Blog, Marketing Pessoal

Aprenda a cumprimentar os outros

Escrito por no dia 13/05/2015

Viver e conviver em sociedade exige alguns rituais diários e um deles diz respeito ao cumprimento entre as pessoas. O ato universal de estender as mãos significa que você acolhe o outro e, no mundo dos negócios, este gesto é de fundamental importância, pois demonstra interesse, atenção pelas pessoas.

 

Saber cumprimentar certamente confere profissionalismo e melhora sua imagem pessoal e corporativa. É preciso ser firme sem apertar de mais a mão da outra pessoa. Ser presente, porém sem ter a mão frouxa. A mão “mole” transmite pouco caso e desinteresse pelo próximo. Um leve movimento para cima e para baixo é permitido, mas sem sacudir o braço de quem você cumprimenta. Quem já passou por esta situação sabe o quanto é desagradável.

Sabia que podemos obter informações sobre o outro apenas na maneira que nos cumprimenta? Quem cumprimenta com a mão por cima pode sinalizar que irá controlar a conversa e nos serve de alerta na negociação. Quem cumprimenta de igual para igual mantém as mãos alinhadas com a do outro e simboliza parceria. E há quem cumprimente com a palma da mão virada para cima, o que pode demonstrar submissão. Isto nos mostra como é importante treinar a observação neste ato tão presente no nosso dia a dia.

A regra de etiqueta tradicional diz que todos os homens devem se levantar para cumprimentar alguém e que as mulheres fazem o mesmo somente quando estiverem diante de pessoas de idade ou de alguma figura pública relevante, como presidente e governador. Faço uma observação neste caso, no mundo dos negócios, é recomendado que as mulheres também se levantem para cumprimentar quem lhe for apresentado em todas as ocasiões.
Ao cumprimentar, a iniciativa de estender a mão deve partir da pessoa que ocupa o cargo de maior nível hierárquico ou pelo anfitrião.

 

REVISTA DIGITAL PONTO PESSOAL – A Primeira Revista no país especializada em Comunicação e Marketing Pessoal. Acesse, conheça os 12 temas abordados e assine gratuitamente.

ponto_pessoal_imagens_site_assine_revista3

Assinatura Gratuita em www.pontopessoal.com.br/revista

 

Diferença entre países

Em nosso país, o cumprimento por si só não é completo se não vier acompanhado de um “como vai” e olhos nos olhos. As pessoas gostam de atenção. Porém, o contato visual neste caso não é recomendado na China. As pessoas mais velhas são bastante respeitadas, por isso têm precedência, ou seja, os cumprimentos começam por elas. Uma leve reverência com a cabeça complementa este ato entre os chineses.

Na terra do Tio Sam, onde o marketing é extremamente forte, além de cumprimentar, os norte americanos têm como costume falar seu próprio nome a quem cumprimenta. Os mexicanos gostam de abraçar após o aperto de mão. Nós, brasileiros, sabemos o que é ser afetuosos e adoramos dar beijinhos quando cumprimentamos os outros, mas é preciso cautela. No mundo dos negócios, nem todos gostam desta atitude.

É importante pesquisar costumes, culturas e hábitos de outras nacionalidades para não comprometer suas negociações. Percepção é fundamental para qualquer pessoa educada.

Que possamos cumprimentar de forma correta para abrir portas e fechar negócios prósperos para todos!


SOBRE O COLUNISTA

Colunista independente Ponto Pessoal, consultora, especialista e professora de Etiqueta & Comportamento Corporativo e Social. Supervisora e professora do curso de Etiqueta Social e Corporativa do Centro Europeu e professora de Etiqueta na Casablanca Escola de Modelos e Atores, ambos em Curitiba, Pr.
Diretora e fundadora da Pitacos Assessoria, é formada em Administração com especialização em Marketing e pós graduada em finanças. Acumulou vasta experiência corporativa no mercado financeiro, com passagens por corretoras de valores, bancos de varejo e holdings. Ministra palestras e cursos in company em todo o Brasil com o tema Etiqueta e é colunista convidada do portal Networking.com.vc , da revista Yupi e agora da Revista Digital Ponto Pessoal. |
Currículo completo em br.linkedin.com/in/silmarasantosadad |
Contato: silmara@pitacosassessoria.com.br

Criado com Area de Membros WP