Fonte Google

A falta de autoconhecimento e a dificuldade de se recolocar no mercado e trabalho

Escrito por Ana Carolina Pereira no dia . Postado em Blog, Empregabilidade, Marketing Pessoal, Método Ponto Pessoal

O autoconhecimento é um fator essencial para a sua carreira. Mas afinal, como desenvolvê-lo e por que isso é tão importante para você conquistar a sua próxima oportunidade de trabalho?

Fonte Google

Fonte imagem Google

A grande maioria das pessoas acredita que para conquistar uma nova oportunidade de trabalho basta atualizar o currículo, fazer contatos pelo Linkedin, candidatar-se diariamente para todas as vagas que surgem e apenas aguardar. Quando começam a participar de diversas  entrevistas e não são aprovados, muitos começam a culpar a crise, os políticos, as empresas, reclamam da concorrência, dos gestores. Justificam a dificuldade de recolocação de diversas formas, mas dificilmente olham para si mesmos para fazer uma análise crítica sobre o seu próprio desempenho nesse processo. Será que você está conseguindo demonstrar ao entrevistador todas suas realizações e competências profissionais durante a entrevista? Como está o seu marketing pessoal para a sua recolocação?

Para conseguir demonstrar todo seu histórico e potencial em uma entrevista de forma clara e coerente é necessário ter AUTOCONHECIMENTO. Acredite: são raros  os profissionais que demonstram clareza  e domínio de conhecimento sobre suas próprias vidas e carreiras!

Durante a minha trajetória na área de Recursos Humanos enfrentei situações bastante desafiadoras, mas não há nada mais desafiador do que entrevistar alguém que não se conhece. Como um profissional quer se “vender” e conquistar uma oportunidade se não conhece a si mesmo? Durante uma entrevista há diversas etapas onde é perguntado sobre formação profissional, trajetória da carreira, principais realizações, desafios enfrentados, sucessos e resultados conquistados, estilos de liderança, tomada de decisões, motivações, objetivos de vida e carreira, etc.

Um processo seletivo, principalmente a etapa da entrevista, é o momento onde você terá a oportunidade de mostrar o melhor de si e fazer o seu marketing pessoal trabalhar por você. Mas para que isso aconteça é necessário primeiro se conhecer para depois comunicar aos demais sobre quem você é e sobre todas suas realizações e aspirações profissionais. Pensar sobre si mesmo nem sempre é algo fácil de ser realizado. É preciso estar aberto e disposto a descobrir suas qualidades, identificar limitações e analisar sobre o que é o seu diferencial e sobre os pontos que precisam continuar sendo desenvolvidos.

Investir em autoconhecimento é a oportunidade que você terá para potencializar a sua carreira, identificar suas habilidades, competências, seus talentos e seu potencial. Você terá acesso ao que tem de melhor em si, descobrir o que ainda não está sendo explorado, ter mais confiança e segurança para contar sobre sua vida e carreira. E o melhor de tudo, o autoconhecimento não irá somente contribuir com a sua recolocação como irá torná-lo um profissional melhor e diferenciado no mercado de trabalho.

 

Convido você para me acompanhar, veja meu Linkedin =)

Linkedin Ana Carolina Pereira

 

 Conheça também:

 

Banner-Adriano-Tadeu-Barbosa-Curso-Linkedin-960x280

Banner-Adriano-Tadeu-Barbosa-Teste-de-Estilo-960x280

capafacebook-adrianotadeubarbosa-red-828x315

Tags: , , , , , , , , ,

Trackback from your site.

Ana Carolina Pereira

Colunista independente Ponto Pessoal. Graduada em Psicologia com especialização em Gestão de Pessoas. Formação em Coaching e Orientação e Planejamento de carreira. Pelo Instituto Franklin Covey, cursou “Os sete hábitos das pessoas altamente eficazes”. Atualmente está fazendo especialização em Marketing Pessoal com Adriano Tadeu Barbosa, através do Método Ponto Pessoal. Atua como especialista em RH e coaching de carreira visando à realização e satisfação profissional de seus clientes através de estratégias e planos de ação que impactem positivamente suas carreiras e tragam mais felicidade e equilíbrio em suas vidas. Possui know-how em recolocação profissional, empregabilidade, desenvolvimento de liderança e gerenciamento de carreiras. Linkedin: https://www.linkedin.com/in/anacarolinarpereira
Ponto Pessoal 2010-2017