Blog, Empreendedorismo

12 dicas para empreendedores

Escrito por no dia 24/09/2014

Brad Feld, investidor saído do MIT em 1987, traz doze dicas para quem quer empreender:

Lemonade

1) Seja o melhor – ninguém será como você na empresa que você criou. não crie expectativas.

2) Seja silencioso, seja mortal – ouça mais do que fale, mas quando falar, ataque com toda razão, baseada em dados e fatos;

3) Sua empresa é sua paixão – viva como um caso arrebatador

4) Ignore os pessimistas – e deixe de lado aqueles que dividam de seu projeto. Se você tem estudos que comprovam o caminho que está seguindo, siga!

5) Não crie equipes muito cedo – Tente colocar o projeto sem grandes investimentos em pessoal. Aprenda tudo que tiver que aprender e vá contratando aos poucos e repassando o que sabe;

6) Tenha obsessão pelo produto – Seu foco é 100% no produto. Aprimore ele sempre que puder, faça testes, e somente depois invista fortemente em marketing e comunicação.

7) Aprenda e programar – Hoje é fundamental que saibamos a linguagem das máquinas, até mesmo para falarmos com nossos programadores. Se é assim quando vamos ao médico, por que não pode ser assim quando tratamos dos nossos negócios?

8) Não “ouça” problemas, “leia” problemas – Longas reuniões para expor problemas são um erro. Você logo vai esquecer parte do que ouviu. Problemas devem ser anunciados por escrito, para que você possa lê-los quantas vezes forem necessárias até chegar o caminho das soluções.

9) Não seja um “velho patrão”, seja um CEO 360º – Levante sua bunda muitas vezes da cadeira, quanto mais melhor. Converse com todos e fale de tudo. Ficar em uma sala o dia todo assinando papéis é coisa do passado.

10) O que é queimar? – Faça com que sua empresa arda em chamas pelo seu empenho e dedicação. Motive seus funcionários.

11) Cuidado com os investidores – Investidores anjos não são anjos investidores. O momento de entrada de capital pode ser o fim. Analise muito bem todas as propostas.

12) Qual o seu foco principal? – Não tenha dúvida sobre o que priorizar em gestão, organização ou resultados. Foque sempre em resultados, porque se eles acontecem, o demais está em ordem.

Sucesso!


SOBRE O COLUNISTA

  • Linkedin
  • Facebook

Fundador e Publisher na Ponto Pessoal – primeiro Portal, Revista digital e Escola sobre Mkt Pessoal do país, no ar desde 2010, Palestrante em Marketing Pessoal e Mercado de Luxo. 11 anos em 2017 com experiência em Marketing Pessoal. Carreira pautada em consultorias, aulas, supervisão de cursos e criação de conteúdos desde 2006, referência em todo país e com experiência internacional, tendo criado e supervisionado cursos de marketing, empreendedorismo e mercado de luxo, pelo Centro Europeu e ISAE/FGV em Curitiba e Paris, capital francesa. Colunista convidado na Revista Terapia do Luxo.
Currículo completo em www.adrianotadeubarbosa.com | Contato: adriano@pontopessoal.com.br

Criado com Area de Membros WP