e que o empregador é responsável pelo seu bem-estar e pela sua saúde física, psíquica e emocional naquele ambiente.

Sabemos que a grande maioria das vítimas se sentem acuadas diante de uma barbárie como essa, pois têm medo de perderem o emprego e sua dignidade, por isso não denunciam tais abusos e acabam sofrendo consequências muito sérias com relação à sua saúde e autoestima.

 

ponto_pessoal_imagens_site_6edicoes_assine-1

 

A denúncia é a única porta de saída, não restam dúvidas. É necessário dar um basta logo no primeiro momento.

 

Mostre que não está gostando e que não vai tolerar esse tipo de abordagem. Se isso não for suficiente, denuncie, vá ao RH, ao seu superior hierárquico, sindicato, ministério do trabalho, defenda-se. Coloque colegas de confiança a par da situação, grave áudios, junte testemunhas, guarde bilhetes, emails, o que puder, junte provas, você poderá precisar delas.

Quando você denuncia, você não está protegendo só a si mesmo, isso não servirá apenas para o seu caso, mas para todas as vítimas que já sofreram ou sofrerão se ninguém tomar uma iniciativa. Não se deixe intimidar, faça acontecer.

Miolo_Assédio Moral_WEB

Fonte: Google Imagens

Não há nada que justifique um abuso dessa proporção, com consequências tão devastadoras na vida de uma pessoa. A culpa será sempre do agressor e apesar de culparem seu comportamento e formas de vestir, você vítima, não é o culpado, todos estão ali pra trabalharem e não para praticar abusos ou serem abusados sexual ou moralmente.

No ambiente de trabalho é de grande importância manter uma imagem profissional que comunique responsabilidade, confiança e seriedade, respeitando sua essência e obedecendo as regras de vestir desse ambiente e você se sentirá mais fortalecido e preparado para se defender de eventuais situações desagradáveis.

 

 

Aproveite e leia também aqui o artigo Assédio Sexual é Crime

 

Continue conectado comigo, acompanhe meu Instagram =)

instagram-neuzicarreiro

 

Quer trabalhar seu Marketing Pessoal?

Banner-Texto-Adriano-Tadeu-Barbosa-Marketing-Pessoal-Nao-E-Para-Todos

 

 

Para você que quer se especializar, conheça o Método Ponto Pessoal AQUI – primeiro curso de especialização em Marketing Pessoal online no Brasil com um ano de duração, clientes reais e divulgação do seu trabalho.

 

 

capafacebook-adrianotadeubarbosa-red-828x315


SOBRE O COLUNISTA

  • Linkedin
  • Facebook

Colunista independente Ponto Pessoal, Consultora de Imagem, Comportamento e Marketing Pessoal e membro da Association of Image Consultants Internacional. Atuante na área desde 2015, é especializada em Marketing Pessoal pelo Método Ponto Pessoal com Adriano Tadeu Barbosa e estudou Consultoria de Imagem e Comportamento em escolas renomadas nacional e internacionalmente como Senac-PR, Centro Europeu Curitiba, The Style Core by Carla Mathis, Ecole Supérieure de Relooking dentre outras. Está sempre buscando aprimoramento na área, participante ativa em seminários internacionais da associação e sempre em contato com as maiores referências na área aqui no Brasil, os quais foram seus mestres. Além da Consultoria também atua em palestras e workshops.

Criado com Area de Membros WP