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A modernidade e exclusividade dos sapatos masculinos Lüks Shoes

Escrito por no dia 24/01/2017

A cada entrevista que faço com empreendedores eu fico ainda mais certo das diversas frases e textos que leio sobre encontrar oportunidades quando menos esperamos, ou quando precisamos. Não que os empreendedores se criam nas necessidades, mas é quando precisamos que desenvolvemos nosso sonho, que há muito está conosco, mas que por muito foi deixado de lado.

A entrevista de hoje foi com o gaúcho Eduardo Sparrenberger, criador da Lüks Shoes e que tem ousado na qualidade, modernidade e exclusividade em seus modelos masculinos de sapatos para vários perfis.

Sinceramente, começar o ano com uma entrevista destas, incentivadora, real, sincera e que com certeza gerará muitos insights a quem ler, é um presente para mim e para você, leitor e empreendedor.

Veremos ainda muito sobre a Lüks em 2017. Eu já comecei ao comprar alguns de seus modelos.

 

1) Como tudo começou? Conte-nos um pouco da sua história como pessoa, e agora, empreendedor.

Estava vivendo um período muito complicado, havia estudado o ano de 2015 assiduamente para um concurso militar, passei, fiz todos os exames e testes físicos, porém fiquei fora do número de vagas. Estava bem complicado, pois havia sido criada uma expectativa por todos e por fim não deu certo. Com os sapatos começou quando eu não imaginava o que fazer da vida, se retomava a faculdade ou o que. Aí depois de algumas buscas frustradas por um sapato do meu número, sempre tive muitas dificuldades em encontrar sapatos 45, aí em abril de 2016 estava na casa do meu concunhado em Gramado e resolvi procurar por lá e, não achei nada também. Aí fomos para casa dele, estávamos tomando chimarrão e eu desiludido, porque queria muito. Aí então minha cunhada deu a ideia de um atelier que fazia sapatos e tal, achei o pessoal na Internet e na outra semana fui atrás.  Mas eles também só produziam até o 43, frustrante. Aí então conversei com meu sogro que é da área a mais de 40 anos e ele falou, compra a forma, manda escalar o modelo pro teu número, paga os custos e manda fazer já que é a única maneira. Aí procurei o pessoal e fiz isso. Pra não perder o investimento, comecei a fazer alguns sapatos de tamanho grande, porém sempre quis algo top, diferenciado. Aí então resolvi criar a Lüks (No início era apenas eu, mandando produzir em atelier conforme fosse sendo vendido e depois de dar um par para meu sogro ele adorou. Em pouco tempo começamos a ter bastante encomenda e o atelier não estava dando conta de produzir. Como um divisor de águas, meu sogro entrou como meu sócio e passamos a produzir os sapatos dentro da Calçados Feistauer, recriamos todos os modelos e modificamos as formas todas.

Lüks Shoes - Eduardo Sparrenberger e Darci Feistauer

Eduardo Sparrenberger e Darci Feistauer | Empreendedores Lüks Shoes

E a Lüks desde seu princípio trabalhou com clareza e honestidade e honrando todos nossos compromissos. Tanto que nos 6 primeiros meses nós trabalhamos com apenas um canal de vendas que é o Instagram e mesmo assim mandamos sapatos para praticamente todas as regiões do Brasil, sem atrasos ou reclamações referente aos produtos tendo uma grade de contato muito fiel.

 

2) Você teve contato com a moda e a moda masculina quando? Como aconteceu?

Várias pessoas já me perguntaram isso, principalmente depois do lançamento do Brogue Güzel Alexandre. Bem, eu não tive contato com a moda, nunca estudei moda. Sempre gostei de sapatos, até os femininos, eu sempre prestei muita atenção. Sempre falo que não adianta estudar e saber tudo de moda sem ter algo muito essência que é um bom gosto. Eu sentia um vazio muito grande na questão de estilo dos sapatos masculinos, aí quando foi para entrar, quis entrar pra fazer o novo e não o que todo mundo estava acostumado, por exemplo, o sapato preto e o café. Longe de preconceitos, criamos sapatos coloridos, espelhados, únicos!
Acompanho muito as tendências de cores, principalmente das grandes marcas de fora do país, aí vamos desenvolvendo conforme o gosto. Lembro que quando resolvi Fazer o Alexandre, todos falaram “Vai vender pra quem isso aí”. Cara, foi um dos mais vendidos e com certeza me abriu inúmeras portas.

 

3) Porque escolheu o universo masculino? De onde veio o nome da marca?

Na verdade nunca tive ideia em entrar com sapatos femininos, pois existem grandes marcas que ditam a moda neste segmento. Vi uma grande oportunidade pois é um mercado carente. São pouquíssimas marcas que fazem um produto diferenciado, seriado. Nós não buscamos produzir centenas de sapatos iguais. A ideia é vender centenas de sapatos diferentes, que o cliente se identifique com algum dos nossos produtos e não utilize o sapato porque foi o único que ele encontrou, assim, nos tornar uma referência quando o assunto for sapato masculino.  O nome significa Luxo em Turco, uma das coisas que os nossos sapatos carregam em sua essência, pois são produzidos com materiais nobres e uma mão de obra muito qualificada, sem linha de produção, montados par a par com a grande parte do trabalho sendo artesanal.

 

4) Qual sua projeção ao mercado em que atua para os próximos anos?

Estamos apostando no segmento de venda online, projetamos nosso site com uma das mais modernas plataformas, com criptografia dos dados sendo então um e-commerce totalmente seguro. Nossa perspectiva de crescimento no número de vendas é de 250%, pois desde a criação da marca tínhamos apenas um canal de vendas, sendo ele uma rede social. Agora alinhamos nosso site, tornando ele atrativo para o cliente, oferecendo vantagens na hora da compra (como frete grátis para todo Brasil e 3x sem juros ) junto com campanhas de divulgação eficiente).

 

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5) Por que os homens devem se interessar pelos seus produtos? Qual seu principal diferencial?

Primeiramente pela qualidade, é um produto que ele vai usar sem se preocupar se a sola vai descolar ou vai machucar ou entortar o seu pé. Uma coisa que enfatizamos muito é na questão de calce, existem muitos sapatos sendo vendidos pelas lojas totalmente prejudiciais aos pés dos clientes. Mas vamos falar do nosso produto; nossa forma foi desenvolvida por um profissional, hoje aposentado, que já foi considerado o melhor modelista de formas do mundo, tendo seu nome vinculado à grandes marcas de sapato do mundo todo. Nossos modelos tiveram sempre em baixo dos olhos técnicos de Darci Feistauer, grande profissional do ramo calçadista há mais de 40 anos e que leva a calçado Feistauer há 20 anos com todo carinho. Portanto, não se pode ter dúvidas referentes a qualidade dos nossos produtos. Outra questão crucial é o estilo, usamos combinações de materiais que você não encontra em qualquer vitrine, são produtos exclusivos e muitas vezes seriados, que proporciona ao cliente a possibilidade de estar em um evento e que muito difícil ele terá alguém usando um sapato parecido com o seu.

 

6) Você costuma fazer muitas parcerias? Quais suas estratégias de marketing que dão certo e que você pode compartilhar conosco para que possamos incentivar outros empreendedores com suas práticas.

Quando iniciamos com o Instagram, apostei em alguns blogs com inúmeros seguidores, tive uma boa aprovação em curtidas e comentários, mas não achei viável o retorno em compradores e possíveis clientes. O que achei que nos alavancou, foi a interação dos clientes, postagem de fotos, comentários e até mesmo indicação (Hoje o cliente compra o sapato e quando recebe me manda um elogio e diz: Cara, posta essa foto lá heheh”).  Creio que a melhor maneira de passar confiança a novos compradores, são compradores satisfeitos pois somos uma marca que está entrando agora no comércio, desconhecida por grande parte das pessoas, o que nos favorece muito são os nossos clientes satisfeitos. Por isso eu sugiro sempre este estreitamento na relação entre cliente e loja, ser claro e sincero, e óbvio, tentar causar uma ótima surpresa no cliente ao receber a encomenda.

 

7) Você incentiva o empreendedorismo? Como?

Meus pais têm comércio há 35 anos, passei boa parte da minha vida trabalhando com eles,  com o passar do tempo as coisas foram dificultando cada vez mais, questões tributárias, trabalhistas e a concorrência desleal. Digo concorrência desleal quando você trabalha de acordo com todas as normas, paga seus impostos e seu concorrente não, consequentemente o preço dele será melhor que o seu. Eu sugiro sempre iniciar com os pés no chão, dando um passo de cada vez e não se precipitar, pois nos dias de hoje qualquer tropeço é crucial.

 

8) Dê um apoio a quem começa: o que você diria para os empreendedores?

Acredite no seu sonho. Muitas vezes eu ouvi comentários como: “fazer sapato para homens não adianta, homem compra um sapato por ano”, “teu sapato é muito caro, capaz que vai vender”.
Bom, esses comentários não chegaram me abalar, mas sim a pensar e olhar para o que eu estava fazendo e o que meus concorrentes estavam fazendo. Resolvi manter meu processo de produção, não tornar o produto seriado e muito menos baixar a qualidade de algum material. Segui da mesma forma que eu havia planejado, vou fazer um sapato bom, de qualidade e com um estilo que se encaixe em cada cliente. Por isso, acredite no que você planejou e sonhou, ouça muito as pessoas que realmente querem o seu bem e conte seus planos e desejos apenas para Deus, para não ter ninguém lhe invejando e atrasando seus planos.

 

9) Como pretende estar em 2017 com sua marca? Como podemos virar clientes e ter ainda mais modelos Lüks em nossos pés?

Pretendo aos poucos ir consolidando ela na questão confiança de entrega e qualidade, junto com a divulgação do site. Para virar Cliente está fácil, o site está lindo, está bem alinhado e seguro. Estamos com ferramentas de acompanhamento da encomenda direto nele e de uma forma simples de usar. O mecanismo de pagamento é moderno, simplificando ao máximo a compra. Sobre os modelos, convido todos a ficarem nos acompanhando nas redes sociais e no próprio site, porque tem muita coisa bonita vindo por aí.

 

Veja alguns modelos da coleção da LÜKS SHOES

 

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SOBRE O COLUNISTA

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Fundador e Publisher na Ponto Pessoal – primeiro Portal, Revista digital e Escola sobre Mkt Pessoal do país, no ar desde 2010, Palestrante em Marketing Pessoal e Mercado de Luxo. 11 anos em 2017 com experiência em Marketing Pessoal. Carreira pautada em consultorias, aulas, supervisão de cursos e criação de conteúdos desde 2006, referência em todo país e com experiência internacional, tendo criado e supervisionado cursos de marketing, empreendedorismo e mercado de luxo, pelo Centro Europeu e ISAE/FGV em Curitiba e Paris, capital francesa. Colunista convidado na Revista Terapia do Luxo.
Currículo completo em www.adrianotadeubarbosa.com | Contato: adriano@pontopessoal.com.br

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