Blog, Marketing Pessoal, Método Ponto Pessoal

A Consultoria de Imagem e o Marketing Pessoal

Escrito por no dia 22/06/2018

“A Consultoria de Imagem chegou ao Brasil há duas décadas, mas apenas nos últimos anos vem ganhando destaque na mídia, porque no mundo atual a aparência exerce grande influência. A Consultoria de imagem e estilo consiste em criar a imagem que você quer projetar de acordo com quem você realmente é, de dentro para fora. Hoje em dia todos podem usar a Imagem pessoal a seu favor, sejam empresários, celebridades ou pessoas de todas as profissões”, opinião de Lilian Jordão, uma das especialistas no Método Ponto Pessoal e que com outros alunos escreveram comigo um belo texto sobre a Consultoria de Imagem e o Marketing Pessoal como estratégias para nos posicionarmos no mercado em que estamos.

 

O futuro da Consultoria de Imagem e Marketing Pessoal é uma tendência anunciada!

Nesta trajetória, em que equilibro carreira e imagem como pilares para nossa comunicação com o mercado, muito conversei com excelentes profissionais que me ensinam até hoje que a carreira é um caminho a ser seguido por todos até o fim de nossas vidas. Com o dinamismo atual que encontramos no mundo em todas as profissões, a carreira sofrerá alterações diversas ao longo dessa jornada. Podemos ter nos formado em Administração, por exemplo, e seguirmos sendo profissionais que nem ao menos sabemos o nome hoje, ao escrever este texto, porque novas profissões estão a surgir a cada ano.

“Sinal de que o universo e a sociedade estão em mudança”

Em alguns estudos, como os trazidos pelo site TrendWatching, um observatório de tendências para o comércio, já conseguimos antever algumas dessas mudanças nos próximos anos (começando por 2017), como a busca pelo eu essencial.

Como pessoas, buscamos identificar quem somos, talvez pelo volume de informações que são bombardeadas todos os dias e por nos sentirmos, em alguns momentos, perdidos no meio de todas elas. Assim, novas possibilidades se abrem para experiências únicas que contribuam nesta afirmação do novo eu.

Cada vez mais, vamos querer evidenciar nossos gostos, objetivos, contatos, projetos e autenticidade, pois estamos a saber, com o mundo dos influencers, que o mercado consumidor busca pela verdade encontrada quando somos verdadeiros. É uma tendência que temos que ter cuidado para não seguirmos carentes, pois queremos nos afirmar “poderosos” e não que estamos perdidos.

 

O problema está em encontrar esta verdade ou como mostrá-la para o mercado.

 

O reconhecimento da humildade é com certeza o primeiro passo para esse encontro, porque sozinhos podemos encontrar certa parte, não ela por inteira.

Assim, os novos profissionais voltados ao ser humano e que já identificam com um olhar externo aos que buscam pelo eu essencial, surgem com ainda mais considerações e responsabilidades de que o futuro do nosso convívio em sociedade e alcance de resultados depende dos novos serviços como o Marketing Pessoal e a Consultoria de Imagem.

Por isso, em conjunto, unimos alguns que estão atualmente se especializando em Marketing Pessoal comigo para explicar o que é a Consultoria de Imagem e para onde ela tem tomado sentido.

 

A explicação do que é o Marketing Pessoal você pode ter no texto “Marketing Pessoal não é para todos”, clique AQUI

 

Nossa intenção é fazer com que você encontre profissionais altamente capacitados para lhe ajudar na busca do eu essencial, evidenciado nesta matéria.

Você vai entender todo o processo que os Consultores de Imagem e Marketing Pessoal se envolvem, todo profissionalismo que está diante dessa profissão, todo cuidado, atenção e respeito pelo cliente.

A Consultoria de Imagem faz parte da sua estratégia de Marketing Pessoal e é para todos que querem se destacar, em um processo ímpar de autoconhecimento e visibilidade do eu interior.

 

E você, depois de tantos significados, o que nos diz que a Consultoria de Imagem é capaz de proporcionar?

 

Segundo a Consultora de Imagem de Arapongas, Thálita Coelli, a própria profissão da consultoria de imagem e marketing pessoal é uma tendência futura. Cada vez mais as pessoas vão sentir a necessidade de se conhecerem e de se posicionarem. Cada vez mais esse profissional vai ser inevitável na vida das pessoas, fazendo com que cresça o número de especialistas no assunto. O atendimento online também será uma grande tendência para atingir pessoas que moram em pequenas cidades e que não têm acesso de forma presencial à consultores formados.

Na visão do outro lado do Atlântico, em Portugal, com a Consultora de Imagem e Marketing Pessoal Sónia Paiva, denota-se uma maior acuidade na forma de vestir e apresentar nos vários eventos sociais, mas indubitavelmente existe um longo caminho a percorrer. Ainda existem homens e mulheres que se vestem, no seu dia a dia, da mesma maneira e não têm qualquer preocupação com a sua imagem, talvez porque não estão motivados e não mostram qualquer empenho na mudança da mesma.

O recurso ao serviço de consultoria de imagem é considerado por muita gente como um serviço de luxo, perfeitamente dispensável e que pode ser banalmente suprido pelo aconselhamento dos lojistas, sem desprimor destes. As mulheres e alguns homens, graças às redes sociais, revistas e aos blogues, começam a arriscar mais e a preocupação com a imagem é uma constante, em querer estar na moda e acompanhar as tendências.

Tudo passa por uma mudança de mentalidades e com o crescimento do mercado surgirão cada vez mais escolas de formação na área de consultoria de imagem, que desmistificará a ideia de que o recurso aos serviços de consultoria de

imagem seja um produto de luxo e que contribuirá para melhorar o estilo e a autoestima de todos.

 

A Transparência na Imagem Pessoal

 

Num mundo dinâmico que vivemos e com o sentimento priorizado sobre ética e responsabilidade, onde os olhares se voltam em busca do que é verdadeiro e real, não há mais espaço para criar ou manter um personagem sobre nós. Estamos a todo minuto, através da nossa imagem, emitindo uma mensagem a nosso respeito. Ter uma imagem alinhada aos nossos valores e quem realmente somos, é a maneira mais rápida e eficaz para expressar nossas competências com clareza, credibilidade e coerência.

Mais que uma simples tendência, a transparência na nossa imagem já se tornou condição para se destacar profissionalmente, bem como aprimorar as relações tanto profissionais como pessoais. E o meu trabalho como consultora de imagem, traz Lilian Checchia, é justamente este, decodificar cada cliente, seus valores, anseios e objetivos, para torná-los visível na sua imagem, não apenas nas suas roupas, cuidados pessoais e comportamento, mas sim assessorando-os no conjunto de todos estes elementos e acrescentando atitude e personalidade, auxiliando o cliente a expressar suas melhores qualidades com segurança e conforto, de uma maneira que realmente imprima sua marca pessoal sem gerar dúvidas a seu respeito.

 

A tendência é você ser A Consultora!

 

Quantas vezes já ouvimos ou até mesmo já falamos: time que está ganhando não se mexe? Será? Apostar em mercados conhecidos nos dá certas garantias, e arriscar em um novo? É ousar demais? Dá certo? Vale a pena? No ramo da consultoria de imagem e estilo não é diferente dos outros nichos de mercados, assim como nas cartelas de cores, temos um leque de opções, mas identificar uma nova tendência de mercado requer pesquisa, análise, muito estudo e planejamento, não é da noite para dia que surge uma ideia precursora e lucrativa.

A sustentabilidade, por exemplo, não surgiu por acaso como uma tendência de mercado, o consumo exagerado por roupas e um trabalho escravo por trás, gerou um movimento para um consumo consciente em todo mundo.

E a Consultora de Imagem e Estilo, nos dias atuais, auxilia os clientes a importância de refletir antes de adquirir uma nova peça, de não ficar preso à moda, estimulando a trocar, a customização, e voltar com as peças para o uso.

O mundo está mudando e o jeito de se trabalhar e se comportar também, estar atento ao gosto, as necessidades e na visibilidade dos clientes, aponta o diferencial da Consultora de Imagem e Estilo e as pessoas buscam no mercado

profissionais que oferecem trabalhos personalizados com resultados rápidos, eficazes e às vezes impactantes para elas ou para as empresas. Essa é uma tendência. Não ser mais uma consultora e sim “A consultora”.

 

Já pensou nisso? Seja tendência!

 

Para você que quer se especializar, conheça o Método Ponto Pessoal AQUI – primeiro curso de especialização em Marketing Pessoal online no Brasil e Portugal com um ano de duração, clientes reais, divulgação do seu trabalho e possibilidades de já fechar clientes reais.

 

 

Permaneça sempre conectado com o melhor de você mesmo!

 

Conheça também:

Banner-Adriano-Tadeu-Barbosa-Teste-de-Estilo-960x280

 


SOBRE O COLUNISTA

  • Linkedin
  • Facebook

Fundador e CEO da Ponto Pessoal, primeiro portal, revista e escola digital do Brasil e Portugal especializados em Marketing Pessoal. Especialista em marketing Pessoal desde 2006, professor, palestrante internacional, carreira pautada em consultorias, aulas, supervisão de cursos e criação de conteúdos desde 2006, tendo criado e supervisionado cursos de marketing, empreendedorismo e mercado de luxo, pelo Centro Europeu e ISAE/FGV em Curitiba e Paris, capital francesa, onde se especializou em Mercado de Luxo no ISAE Brasil e ISC Paris. Hoje também é Embaixador da marca Exaixo e do Portal Topview do grupo RIC Record PR no sul do Brasil, onde apresenta seu programa semanal na TV TV.
Currículo completo em www.adrianotadeubarbosa.com | Contato: adriano@pontopessoal.com.br

Criado com Area de Membros WP