Blog, Empreendedorismo, Lifestyle, Método Ponto Pessoal

3 passos para ter consciência das suas finanças

Escrito por no dia 06/08/2018

Sorry, parece pretensão começar o artigo com uma citação famosa do filme Titanic, mas é exatamente assim que eu me sinto após 3 (três) meses de imersão na área de finanças: I’m the queen of the world!

Sou advogada, especialista em marketing pessoal e gestão legal. Tenho no meu currículo uma série de outros cursos e interesses. Mas todos eles, sem exceção, ligados à área de ciências humanas. Sempre utilizei uma frase antológica do meio jurídico: “Odeio números, por isto fiz direito”.

E assim caminhei durante boa parte da minha vida. Até que este ano, em uma palestra do Gustavo Cerbasi, http://www.gustavocerbasi.com.br/ durante o evento da Trakto Marketing Show, me peguei fascinada com a mágica dos números, e voilà, como uma epifania, percebi que os números, a matemática, o planejamento financeiro fazem parte do nosso dia a dia, e negar este fato nos torna muito suscetíveis a uma série de armadilhas em nossa vida pessoal e profissional. Logo eu que sempre digo que somos os protagonistas da nossa vida ia continuar a “deixar a vida me levar” no que dizia respeito as minhas finanças, por estar com um mindset equivocado? Jamais!

Com isto em mente mergulhei no universo financeiro da seguinte forma:

Passo nº 1

Aproveitando o embalo, desenterrei da minha biblioteca um livro que ganhei de aniversário de um amigo em 2009 “ Os Segredos da Mente Milionária” de T. Harv Eker.


Imagem: Editora Saraiva

Sim, os meus amigos perceberam antes de mim que eu precisava, já em 2009, cuidar melhor da minha vida financeira. E este livro (que eu só fui ler 9 anos depois) foi a peça fundamental na construção dos outros passos da minha educação financeira, porque ele trabalha de dentro para fora a nossa relação com o dinheiro. Ele auxilia que você entenda como mudar hábitos enraizados em cada um de nós, que nos impede de irmos além, de sermos ricos!

Trago aqui alguns questionamentos importantes, mas recomendo veementemente a leitura integral do livro: “Você precisa ser remunerado pelos resultados que entrega, não pelas horas trabalhadas”, “Se você quiser mudar os frutos, primeiro tem que trocar as raízes – quando deseja alterar o que está visível, antes deve modificar o que está invisível.” Enfim, consegui substituir minha mentalidade destrutiva (que eu nem sabia que tinha) por “arquivos de riqueza”.

Passo nº 2

Adquiri o livro do Guru e mega gente boa, Gustavo Cerbasi: “Empreendedores Inteligentes Enriquecem Mais” (um investimento, não uma despesa) para compreender a melhor forma de administrar as finanças do meu próprio negócio, de empreender como uma forma de investimento e até mesmo adotar um modelo de gestão. E que fique claro, vale para quem tem um negócio ou até ainda abrirá um negócio. Mas para quem deseja começar pelo básico, ele tem diversos livros que tratam desde economia pessoal até o tema da aposentadoria. Vale muitíssimo a pena estudar com calma o trabalho dele: Casais inteligentes enriquecem juntos; Como organizar sua vida financeira; Adeus Aposentadoria!


Imagem: Google

Passo nº 3

Descobri Nathalia Arcuri! E com ela descobri definitivamente um mundo novo. Para quem nunca ouviu falar dela, depois de ler este artigo, vá até o canal dela do Youtube “Me Poupe!”, ou no seu site http://mepoupenaweb.uol.com.br e faça uma maratona de seus vídeos. Nathi é vida!

De uma maneira informal e descontraída ela te ensina a ter metas financeiras, a investir no Tesouro Direto, a economizar, a saber mais sobre taxa SELIC, juros compostos, te faz pensar e colocar na ponta do lápis se vale a pena ter um carro ou usar um Uber, dentre outras mil coisas do nosso dia a dia e que nem sempre prestamos atenção. E com um bônus: muito, mas muito bom humor e sendo ela mesma um exemplo de tudo aquilo que explica.

Enfim, depois de investir tanto tempo e dinheiro com cursos totalmente direcionados para minha área de atuação, nos últimos 3 (três) meses me concentrei em cuidar da minha vida financeira de forma profissional. Nestes três meses posso afirmar a vocês que anoto todos os dias todas as minhas despesas (sem exceção). Tenho planilha mensal de todos os meus gastos, peço desconto em todo e qualquer lugar que vou, sei o valor da minha hora trabalhada e quando penso em adquirir algo faço a conta de quanto tempo de trabalho aquele “mimo” irá me custar.

Estou investindo no Tesouro Direto http://www.tesouro.gov.br (sim, tem sobrado dinheiro para investir). Tenho meu PDD (poço dos desejos) com todos, todos os meus desejos. Tenho metas com base em meus desejos, de curtíssimo prazo (03 meses), curto prazo (até 01 ano), médio prazo (até 05 anos) e longo prazo (acima de 10 anos), usando para cada uma das minhas metas a seguinte frase: “Preciso de (valor), até (data) para (o que é) porque (motivo).”

Continuo de humanas? Totalmente! Mas me tornei amiga da calculadora, passei a prestar mais atenção ao que consumo (aqueles R$5,00 do cafezinho todos os dias pode fazer diferença no final do mês), a avaliar minhas necessidades e desejos, a administrar melhor o meu dinheiro e a ser mais feliz.

Sei que se conselho fosse tão bom não seria de graça, mas se você não é parente do Donald Trump, do Mark Zuckerberg ou do Neymar, recomendo que você passe sim a entender melhor sobre finanças pessoais para ter um protagonismo real da sua vida!

 

Saiba mais sobre Ana Paola Almeida, embaixadora da Ponto Pessoal em Maceió/AL

O QUE É MARKETING PESSOAL Para @anapaolaalmeida , nossa especialista e embaixadora em Maceió/AL, são 4 tópicos que juntos atingem os resultados que buscamos. O autoconhecimento, diário, nos traz motivos para melhorar cada dia mais; A liberdade que se tem ao fazer o que se gosta é outro impulsionador quando comunicamos nossos diferenciais; que faz com que nosso posicionamento seja efetivado, que é a lembrança das pessoas no que você faz quando pensam em você e sentem a necessidade do que você oferece; e por fim, as estratégias que conseguem desenhar quando se concentra em #marketingpessoal , muitas vezes esquecidos ou deixados de lado por muitos. . Teremos mais! Cada um do nosso time trará um significado sobre o que é o #marketingpessoal em dias que saber se expor se torna mais estratégico para quem busca mais resultados e destaque nos mercados que escolhem atuar. . Continue a nos acompanhar e receba orientações para o seu marketing pessoal 👉🏻 links em nosso perfil 🥇 . Afinal, trabalhamos com pessoas bem-sucedidas que queriam se maximizar. Você é uma delas 😉 . Presença no 🇧🇷 e 🇵🇹 . #pontopessoal #personalbranding #consultoriadeimagem #brasil #portugal #coaching #maceio #alagoas #autoconhecimento #estrategia #posicionamento #marketing

A post shared by Marketing Pessoal (@pontopessoal) on

 

Conheça também:

Banner-Adriano-Tadeu-Barbosa-Teste-de-Estilo-960x280

 


SOBRE O COLUNISTA

Ana Paola Almeida

  • Linkedin
  • Facebook

Colunista independente Ponto Pessoal, consultora em Marketing Jurídico, Coach e Personal Brander. Sou graduada em Direito pela UFMG e possuo certificação em Personal & Professional Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching (certificação reconhecida por Behavioral Coaching Institute (BCI) e Internacional Coaching Concil). Atuo com consultoria em escritórios jurídicos de todo o Brasil desde 2010, auxiliando os escritórios a se profissionalizarem. Sou bailaria clássica e apaixonada pela Palavra e pelo ser humano. Atualmente, me especializo em Marketing Pessoal com Adriano Tadeu Barbosa.

Criado com Area de Membros WP