Blog, Marketing Pessoal

2016: O ano do Conjunto

Escrito por no dia 18/01/2016

Você faz alguma coisa sozinho? Em se tratando de negócios, não.

Saindo de um ano um tanto quanto difícil para a maioria de nós, com recessão, crise política, falta de negócios – diria ideias, muito, mas muito medo, o que podemos esperar em 2016?

Ainda no ano passado conversei com muitas pessoas, um tanto quanto pude, e de diferentes cidades/estados, pelos meios físicos e digitais, pois como sabem, investi ainda mais nesta área para que possamos estar mais juntos e em diferentes locais ao mesmo tempo que não somente aqui, em Curitiba/PR. E, sem outras respostas, vi que aqueles que conseguiram resultados diferentes que os que não cresceram, diversificaram e evoluíram, fizeram algo em comum: se uniram!

Networking_

Há algum tempo, eu venho dizendo que concorrência não existe, ainda mais se falando de marketing pessoal, onde cada um é um e todos somos mais. Aqueles que entenderam essa afirmação se uniram por ela, intensificaram os resultados, dividiram os custos e diversificaram as operações, consequente, conseguiram, já ainda no ano passado, maior destaque e uma solução, que para mim é a resposta neste ano: o Conjunto.

Se temos a máxima que não fazemos nada sozinhos e que juntos com certeza vamos mais longe, e que nas respostas do ano passado e nos principais exemplos que conhecemos, o conjunto fez e faz a diferença, porque não investimos mais nesse item e mudamos nossos resultados?

Se acredita ou não em numerologia, independente de sua fé ou credo, se para você as energias existem ou não, dos guias espirituais e das pessoas que tenho ouvido falar sobre perspectivas em 2016, se não 100%, 99% deles ressaltam a importância de nos unirmos com pessoas do bem e que queiram crescer junto.

Assim, o foco de hoje (e do ano todo) é passar para você alguns itens, fáceis de serem cumpridos, para que comece agora mesmo a colocar em prática o conjunto que comento neste texto e o posicionamento da sua marca pessoal para conquistas de novos e mais valorosos resultados.

O que posso fazer já?

  • Comece por enumerar algumas pessoas que você tem confiança e admiração. Puxe uma folha de papel mesmo ou no bloco de notas do seu celular. Independe se elas são da sua cidade ou fora dela, o importante é que você vê possibilidades nestas conexões.
  • Enumerou? Quantas conseguiu? 7? 23?
    • Bom, não busque números, o importante é que você teve uma ideia de como anda sua rede de relacionamento.
    • Agora, comece por uma delas e entre em contato. O ideal é uma ligação para ver como ela está, para buscar se atualizar, mas se vai lhe dar muito trabalho (não deveria!), mande um WhatsAPP, LinkedIn e se não tiver nenhum dos dois, um Facebook mesmo, mas inbox, por favor.

O que falar?

  • Se é uma pessoa da sua rede de contato e que você admira, com certeza você sabe de alguma novidade pelas redes sociais dela, o que ela postou recentemente… pode ser aí um gancho para um bate-papo. Sempre demonstre interesse por ela, pergunte, puxe algo que viveram do passado, mas seja sempre sincero com você mesmo e depois com ela, pois se não, ela com certeza entenderá errado seu contato aleatoriamente e se distanciará.
  • Ao demonstrar esse interesse não espere nada em troca, simplesmente faça e sinta se dará um segundo passou ou não.

Qual o segundo passo?

  • Marque um café, almoço, jantar, tênis, seja lá o que vocês gostam e têm em comum (se for de outra cidade, analise se vale a pena uma viagem ou marque um Skype, Facetime, Hangout). Retome o contato, estique o bate-papo, e em algum momento você saberá se ela está interessada em seu 2016 ou se só você está interessado no dela. Como? OUÇA! Muito! Espere que ela pergunte e caso não perguntar, agradeça, deseje um ótimo ano e parta para a próxima.

Afinal, networking deve ser duplo, os dois devem ganhar, e não somente uma das partes. Esse recado é tanto seu quanto do seu contato, ok?

 

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Agora, que tal fazer um contato desses por semana? Isso, de uma forma bem simples você tem a chance de vários contatos no ano e de conseguir dar atenção para todos eles.

Mas com que finalidade tudo isso?

Com a intenção de crescerem e evoluirem juntos, de seguirem com novos projetos, da possibilidade de dividirem custos, de serem companhia em eventos sociais e profissionais, de realizarem mais e melhor.

E não esqueça de conhecer mais gente, diferente, de outras áreas…

Além de se ligar novamente aos contatos que já possui, busque novidades, encaminhe seu interesse de participar de eventos gratuitos e pagos em sua região para conhecer mais pessoas, aprender mais, receber bons conteúdos, evoluir em conjunto. Nestes eventos nunca panflete seu cartão de visitas, mas sim distribua ele somente para pessoas realmente interessantes e que poderão ter mais conexão e afinidade com você nos negócios. A máxima em eventos e networking é qualidade, sempre.

Alguns locais que você pode conhecer mais pessoas são escritórios de coworking, cafés com negócios, eventos de empreendedorismo, recursos humanos, encontros de networking, de câmaras de comércio, indústria e associações. Procure por essas palavras no seu buscador e acrescente a sua cidade, que com certeza aparecerão alguns resultados. Avalie os melhores e participe, ao menos um por mês.

 

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Um último recado e muito importante

Lembra que no começo eu falei que ano passado eu investi muito no meio digital? Pois é, continuarei e peço que você também invista. Procure por ótimos conteúdos, referências, novidades. Busque aprender com pessoas do bem que conseguem por meio de vídeos, textos e informações, repassarem seus conhecimentos. Além do conjunto, este será um ano dos vídeos!

Se você consegue produzir e compartilhar o que sabe, invista em vídeos, se não é seu caso, invista seu tempo em assistir os melhores vídeos que encontrar no Youtube.

O meu é www.youtube.com/adrianotadeubarbosa e o da Ponto Pessoal é www.youtube.com/pontopessoalmkt

 

Teremos ainda mais novidades por lá, produzidas por pessoas que pensam como nós e que acreditam que este ano é o ano do Conjunto e que temos que nos unirmos para criamos um novo Brasil, com empreendedores e profissionais de destaque. Vem conosco!

 

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SOBRE O COLUNISTA

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Fundador e Publisher na Ponto Pessoal – primeiro Portal, Revista digital e Escola sobre Mkt Pessoal do país, no ar desde 2010, Palestrante em Marketing Pessoal e Mercado de Luxo. 11 anos em 2017 com experiência em Marketing Pessoal. Carreira pautada em consultorias, aulas, supervisão de cursos e criação de conteúdos desde 2006, referência em todo país e com experiência internacional, tendo criado e supervisionado cursos de marketing, empreendedorismo e mercado de luxo, pelo Centro Europeu e ISAE/FGV em Curitiba e Paris, capital francesa. Colunista convidado na Revista Terapia do Luxo.
Currículo completo em www.adrianotadeubarbosa.com | Contato: adriano@pontopessoal.com.br

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