Blog, Lifestyle

A Serra Gaúcha por Tânia Coelho

Escrito por no dia 05/08/2015

O clima frio, a paisagem exuberante, a boa gastronomia e os excelentes vinhos compõem o cenário desta região que atrai cada vez mais viajantes vindos de vários lugares do Brasil e países vizinhos.

Atraídos pelo fascínio em estar em um lugar que lembra muito o continente Europeu, esta região do Sul do Brasil, que foi colonizada principalmente por imigrantes italianos e alemães, seduz e cativa por manterem preservados sua tradição, história, cultura e valores.

ponto_pessoal_imagens_site_4edicoes_assine-2

O som que se ouve nas casas do comércio local chama a atenção pelo sotaque carregado, pelo volume alto da voz e também pelos movimentos frenéticos das mãos acompanhando a fala. Ali estão preservados costumes e tradições que ultrapassaram as barreiras do tempo e da política, pois durante a II Guerra Mundial, os imigrantes italianos e alemães sofreram restrições quanto ao idioma, manifestações culturais, políticas e mesmo comerciais.

No entanto, a índole generosa e hospitaleira, tanto dos imigrantes quanto dos locais, fez com que tudo fosse rapidamente esquecido logo após o fim das hostilidades, prevalecendo o bom senso e o espírito acolhedor, cujos frutos podemos observar hoje numa das mais belas e produtivas regiões do Brasil.

Nova Petrópolis - Jardim da Serra Gaúcha.

Nova Petrópolis – Jardim da Serra Gaúcha.

 

Algumas dicas e hotéis que não podem ficar de fora em um roteiro turístico nesta região:

– Cânions, cascatas e mata de Araucária são alguns dos lugares mais visitados desta região e dão ótimas fotos;

– Caminho de Pedras e Vale dos Vinhedos em Bento Gonçalves, são passeios imperdíveis.

– Caminho de Pedras em Bento Gonçalves é uma associação de colonos imigrantes, onde cada casa de pedra representa um ramo de negócio, como a Casa da Ovelha, do Tomate, da Erva Mate, da Tecelagem, da Massa, Café Colonial, etc. Percorrer o Caminho de Pedras a pé é uma bela experiência e um passeio imperdível;

– Conhecer o processo de produção da erva-mate e a história do chimarrão, contribuição dos índios caingangues e guaranis para a cultura gaúcha é uma bela experiência, além da oportunidade de aprender a fazer o chimarrão da maneira correta;

– O passeio com a Maria Fumaça é como regressar no tempo;

A Serra Gaúcha possui dois núcleos turísticos principais: na Região das Hortênsias estão Gramado, Canela e Nova Petrópolis. No Vale dos Vinhedos, ficam Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa. Próximas uma da outra, separadas por cerca de uma hora e meia de carro, é possível conhecer estas duas regiões em poucos dias de viagem. A 130 quilômetros da capital Porto Alegre, a cidade de Bento Gonçalves é o paraíso dos amantes do vinho, com parreiras carregadas de outubro a dezembro. As famosas Gramado e Canela possuem maior infraestrutura para o turismo, com muitos hotéis, restaurantes, museus e festivais. Visite estes cenários lindos e encante-se!

 

Alguns hotéis indicados na região:

Spa do Vinho Hotel & Condomínio Vitivinícola

Hotel & Spa do Vinho Caudalie Autograph Collection

Pousada Castello Benvenutti

Pousada Borghetto Sant’Anna


SOBRE O COLUNISTA

Mestre em Distúrbios da Comunicação e Especialista em Hotelaria Design e Eventos e Gestão de Mercado do Luxo. Atualmente, desenvolve projetos de personalização dos serviços em hotéis de todo país e também divide seu tempo entre palestras, convenções e pesquisas sobre tendências e inovações neste segmento. Currículo completo em br.linkedin.com/in/taniacoelho

Criado com Area de Membros WP