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A nova imagem de empresário do povo de João Dória

Escrito por no dia 04/10/2016

Como João Dória vence as eleições para prefeitura da maior cidade do Brasil usando sua nova imagem de empresário do povo, alterada como estratégia

Não é de hoje que políticos se elegem além das promessas e discursos, mas com muito marketing pessoal.

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João Dória Jr. Fonte Internet

Neste caso, o megaempresário João Dória, prefeito eleito nas eleições de 2016 para a maior cidade do país, além de um discurso alinhado ao que muitos gostariam de ouvir, deixou de usar roupas e sapatos de extrema qualidade e grifes acessíveis para poucos, para se caracterizar como “um executivo de férias em campanha eleitoral”, dito por alguns.

Diversos veículos de comunicação noticiaram a mudança percebida por todos no comportamento e imagem do então candidato em sua campanha política, como o portal EXAME. Mas o que todos falam é sobre estratégias de marketing político e esquecem de comentar sobre os verdadeiros responsáveis pela estratégia de imagem: os consultores de imagem.

 

A estratégia que elege qualquer profissional

Neuzi Carreiro, consultora de imagem em Curitiba/PR e aluna do Método Ponto Pessoal para especialização em Marketing Pessoal, lançado este ano aqui no site – CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS , diz que “é muito importante ter propósitos claros e estar atento à imagem que deseja projetar diante do seu público-alvo, saber exatamente o sentimento que quer deixar no coração dessas pessoas e como deseja ser percebido por elas, para assim, usar de artifícios de comunicação verbal e principalmente de comunicação visual, pois esta é a primeira a ser percebida. É através dela, que muitas vezes, o outro decide ou não ouvir os seus discursos e promessas de campanhas. É preciso usar da criatividade e ter jogo de cintura diante desses eventos, e para isso, é necessário contar com profissionais competentes que lhe auxiliem nessa etapa”.

A consultoria de imagem é um serviço não somente utilizado por políticos, mas por todos que identificam nela estratégias de posicionamento e abertura de oportunidades, pois bem se sabe que uma imagem de qualidade é uma ótima forma de abrir possibilidades para novos resultados, afinal, as impressões, primeiras ou não, são as que ficam e os seres humanos são absolutamente visuais.

Ela é uma profissão recente em todo o mundo e o Brasil passou a conhecer a área no fim dos anos 90. O consultor de imagem está entre as 30 profissões do futuro, quando se busca por referências profissionais dentro do novo comportamento humano, pois é capaz de ressaltar características comportamentais na imagem percebida pelas pessoas no contato com o mercado que fazem parte.

A imagem é sempre o que chama mais atenção em qualquer pessoa, seja ela de qual classe social for. Como todas as pessoas sempre buscam estar cada vez melhores com elas mesmas, usando melhores roupas, calçados e investindo cada vez mais em beleza, o consultor de imagem chega para alinhar tudo isso e mostrar para o mercado a verdadeira imagem das pessoas.

 

A visão dos consultores de imagem alunos do Método Ponto Pessoal

Observado também em Portugal, pela consultora de imagem Sónia Cristina Paiva: “João Dória é um exemplo que a imagem é estratégica, pois é fato que aprecia peças de boa qualidade, nos debates televisivos e em aparições públicas, optou por um estilo clássico, cor escura, corte italiano, camisa branca, lenço no bolso, por vezes sem gravata, transmitindo um look descontraído, mas com charme, quando usa gravata aposta nas cores, permitindo realçar a sua elegância e bom gosto. Quando usa estampados, dá primazia às riscas diplomáticas e ao tweed, aprecia tecidos nobres, com bom toque. Um estilo conservador que lhe permite transmitir uma mensagem de respeito, profissionalismo, seriedade e organização”.

João Dória Jr. Fonte Internet

João Dória Jr. Fonte Internet

Já no sul do Brasil, em Santa Catarina, a consultora de imagem Fernanda Delgobo, retrata que “João Dória foi orientado a mudar o visual no seu programa da TV da Rede Bandeirantes, indo ao ar com um estilo bem diferente, descolado e confortável. Foi assim que ele apareceu em público, vestindo camisa branca, cardigã preto, jeans da mesma cor, casaco e um sapatênis, trazendo seu estilo para menos formal e bem diferente do que estávamos acostumados a vê-lo. Um estilo que aproxima o público, pois trás um ar amigável e sociável. Seu look foi pensado em cada detalhe. Como é um estilo que traduz o conforto, trouxe descontração e abriu acesso às pessoas, quando, por exemplo, ele usou contraste nos pés e um look inteiro preto, cor sólida e escura, o que é perfeito para quem atua na política. A mensagem que transmitiu foi de uma pessoa forte, assertiva e confiante. Um líder”.

O megaempresário e agora prefeito de São Paulo, sob o olhar da consultora de imagem de Belo Horizonte, Renata Tomagnini, “adequou sua imagem de luxo para uma imagem onde o estilo Hi-Lo predomina. Este estilo consiste em misturar peças luxuosas com outras mais descoladas, mais esportivas ou básicas. Do inglês high-low ou estilo hi-lo, significa alto e baixo. Hi-Lo tem a ver com tudo que é básico em conjunto com o que é sofisticado. O estilo é basicamente misturar o caro com o barato, o luxo com o básico e é assim que a mensagem do candidato tem chegado às várias classes sociais da cidade de São Paulo”.

 

Estratégia que deu certo

Pois aproximou o candidato do eleitorado, que passou a vê-lo como um executivo de férias em campanha por projetos futuros e muito trabalho, ao invés de somente um multimilionário e empresário bem sucedido.

Segundo Renata Tomagnini, “para quem pensa que a imagem que você transmite através do vestuário não influencia a opinião alheia, está na hora de rever seus conceitos. Uma imagem desleixada pode fechar portas, mas, dependendo de seu objetivo, uma imagem de extremo luxo, também. Por isso temos que estar atentos aos nossos objetivos, a qual público queremos atingir e também a mensagem que queremos transmitir. João Dória soube dosar seu Dress Code, carregando em seu vestuário a imagem do empresário bem sucedido, mas também de um homem flexível e acessível. Um exemplo de que ele pode transitar tanto nas massas como nas altas rodas da sociedade”.

João Dória Jr. Fonte Internet

João Dória Jr. Fonte Internet

Fernanda Delgobo finaliza que o candidato João Dória, disposto a vencer as eleições, usou de uma estratégia pouco conhecida por todos, mais com poderoso efeito. Foi capaz de adequar sua própria imagem para se aproximar do público, fazendo da consultoria de imagem sua aliada no alcance de seus objetivos políticos.

É importante também frisar que a imagem adequada como estratégia de marketing pessoal somente foi possível e teve poder porque focou na verdade e conteúdo do candidato em questão. A imagem por si só, sem estar ligada à carreira e histórico das pessoas, se condiciona a resultados superficiais, que de uma hora para outra podem ser rompidos.

É o que os eleitores de São Paulo irão verificar nos próximos 4 anos. Ao menos já sabem dos milhões investidos nesta campanha, através da transparência eleitoral, lei aprovada no Brasil, e acreditam que o novo prefeito tenha investido para ganhar, tanto na política quanto agora na imagem de um “empresário do povo”.

 

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SOBRE O COLUNISTA

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Fundador e Publisher na Ponto Pessoal – primeiro Portal, Revista digital e Escola sobre Mkt Pessoal do país, no ar desde 2010, Palestrante em Marketing Pessoal e Mercado de Luxo. 11 anos em 2017 com experiência em Marketing Pessoal. Carreira pautada em consultorias, aulas, supervisão de cursos e criação de conteúdos desde 2006, referência em todo país e com experiência internacional, tendo criado e supervisionado cursos de marketing, empreendedorismo e mercado de luxo, pelo Centro Europeu e ISAE/FGV em Curitiba e Paris, capital francesa. Colunista convidado na Revista Terapia do Luxo.
Currículo completo em www.adrianotadeubarbosa.com | Contato: adriano@pontopessoal.com.br

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