Blog, Marketing Pessoal, Método Ponto Pessoal

A lei do Moro, nossa imagem e comportamento

Escrito por no dia 10/04/2017

Ética é a ciência do comportamento moral dos homens em sociedade. É uma ciência, pois tem objeto próprio, leis próprias e método próprio. O objeto da Ética é a moral. A moral é um dos aspectos do comportamento humano. A expressão deriva da palavra romana “mores”, com o sentido de costumes, conjunto de normas adquiridas pelo hábito reiterado de sua prática. (ADOLFO, 1995, p.12).

ética e imagem - 2

Fonte: Google Imagens.

Estamos assistindo estupefatos ao desmoronamento dos valores éticos em expressivos setores da economia, profissionais liberais e políticos brasileiros. Somos bombardeados diariamente com denúncias de corrupção que não escolhe classe social, religião, partido político ou sexo.

Nos anos 70 a chamada ‘Lei de Gerson’* ficou conhecida no Brasil após propaganda da marca de cigarros Vila Rica para a divulgação de seu produto. O vídeo apresentava o meia armador Gérson, jogador da Seleção Brasileira de Futebol, como protagonista e iniciava-se associando a imagem de Gerson como o “Cérebro do time campeão do mundo da Copa do mundo de 70”.

O entrevistador da propaganda perguntava ao jogador o porquê de este fumar Vila Rica, e, após receber um cigarro de Gerson, ouve a resposta, que é finalizada com a frase: “Por que pagar mais caro se o Villa me dá tudo aquilo que eu quero de um bom cigarro? Gosto de levar vantagem em tudo, certo? Leve vantagem você também, leve Vila Rica!

Nos anos 1980 os meios de comunicação em massa brasileiros começaram a divulgar notícias sobre corrupção na política brasileira e a população começou a utilizar o termo “Lei de Gérson”. Mesmo quase 40 anos após à peça comercial, a chamada ‘Lei de Gerson’ parece ainda estar disseminada e arraigada na cultura brasileira onde busca-se obter vantagens de forma indiscriminada sem importar-se com o número de pessoas (crianças, idosos, doentes, trabalhadores) que serão prejudicadas ou atentando até mesmo às vidas de cidadãos brasileiros.

 

ponto_pessoal_imagens_site_6edicoes_assine-1

 

O nível de confiança no Estado, instituições, empresas e profissionais em geral está seriamente comprometido, a desconfiança já ultrapassou as fronteiras nacionais trazendo prejuízos difíceis de serem reparados a curto e médio prazo.

Não sejamos injustos, a grande maioria do povo brasileiro norteia-se pelos princípios éticos e a cada dia trabalha mais e mais para cumprir seus compromissos e dar uma vida honesta para seus filhos. São várias as pessoas, profissionais, empresas e instituições que trabalham para o bem comum. No entanto, é fato, estamos perdendo o jogo para a minoria corrupta que busca o poder a qualquer custo. Não podemos perder a capacidade de indignar-nos e lutar pelo nosso país.

ética e imagem - 1

Fonte: Google Imagens.

Digamos não ao ¨jeitinho¨e à corrupção em nosso dia a dia por mais insignificante que possa parecer. Sejamos corretos uns com os outros a fim de que tenhamos retorno digno e merecido de nossas ações. Sejamos o exemplo para nossos filhos.

Ética é comportamento; comportamento é imagem.

Vamos tratar da Imagem de nosso país e de nosso povo nas escolas, em casa, no trabalho, nas novelas, nos programas de TV. Vamos discutir ética! Vamos praticar gentilezas, disseminar o bem, encorajar e divulgar boas ações e, prestigiar as boas empresas e instituições. Vamos criar a ¨Lei de Moro¨, onde o importante é ser honesto em tudo. Façamos a nossa parte!

*Mais tarde, o jogador anunciou o arrependimento de ter associado sua imagem ao anúncio, visto que qualquer comportamento pouco ético foi sendo aliado ao seu nome nas expressões Síndrome de Gérson ou Lei de Gérson. O diretor do comercial, José Monserrat Filho, procurando se eximir de responsabilidade, sustenta que o público fez uma interpretação errônea do seu vídeo: “Houve um erro de interpretação, o pessoal começou a entender como ser malandro. No segundo anúncio dizíamos: levar vantagem não é passar ninguém para trás, é chegar na frente, mas essa frase não ficou, a sabedoria popular usa o que lhe interessa”.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Lei_de_Gerson

 

Convido você para me acompanhar, veja meu Instagram =)

instagram-jacqueline-carcereri

 

Quer trabalhar seu Marketing Pessoal?

Banner-Texto-Adriano-Tadeu-Barbosa-Marketing-Pessoal-Nao-E-Para-Todos

 

 

Para você que quer se especializar, conheça o Método Ponto Pessoal AQUI – primeiro curso de especialização em Marketing Pessoal online no Brasil com um ano de duração, clientes reais e divulgação do seu trabalho.

 

 

capafacebook-adrianotadeubarbosa-red-828x315


SOBRE O COLUNISTA

  • Linkedin
  • Facebook

Palestrante, Especialista em Marketing Pessoal, Consultora de Imagem e Franqueada Paraná na Ponto Pessoal.

Bacharel em Nutrição pela Universidade Federal do Paraná, Especialização em Marketing pela FAE-PR, MBA em Gestão de Negócios pela FGV ISAE-PR, Consultoria de Imagem pelo SENAC PR, Marketing Pessoal na Ponto Pessoal.

Experiência de mais de 20 anos na área Comercial trabalhando em grandes empresas inclusive multinacionais, também atuou como Empreendedora gerindo equipes de trabalho própria e terceirizada e ministrou aulas como professora substituta na PUC-PPR. Atualmente possui Empresa de Serviços onde atua em Consultoria individual, grupos e agenciamento comercial.

Criado com Area de Membros WP